Adelaide Chiozzo

Perfil

Adelaide Chiozzo é uma atriz, cantora e acordeonista, nascida em São Paulo no ano de 1931. Adelaide já participou de vinte e três filmes da Atlântida Cinematográfica, uma famosa companhia de cinema brasileira fundada em 1941. Também atuou como cantora na Radio Nacional por 27 anos. Seu maior sucesso é a música “Beijinho Doce”, que teve seu sucesso relembrado através da novela “A Favorita” da Rede Globo. A artista já se apresentou em diversas cidades brasileiras com seu acordeón, sempre na companhia de seu esposo, o violonista Carlos Matos.

Carreira

Seu espetáculo “Cada Um Tem o Acordeón Que Merece” foi um grande sucesso e acabou sendo considerado pela crítica da época como o melhor espetáculo de 1975. Na TV, Adelaide Chiozzo participou de três novelas, sendo elas: “Feijão Maravilha” da Rede Globo em 1979, com o papel de Leonor, “Deus nos Acuda” de 1992, da mesma emissora com a personagem Jucelina. E depois de tantos anos sem aparecer nas telinhas, ela volta à TV na novela “Uma Rosa com Amor” do SBT em 2010, com a personagem Genoveva.

Atriz

A Carreira Musical

A carreira musical de Adelaide Chiozzo começou quando ela ainda menina ficava tocando acordeón e cantando na fábrica de móveis de seu pai, até que um caça talentos a ouviu e a levou para participar de um programa para calouros. No programa, Adelaide fez um grande sucesso ao tocar seu acordeón imitando um famoso sanfoneiro da época, Pedro Raimundo. Durante três meses formou dupla com seu irmão Afonso, e ficaram conhecidos como a dupla “Irmãos Chiozzo”, mas com o casamento de Afonso a dupla se desfez. Adelaide começa a se apresentar na Radio Nacional, fazendo parte de um conjunto de Dante Santoro. Sua vida sempre foi tão ligada a musica que em 1951, ela acaba se casando com o músico Carlos Matos. Os grandes sucessos da carreira musical de Adelaide Chiozzo são: “Beijinho Doce”, “Tempo de Criança” e “Pedalando”.

Adelaide Chiozzo

Trabalho na TV e Cinema

A estreia de Adelaide Chiozzo no cinema aconteceu em 1946 com um filme produzido pela Atlântida intitulado como: “Segura Esta Mulher”. Depois desse, a artista também participou de “Garotas e Samba” e “É Fogo na Roupa”. Participou de diversos filmes cantando junto com Eliana Macedo, sucessos como: “Vem Cá Sabiá”, “Encosta Sua Cabecinha”, entre outros. Adelaide foi eleita “A Namoradinha do Brasil”, em um concurso feito pela Revista do Rádio, os eleitores da revista votaram nela em sua grande maioria. Por esse motivo, o título pertence a ela até os dias de hoje, já que nenhum novo concurso foi realizado. Em 1979 Adelaide foi convidada para estrear na TV, na novela “Feijão Maravilha” na Rede Globo. Em 2006 participou do programa “Rei Majestade” do SBT, onde pode relembrar seus grandes sucessos.

Por Heloisa Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrizes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *