Atriz Erika Januza

Uma das atrizes da nova geração da Rede Globo que vem chamando a atenção é Erika Januza que apareceu pela primeira vez na série Suburbia, como a protagonista e depois já foi para uma novela das 21h, “Em Família”. Porém, o caminho percorrido pela jovem que mostrou que além de beleza tem muito talento não foi fácil.

Depois de momentos em que passou dias só chorando, Erika, finalmente conseguiu o que tanto queria, se tornar um dos novos rostos de sucesso da TV. A seguir você vai poder saber mais sobre a carreira da atriz que ainda promete muitos personagens marcantes.

Erika Januza em Suburbia

Erika gosta de dizer que um telefonema mudou completamente a sua vida, a ligação em questão foi a do produtor de elenco da Rede Globo em que ela foi informada de que seria nada menos que a protagonista da série Suburbia. A série foi ao ar em 2012 e despertou uma grande curiosidade das pessoas em relação a quem era aquela atriz.

Nessa época Erika estava desanimada com a carreira que parecia não estar caminhando bem. No dia em que recebeu essa ligação ela correu para abraçar a sua mãe que sempre lhe deu muita força para seguir na carreira artística. A mãe esteve sempre ao lado da atriz em especial nos momentos mais difíceis.

Preconceito – Uma Porta Fechada

A grande dificuldade pela qual Erika Januza passou para chegar ao sucesso como atriz foi o preconceito. Depois de ser barrada muitas vezes por ser negra a atriz passou a ter autoestima baixa e muita insegurança. Uma situação em sua carreira que a marcou foi num concurso de beleza em que ficou em segundo lugar.

Quando a colocação foi anunciada Erika ouviu insultos da avó de outra participante dizendo que ela era horrorosa e não merecia aquela colocação. A neta da senhora havia ficado abaixo de Erika no concurso, mas ela em nenhum momento falou nada para as demais participantes, nem para a primeira colocada.

Nesse concurso Januza era a única participante negra e sabia que para muitos jurados era a preferida para vencer, entretanto, também havia sido alertada de como eram as coisas, dificilmente uma mulher negra venceria um concurso desses. Apesar dos motivos para desanimar nesse momento Erika manteve o otimismo pensando que sua hora iria chegar.

Seleção Para Suburbia

Depois de passar por esse constrangimento Erika participou da seletiva para a série Suburbia em que enfrentou mais de 2 mil candidatas para o papel. O processo de escolha da atriz não foi nada fácil, ela se esforçou, estudou e até aceitou cortar as longas madeixas ainda durante os testes sem a confirmação de que seria mesmo a protagonista.

Quando finalmente conseguiu Erika caiu no choro, mas dessa vez de alegria. A emoção sentida ao entrar no Projac foi especial porque dois anos antes de ser contratada como funcionária havia sido expulsa do local quando tentava tirar uma foto.

Saudades do Pai

Uma das perdas mais significativas para a atriz foi a do pai, quando tinha 20 anos, muito antes do sucesso. Erika gostaria que ele tivesse visto a sua chegada ao sucesso, uma vez uma pequena foto da atriz saiu num jornal e o pai orgulhoso recortou e guardou na carteira.

Nascida na cidade de Contagem, em Minas Gerais, a atriz busca não se deslumbrar com a carreira e o sucesso, pois não quer perder os pés no chão. Sobre isso ela já declarou em entrevista: “Não vou me deslumbrar de jeito nenhum. Eu mudei só de profissão, porque sou a mesma pessoa. Não tenho ilusão de nada, não acho que sou melhor que ninguém”.

Mudanças de Vida

A vida de Erika Januza mudou e muito desde que ela despontou como a sensual Suburbia. Para seguir a carreira foi necessário se mudar de Contagem para o Rio de Janeiro além de passar a ver diariamente atores que antes eram os seus ídolos. Outra mudança interessante é que a atriz de “Em Família” irá para o teatro para viver a atriz e cantora Zezé Motta.

Além do trabalho Erika deseja para o seu futuro um casamento e muitos filhos. Ela que prefere namoros longos já teve uma grande decepção amorosa o que pode atrapalhar na hora de paquerar e encontrar um novo dono para o seu coração. Com o grande sofrimento pelo qual passou Erika aprendeu a ter mais paciência com as coisas do coração.

Enquanto estava no ar na trama das 21h de Manoel Carlos a atriz estava se recuperando de uma grande decepção que diz estar deixando para trás. A atriz desmente a notícia de que ela teria vivido um romance com Luiz Fernando Carvalho, o diretor de Suburbia que foi responsável pela sua descoberta.

Alice

Claro que o papel de Suburbia, uma jovem pobre que foge de um regime de escravidão para ganhar a vida como dançarina no subúrbio, é um papel muito marcante, mas a personagem Alice de “Em Família” também merece destaque. Na trama da novela das 21h Erika vivia uma garota universitária que é obcecada em descobrir a identidade do seu pai.

Um dia a jovem escuta sua mãe Neidinha (Elina de Souza/Jéssica Barbosa) relembrando que ficou grávida ao ser estuprada por três homens dentro de uma van e então a obsessão de Alice se direciona para descobrir quem é o seu pai para puni-lo assim como aos outros homens. Erika comentou na época em que foi confirmada no elenco que ficou muito comovida com essa história.

Volta da Autoestima

Se naquele concurso de beleza, citado no começo, Erika Januza foi ofendida e desmerecida por ser negra, hoje a atriz é considerada uma das mais bonitas da nova geração. Uma confirmação do sucesso da beleza da atriz foi o ensaio que ela fez, nua, para a revisa VIP.

Sobre esse momento de volta por cima a atriz comentou “No início, quando eu participava de concursos de beleza, ouvia vários comentários maldosos por eu ser negra. Hoje fico feliz quando mulheres negras chegam para mim e dizem: ‘Representa a gente aí, mulher!’”.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrizes

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • bacana muito legal boa sorte sempre

    lidian 20 de abril de 2015 1:05

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *