Whoopi Goldberg

Atriz, comediante e apresentadora, Whoopi Goldberg nasceu em 13 de Novembro de 1955, em Nova Iorque. Em 1983, ela estrelou uma peça de teatro bastante popular e em 1985 ganhou um Grammy por sua performance em esquetes gravadas em um show de humor. No mesmo ano, o sucesso da atriz em “A Cor Púrpura” fez com que ela atingisse um novo patamar na carreira. Desde então, ela já apareceu em mais de 80 filmes e produções televisivas.

Saiba mais sobre a vida e a carreira da atriz Whoopi Goldberg.

Infância de Whoopi Goldberg

Atriz famosa, comediante, apresentadora de televisão e defensora dos direitos humanos, seu nome de batismo é Caryn Elaine Johnson. Ela e seu irmão mais novo, Clyde, foram criados por sua mãe, Emma, ​​em um conjunto habitacional no bairro Chelsea, em Manhattan.

O pai da atriz abandonou a família, e sua mãe teve inúmeros empregos para sustentar os filhos. Whoopi decidiu abandonar seu nome de batismo quando percebeu que ele era muito sério. Ela afirma que o sobrenome Goldberg é vem de antepassados de sua família..

Com seus dreadlocks como marca registrada, um sorriso travesso e muito humor, Whoopi é mais conhecida por seus papéis cômicos e dramáticos, e também por ser uma das primeiras atrizes negras a fazer parte da indústria cinematográfica de Hollywood. Sem saber, ela sofria de dislexia, o que afetou seus estudos e fez com que ela abandonasse a escola aos 17 anos de idade.

Início da Carreira de Whoopi Goldberg

Em 1974, a atriz se mudou para a Califórnia e viveu pelos próximos sete anos no estado, dividindo-se pelas cidades de Los Angeles, San Diego e São Francisco. Em um período durante este tempo, ela trabalhou como esteticista em um necrotério, enquanto batalhava por uma carreira no show business. Durante a sua estadia em San Francisco, Whoopie Goldberg ganhou um prêmio, Bay Area Theatre Award, por sua interpretação da comediante Moms Mabley em um show.

Pouco depois de receber o prêmio, ela voltou para Nova York. Em 1983, ela estrelou o popular “The Spook Show”. O programa de comédia abordava a questão racial na América de uma forma única. Entre os personagens de maior sucesso que ela representou no programa estão: “Little Girl”, uma criança afro-americana obcecada para ter cabelos loiros; e “Fontaine”, uma drogada.

Em 1984, o diretor Mike Nichols levou o “The Spook Show” para a Broadway, e em 1985, Whoopi ganhou um Grammy de Melhor Álbum de Comédia pela gravação de esquetes tiradas do show.

Ao mesmo tempo, ela começou a chamar a atenção dos bastidores de Hollywood. O diretor Steven Spielberg escolheu a atriz para interpretar o papel principal de sua produção “A Cor Púrpura” (adaptado do romance de Alice Walker), um filme que ganhou 10 Oscars e cinco indicações ao Globo de Ouro de 1985. Whoopi Goldberg recebeu uma indicação ao Oscar e ganhou seu primeiro Globo de Ouro de Melhor Atriz.

A Chegada do Sucesso

O sucesso de Whoopi com “A Cor Púrpura” atraiu a atenção da mídia. Desde 1985, ela já apareceu em mais de 80 filmes e produções televisivas. Alguns de seus trabalhos incluem a comédia de espionagem “Salve-me Quem Puder” (1986), dirigido por Penny Marshall; “Mercadores da Morte” (1987), co-estrelado por Sam Elliott; “Clara” (1988); “Homer e Eddie” (1989), co-estrelado por James Belushi; e o drama, “Uma História Americana” (1990), co-estrelado por Sissy Spacek.

Whoopi ganhou inúmeros prêmios por seu papel coadjuvante como Oda Mae Brown em “Ghost: Do Outro lado da Vida” (1990), incluindo um Oscar de melhor atriz. Ela foi a primeira mulher afro-Americana a ganhar o Oscar de melhor atriz coadjuvante em quase 50 anos, bem como apenas a segunda atriz afro-americana a ganhar um Oscar e seu um Globo de Ouro.

O filme, estrelado por Demi Moore e Patrick Swayze, era um dos favoritos do público. Nesse mesmo ano, a National Association for the Advancement of Colored People (Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor), nomeou Whoopi Goldberg como a Personalidade Negra do Ano, e ela também recebeu um prêmio específico para mulheres em um Festival de Cinema.

Em 1991, Whoopie Goldberg apareceu na comédia “Segredos de uma Novela” com um elenco de estrelas, com Sally Field, Kevin Kline, Elisabeth Shue, entre outros. Em seguida, ela interpretou a detetive Susan Avery em “O Jogador” (1992).

Também em 1992, ela estrelou o sucesso “Mudança de Hábito”, em que interpretou uma mulher condenada pela justiça que se disfarça de freira para fugir da polícia. O filme recebeu muitos prêmios, bem como outra indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz em Comédia para Whoopi. O surpreendente sucesso deste filme levou a produção de “Mudança de Hábito 2”.

Outras Facetas de Whoopi Goldberg

A atriz lançou seu próprio talk show de televisão, o “The Whoopi Goldberg Show”, em 1992. No programa ela entrevistava políticos e celebridades de Hollywood. O talk show teve 200 episódios e foi ao ar até 1993, quando foi cancelado devido a baixa audiência. Naquele ano, Whoopi também apareceu no filme “Feita por Encomenda” (1993), co-estrelado por seu então namorado, Ted Danson.

Em 1994, 1996 e 1999, ela recebeu Oscars, tornando-se a única mulher a ganhar prêmios em edições tão próximas. Desde 1986, ela tem também é a co-organizadora da Comic Relief, uma mostra anual de comediantes para arrecadar dinheiro para os desabrigados. Em 1998, ela passou a fazer parte do jogo de celebridades Hollywood Squares, pelo qual ela ganhou um prêmio Emmy por dois anos consecutivos.

Outros trabalhos de Whoopi Goldberg em filmes incluem “Nas Profundezas do Mar Sem Fim” (1999), estrelado por Michelle Pfeiffer, e Garota Interrompida (1999), co-estrelado por Winona Ryder e Angelina Jolie (que ganhou um Oscar Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel). Em 2004, ela voltou à Broadway para estrelar um show sobre ela. Em julho de 2006, ela estreou um programa de rádio, chamado “Wake Up With Whoopi”.

Vida Pessoal de Whoopi Goldberg

No início de 1970, Whoopi foi casada com o homem que tinha sido seu conselheiro na recuperação do vícios das drogas. O casal teve um filho, Alexandrea, e se separou em 1974. Ela foi casada com o cinegrafista David Claessen de 1986 a 1988. Em seguida, ela teve um romance com o ator Ted Danson.

Ela tem uma filha, Alexandrea Martin, duas netas, Amarah Skye e Jerzey, e um neto Mason. Além de ser uma artista completa, ela é Ph. D. em literatura pela Universidade de Nova York e tem um diploma honorário da Wilson College, em Chambersburg, na Pennsylvania.

A atriz Whoopi Goldberg que se chama Caryn Elaine Johnson nasceu em Nova York no dia treze do mês de novembro do ano de 1955, mas foi criada em Manhattan que é um bairro de Chelsea e é compositora, apresentadora, cantora e autora. Seu primeiro trabalho no cinema foi A Cor Púrpura interpretando Celie no ano de 1985, concorrendo ao Oscar de Melhor Atriz por essa interpretação e ganhou o Globo de Ouro. No ano de 1990 interpretou Oda Mae Brown o filme “Ghost – Do Outro Lado Da Vida” e arrasou e ganhou o segundo Globo de Ouro e também o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante.

A lista de interpretações de sucesso da atriz é extensa e com todo esse talento conseguiu conquistar seu espaço não somente no meio artístico, mas também no coração de incontáveis fãs que possui no mundo todo. Já foi nomeada a muitos prêmios e ganhou a maioria deles provando que talento ela possui de sobra.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrizes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *