Luiz Inácio Lula da Silva

Luiz Inácio Lula da Silva

Luiz Inácio Lula da Silva, ou simplesmente Lula é o atual presidente do nosso país e uma pessoa que se tornou muito querida , o que refletiu em sua reeleição. Lula nasceu em Caetés no dia 27 de outubro de 1945, é um político e ex-sindicalista brasileiro que exerce o cargo de presidente no nosso país desde o dia primeiro de janeiro de 2003. Inicialmente Lula era muito criticado, principalmente por sua forma simples de falar, sendo taxado como “burro” em todo país, porém depois de eleito se mostrou um homem realmente entendido do que faz, tomando inúmeras decisões certas para endireitar o país, apesar dos pesares e alguns acontecimentos escandalosos. Ele ficou bem conhecido por dar suporte a famílias mais carentes, com a criação de programas que auxiliavam as famílias de baixa renda no país. Vamos ver a seguir fotos do atual Presidente do Brasil: 

Lula foi presidente do Brasil de 2003 até 2011. Sem dúvida, foi o presidente mais popular e o que mais se importou e trabalhou pela parcela menos favorecida da população. Ele é o membro fundador do Partido dos Trabalhadores, além de ser também o presidente de honra do partido. 

A origem do ex-presidente é humilde, como da grande maioria da população brasileira. Ele conhece de perto a situação das pessoas, e se importa de verdade. A sua família veio de Pernambuco para São Paulo, onde ele veio a se tornar um metalúrgico. Foi nessa época que ele recebeu o apelido de “Lula”. Ele chegou a organizar grandes greves, durante a ditadura militar, no ABC Paulista. A greve contava com a participação dos operários. Lula tornou-se deputado federal por São Paulo, tendo sido recordista de votos. No ano de 1989, ele disputou as eleições para a presidência da República, mas perdeu no segundo turno, por 53 a 47%, para Fernando Collor de Mello. 

Embora o seu pai não quisesse que seus filhos fossem alfabetizados, pois era analfabeto e pensava que os filhos precisavam apenas trabalhar, Lula estudou no Grupo Escolar Marcílio Dias, onde foi alfabetizado. Ele teve vários ofícios ao longo de sua vida. E começou a trabalhar ainda criança, como a maioria dos brasileiros. Mas se tornou o presidente do país e mostrou que conhecia mais de governança do que todos imaginavam. 

Lula ainda fundou e organizou, junto com Fidel Castro, o Foro de São Paulo. Lá é o local onde são congregados parte dos movimentos políticos do Caribe e da América Latina. 

Lula ainda disputou as eleições para presidente por outras duas vezes, no ano de 1994 e de 1998, antes de se tornar presidente em 2003. O seu governo foi o responsável por introduzir no país programas sociais como Fome Zero e o Bolsa Família. Esses dois programas foram reconhecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas), como sendo programas capazes de retirar o Brasil do mapa da fome.


O governo de Lula foi o responsável por diversos avanços no país. Mas é uma pena que ele caçado até conseguirem a sua prisão, mesmo sem provas concretas, com a intenção de torná-lo inelegível, pois ele era o mais bem cotado para ser novamente o presidente do país. Os seus dois mandatos fizeram com que o país passasse por grandes mudanças econômicas e sociais, que foram responsáveis por triplicar o PIB per capita, além de fazer o Brasil alcançar o grau de investimento da Standart & Poor’s, uma agência de investimento. Esse reconhecimento foi muito importante para o país, pois era uma garantia de solidez para quem desejasse investir aqui. Tornava o Brasil um país mais confiante, aos olhos dos investidores. 

No que se refere à política externa, Lula ainda foi destaque ao incluir atividades que se relacionavam ao programa nuclear do Irã e também ao aquecimento global. Enquanto esteve no governo, ele foi considerado um dos políticos mais populares de todo o mundo. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Políticos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *