Janis Lyn Joplin (19 de janeiro de 1943 – 4 de outubro de 1970) foi uma cantora, compositora e arranjadora. Ela chegou à fama no final dos anos 1960 como vocalista do Big Brother e depois como artista solo. Em 2004, a revista Rolling Stone classificou Joplin número 46 na sua lista dos 100 Maiores Artistas de Todos os Tempos, e número 28 na lista de 2008 dos 100 maiores cantores de todos os tempos.
Início da Vida: 1943-1965
Janis Joplin nasceu em Port Arthur, Texas, em 19 janeiro de 1943 (1943/01/19), [3] para Seth Joplin (1910-1987), um engenheiro da Texaco, e Dorothy Joplin (1913-1998 ), um registrador em uma faculdade de negócios. Ela tinha dois irmãos, Michael e Laura. A família freqüentava a Igreja de Cristo. Como adolescente, fez amizade com um grupo de marginais, um deles colecionava álbuns dos artistas de blues Bessie Smith e Leadbelly, que mais tarde foram creditadas Joplin com influenciando sua decisão de se tornar uma cantora. Ela começou a cantar no coro local e expandiu a sua escuta a cantores de blues, tais como Odetta e Big Mama Thornton.
Ainda na escola, ela começou a cantar blues e folk com amigos. Enquanto no Thomas Jefferson High School, ela declarou que estava sendo avessos. Joplin foi citada como dizendo, “Eu era uma desajustada“. Como uma adolescente, ela aumentou seu peso e ela ficou com cicatrizes profundas que exigiram abrasão. Outras crianças na escola rotineiramente questioná-la e chamá-la de nomes como “porco” e “baleia”.
A Rebeldia
Cultivando uma atitude rebelde, Joplin transformou-se numa das heroínas do sexo feminino. Sua primeira canção gravada em fita, na casa de um colega em dezembro de 1962, foi “What Good Can Drinkin’ Do”. Ela deixou o Texas para San Francisco em 1963, vivendo em North Beach e, posteriormente, Haight-Ashbury . Por volta desta época seu uso de drogas aumentou, e ela adquiriu uma reputação como um louca e usuário de heroína ocasional. Ela também usou outras drogas psicoativas e era um alcoólatra ao longo de sua carreira.
O Fim
As últimas gravações foram concluídas Joplin “Mercedes Benz” e uma saudação de aniversário para John Lennon (“Happy Trails”, composta por Dale Evans) em 1 de outubro de 1970. Lennon, cujo aniversário foi 09 de outubro, depois disse Dick Cavett que ela gravou saudação chegou em sua casa após sua morte. No sábado, 3 de outubro de Joplin visitou o Sunset Sound Studios, em Los Angeles para ouvir a faixa instrumental para Nick Gravenites música “Buried Alive in the Blues” antes de gravar a faixa vocal, prevista para o dia seguinte. Quando ela não apareceu no estúdio da tarde de domingo, o produtor Paul Rothchild ficou preocupado. Dirigiram-se ao motor Landmark Hotel (já renomeado Highland Gardens Hotel), onde Joplin tinha sido hospedada desde 24 de agosto. Ele viu o Porsche psicodélico de Janis ainda no estacionamento. Ao entrar em seu quarto, ele encontrou-a morta no chão. A causa oficial da morte foi uma overdose de heroína, possivelmente combinado com os efeitos do álcool.