Pep Guardiola
Josep Guardiola i Sala é o nome completo do famoso treinador que nos dias atuais é classificado como o treinador de futebol mais bem pago do mundo. Mais comumente chamado apenas de Pep Guardiola, ele nasceu na cidade de Santpedor, que faz parte da província de Barcelona, na Espanha, a cidade faz parte da região da Catalunha. Pep Guardiola nasceu no dia 18 de janeiro do ano de 1971 e atualmente tem os seus 49 anos de idade.
Muita gente não sabe, mas antes de Pep Guardiola se tornar um dos principais treinadores de futebol do mundo, ele foi também jogador de futebol e atuou muito tempo pelo time do Barcelona, outros times que ele fez parte foram o Roma (Itália), o Brescia (Itália), o Al Ahli (Qatar) e o Dorados de Sinaloa (México). No entanto, não se pode negar que a sua grande consagração no mundo do futebol foi na posição de treinador.
Pep Guardiona é casado com a espanhola Cristina Serra desde o ano de 2014, são frutos desse relacionamento os seus 3 filhos Marius Guardiola que nasceu no ano de 2003 e atualmente tem os seus 17 anos, Maria Guardiola que nasceu no ano de 2001 e atualmente tem os seus 19 anos e Valentina Guardiola que nasceu no ano de 2008 e que atualmente tem os seus 12 anos de idade.
Vida Profissional De Pep Guardiola Como Técnico De Futebol
Após Pep Guardiola se aposentar dos gramados de futebol, muitas pessoas pensaram que seriam o final da sua carreira no esporte e que não veriam mais eles nas partidas de futebol, mas o que aconteceu foi exatamente o oposto, a sua aposentadoria como jogador, apenas abriu caminho para o auge do seu sucesso, agora vendo o jogo de fora, na posição de treinador de um time de futebol.
Pep Guardiola foi um jogador de sucesso, ele era muito talentoso na sua profissão, mas ele nunca atingiu um status de craque do futebol, nunca chegou ao ponto de ser uma grande estrela conhecida internacionalmente, como alguns dos grandes craques o são, no entanto, o destino lhe reservava feitos maiores. O início da sua atuação como treinador de futebol se deu justamente no time em que começou a jogar futebol nas categorias de base, quando ainda era um adolescente, o Barcelona.
O seu primeiro trabalho como técnico de futebol, foi treinando o time da categoria B do grande Barcelona, o início dessa sua nova carreira aconteceu no ano de 2007, na temporada 2007 – 2008, essa temporada lhe rendeu bons frutos, uma vez que com o seu primeiro time ele já chegou a ser campeão do campeonato da terceira divisão espanhola. O seu time também lhe ajudou a atingir essa grande conquista inicial, pois nesse time B do grande Barcelona atuavam alguns nomes que viriam a ser tornar grandes craques logo adiante, entre esses nomes estão Thiago Alcântara, Pedro Rodriguez e Sergio Busquets.
Seus bons resultados trouxeram frutos rapidamente, uma vez que na temporada seguinte ele já seria promovido e passaria a atuar então pelo time principal do Barcelona, o time A, um dos mais importantes times de todo o mundo, com milhões de fãs ao redor do planeta, portanto, a partir da temporada 2008 – 2009 Per Guardiola passou a ser o técnico do time principal Barcelona e passou a ficar cada vez mais reconhecido dentro e fora da Espanha.
Esse seu grande reconhecimento se deu principalmente por causa de seus resultados, na sua temporada de estreia pelo time principal ele ganhou praticamente todos os campeonatos em que participou, sua genialidade ficou mundialmente conhecimento e naquela temporada só se falava no fenômeno Pep Guardiola, todo mundo queria aprender com ele ou trabalhar com ele, Guardiola trouxe resultados incríveis para o seu clube e foi classificado com o título de o “maior treinador estreante de todos os tempos”.
Bastou pouco tempo para Pep Guardiola ser anunciado como treinador da seleção espanhola, seleção a qual ele fez um incrível trabalho, o seu time de estrelas, o seu talento e inteligência fizeram com que ele conseguisse formar uma seleção como poucas vezes se viu no mundo, uma seleção com talento, com disciplina e muitíssimo bem treinada, o que no ano de 2010 fez com que a Espanha ganhasse o título de campeã da Copa do Mundo FIFA 2010, feito histórico, uma vez que a Espanha nunca tinha ganhado nenhuma Copa do Mundo de futebol anteriormente, esse foi mais um dos muitos momentos de consagração de Pep Guardiola que entrariam para a história do futebol mundial.
No ano de 2012, após estar à frente do time principal do Barcelona por quase 5 anos e 4 temporadas, Pep Guardiola então anuncia que vai se afastar das funções de técnico e que vai passar um ano sabático, sem atuar por nenhum clube para poder descansar. Pep Guardiola durante sua passagem pelo Barcelona revolucionou o mundo do futebol, mostrou um novo jeito de jogar bola e ganhar, dessa forma ele mudou o modo de se fazer futebol após ele entrar para esse mundo, a equipe que foi campeã da copa do mundo FIFA de 2014, teve como base de treinamento as técnicas de Pep Guardiola.
No ano de 2013 Pep Guardiola tomou a frente da famosa equipe alemã de futebol, Bayern de Munique, onde permaneceu por mais de 2 anos, anunciando a sua saída no ano de 2015, pelo Bayern ele também teve boas atuações, mas alguns problemas de percurso fizeram com que ele ajustasse algumas de suas técnicas. Logo no início do ano de 2016 ele já estava novamente contratado como técnico, agora do time Manchester City da Inglaterra.
Sua primeira temporada no Manchester City não foi assim tão glamorosa, o time não teve resultados ruins, mas também não teve bons resultados, foi uma temporada neutra e pode-se dizer, uma temporada que ficou abaixo das expectativas, no entanto, a partir da temporada seguinte voltamos a ver o que é ter Pep Guardiola a frente de uma equipe, ele então pela temporada 2017 – 2018 bateu recordes no futebol inglês, atingindo o maior número de pontos já feitos em uma campeonato no país e levando o título mais importante da Inglaterra naquele ano.
A temporada de 2018 – 2019 não ficou nem um pouco atrás, o seu time Manchester City, arrebatou muitos títulos importantes do futebol inglês, tendo pontuações muito elevadas, ele conseguiu obter vitorias sobre os principais times adversários e definitivamente reafirmou o seu título de um dos maiores e melhores técnicos da história do futebol.
Toda a sua história e seus títulos incríveis como treinador, nos levam aos motivos de Pep Guardiola ser um dos técnicos mais bem pagos de todo o mundo, o seu salário por temporada ficou na casa das 20 milhões de libras (moeda usada na Inglaterra), convertendo esse valor para reais, considerando que em maio de 2020 a cotação da libra esterlina está em quase 7 reais, o valor do salário de Pep Guardiola fica acima dos 130 milhões de reais, isso dá um faturamento mensal de mais de 1 milhão de libras esterlinas e quase 2 milhões de euros.