Esportes: Moussa Dembélé
Moussa Dembélé é um famoso jogador de futebol francês, que divide o seu nome com um outro também famoso jogador de futebol europeu, mas de origem belga que é mais velho e que atualmente joga em um time de futebol da China. Por outro lado, o Moussa Dembélé que estamos falando aqui é um jogador que tem um histórico de atuações na França, na Escócia e em times do seu país de origem, entre eles estão o Lyon (atualmente). O jogador que aparentemente não tem um estilo único e definido de comemoração em jogos, já atuou muitas vezes também para defender a camisa francesa no futebol e ao longo da sua carreira também já ganhou prêmios no mundo futebolístico.
Moussa Dembélé nasceu no dia 12 de julho do ano de 1996, portanto atualmente ele conta com os seus 24 anos de idade. O jogador cresceu e foi criado na cidade francesa de Pontoise, que está localizada na região Noroeste do país, é uma pequena cidade que se localiza bem perto da bela e famosa Paris, são menos de 30 quilômetros de distância entre as duas cidades, por esse motivo ir e voltar da bela cidade sempre foi relativamente uma viagem próxima para o jogador, que procurou por oportunidades na grande cidade.
O jogador francês que tem uma descendência francesa e maliana (A república do Mali é um país que está localizado no continente africano, mais especificamente na região da África Ocidental e é vizinho da Argélia), conta com a altura de 1,83 metro, enquanto o seu peso é de 74 quilos, pelo que é informado sobre seu perfil profissional. Até onde se tem conhecimento publicamente ele não conta com nenhuma tatuagem, pelo menos, não possui nenhuma tatuagem que seja aparente ou em lugares visíveis. Ele começou a sua carreira profissional por volta dos seus 19 anos, mais especificamente no ano de 2013, a sua posição em campo é na função de atacante.
Carreira Profissional No Futebol
Oficialmente a sua carreira no mundo do esporte começou no ano de 2013, mas as suas atuações começaram muito antes disso, inclusive a sua primeira atuação mais profissional, que lhe renderia o seu contrato de estreia no ano seguinte. No entanto, vamos contar a sua história parte por parte e vamos dar início no período ainda da sua infância que foi quando ele primeiro se associou à um time de futebol. Esse seu primeiro grupo esportivo foi o Us Cergy Clos, onde foi membro ao longo de 2 anos, desde 2002 a até 2004, quando tinha respectivamente 6 e 8 anos de idade.
Em seguida, a próxima equipe que ele atuou foi o famoso Paris Saint German, que na sua equipe principal conta com alguns dos maiores craques do futebol atual, tal como Neymar. No Paris Saint German ele permaneceu ao longo de 8 anos, foi um local onde ele cresceu no futebol, cresceu fisicamente, cresceu em termos de talento e em termos de esporte, ele aprendeu muito nessa equipe, ainda que tenha passado por lá ainda muito novo, quando entrou no time Moussa Dembélé estava por volta dos seus 8 anos de vida, quando saiu do time, estava com quase 16 anos completos, ele viveu grande parte da sua vida nesse grupo, mas claro atuando nas categorias de futebol juvenil.
No ano de 2012 o jogador francês então decidiu viver novas empreitadas e mudou para um time inglês, com sua base na cidade de Londres, o time era o Fulham, o time de futebol mais antigo criado na capital britânica. Até o ano de 2013 ele não jogava ainda profissionalmente de contrato assinado nessa equipe, mas devido as suas excelentes atuações, em 2013 ele teve finalmente o seu contrato profissional (na categoria adulto) estabelecido e assinado, antes do seu contrato ele ainda atuava na categoria sub 18 do time (ele tina 16 anos na época). A sua estreia na categoria principal do time não foi muito boa, acabou em derrota para a equipe e ele ainda saiu lesionado do jogo, além disso, não foi uma boa temporada para a equipe que se saiu mal nos campeonatos em que participou.
Moussa Dembélé somente foi se destacar novamente na temporada 2014 – 2015 e na seguinte 2015 – 2016, na qual ele terminou o período com o saldo positivo de ter marcado 10 gols pelo Fulham. Essa temporada foi a última do jogador pelo time, que para o período 2016- 2017 assinou contrato com a equipe do Celtic (equipe de origem escocesa, que tem a sua sede localizada na cidade de Glasgow), o anúncio foi feito no dia 28 de junho do ano de 2016, já no início de agosto do mesmo ano ele marcou seu primeiro gol no novo time, o seu contrato naquele momento era com o acordo dele jogar 4 anos para o Celtic.
Durante a sua passagem pelo Celtic, Mousse Dembélé se mostrou um jogador de ótima qualidade, seu estilo de jogo foi muito eficiente, tendo marcado muitos gols, tendo ajudado a sua equipe a ganhar muitos campeonatos e melhorar o seu desempenho em geral, principalmente em relação às ligas nacionais do país, as ligas da Escócia. Ele deixou o clube mais cedo do que o previsto, devido a sua contratação por um time francês, no entanto, ele deixou um excelente legado na sua passagem pelo Celtic. Apesar do jogador ter ficado afastado dos jogos por um período de mais ou menos uns 80 dias durante o seu tempo de atuação pela equipe escocesa em decorrência de lesões, os seus números deixam a sua história no Celtic.
Equipe atual: Lyon
A sua mudança para o Lyon se deu mais cedo do que Moussa Dembélé esperava, em 31 de agosto ainda do ano de 2018, quando estava com seus 22 anos de idade recém completados, nessa equipe francesa, ele fechou um contrato de no mínimo 5 anos de atuação, muito se especulou sobre o valor da sua transferência, que não foi divulgado em canais oficiais, mas que até onde se sabe foi de mais ou menos, 22 milhões de euros na época.
Na equipe do Lyon ele continuou mostrando o seu potencial e o seu talento, marcando muitos gols e fazendo diferença para a sua equipe (que atualmente joga na “primeira divisão” do futebol francês), inclusive ele jogou contra a equipe a qual fez parte durante a sua adolescência, que foi Paris Saint German, no entanto, essa partida ficou apenas no empate. O Lyon continua sendo a sua equipe atual e não há qualquer tipo de especulação sobre mudanças nesse momento.
Na sua última temporada 2019 – 2020, ele finalizou a jogada com gols por 24 vezes, ao longo de 45 jogos da temporada. Ele foi peça importantíssima para a equipe, que teve uma importante vitória sobre a equipe inglesa do Manchester City durante os últimos jogos da Champions League, ele inclusive ficou na segunda colocação em número de gols na temporada do campeonato francês, definitivamente essa última temporada de futebol europeia, foi muito positiva para o jogador, que mostrou quem é, fez lembrar o seu nome e saiu muito mais valorizado como profissional do esporte, inclusive a última avaliação sobre o seu valor como jogador era de mais ou menos 40 milhões, mas tudo indica que essa avaliação será ainda maior da próxima vez.