Biografia de Cyd Charisse
Cyd Charisse nasceu com o nome de Tula Ellice Finklea, em 08 de março de 1922, na cidade de Amarillo, Texas. Maior dançarina de Hollywood em todos os tempos, primeiro estudou dança clássica. Ela estava no Balé Russo de Monte-Carlo e trabalhou com David Lichine e Leonid Massine, usando os nomes de Felia Sidorova e Maria Istomina. Ela se casou com seu ex-professor de dança Nico Charisse, em 1939. Em 1943, David Lichine pediu a ela que atuasse em seu primeiro filme, “Something to shout aproximadamente”, no qual ela é creditada como Lily Norwood.
O início de uma grande carreira
Nos próximos anos, ela apareceu regularmente na dança em vários musicais, com Judy Garland, Esther Williams, e Kathryn Grayson. É também o momento em que ela se casou com seu segundo marido, o cantor Tony Martin (1948). Seu primeiro papel em um filme não musical foi em 1949: “Tension”, um filme policial de John Berry, seguido por “East Side, West Side”, de Mervyn LeRoy, com Barbara Stanwyck e James Mason. Ela interpretou uma mulher espanhola em “Marca da Renegade” (Hugo Fregonese, 1951), onde dançou com Ricardo Montalban.
Seus melhores filmes
Ela realmente se tornou famosa em 1952, com sua aparência fantástica em cena na Broadway Melody Ballet, com Gene Kelly, Cantando nos mais famosos musicais de sempre: ” Daçando na chuva”, com Gene Kelly e Stanley Donen. Seu vestido branco, seu penteado “a la Louise Brooks” e seu olhar na primeira parte do balé era uma revelação para muita gente.
A beleza e o talento de Cyd Charisse fazem dela uma das estrelas do filme, apesar de sua aparência relativamente curta e boa parte em silêncio. Foi chamada novamente por Vincente Minnelli em “The Band Wagon”, onde atuou com Fred Astaire, onde teve consagração real. “Singin ‘in the rain” e “O vagão da faixa” são os filmes mais importantes Cyd Charisse.
Hora de glória
Cyd Charisse havia se tornado uma estrela. Atuou novamente com Gene Kelly em um musical dirigido por Vincente Minnelli, “Brigadoon”, em 1954, e fez um de seus maiores atos em “No fundo do meu coração”, de Stanley Donen. Sua beleza e seu talento foram surpreendentes em “It’s Always Fair Weather”, de Stanley Donen e Gene Kelly. Em 1957, ela interpretou uma peça criada em 1939 por Greta Garbo, em uma versão musical de Ninotchka, dirigido por Rouben Mamoulian. Com Fred Astaire, ela fez algumas danças das mais elegantes de sua carreira neste filme.
Em 1958, participou em “Party Girl”, dirigido por Nicholas Ray. Seus dois atos dança são admiráveis, mas ela também é surpreendente em seu papel dramático no filme, que é seu último grande musical. O melhor momento do fim da sua carreira é o seu papel em “Duas semanas em outra cidade” (Vincente Minnelli), onde ela interpreta uma vampira.
Cyd Charisse morreu em 17 de junho de 2008, em Los Angeles, Califórnia, e foi enterrada no Hillside Memorial Park Cemetery em 22 de junho de 2008.