Hector Bellerin
Infância E Primeiros Passos
Héctor Bellerin Moruno é um futebolista espanhol que joga como ala direita pelo Arsenal, time que disputa a Premier League, (primeira divisão inglesa). Com muita destreza e sendo muito promissor, o jogador mais veloz do mundo nasceu em 19 de março de 1995, portanto, atualmente está com 24 anos. Hector já atuou pelas categorias de base do Barcelona e pela equipe principal do Wattford, isso antes de chegar ao clube atual. A gigante alemã Puma é responsável pelo fornecimento do seu material esportivo, quanto ao seu agenciamento, este é feito pela Goal Management.
O jogador de 1,78 m, possui um valor de mercado que está atualmente estimado em cerca de 40 milhões de euros segundo o site especializado Tranfermarket, sendo este o pico da sua carreira, o que indica uma ascendente valorização nos últimos anos. O jogador é mundialmente conhecido pela sua rapidez, sendo classificado muitas vezes, como mais veloz que Usain Bolt. Ele também é muito popular, tendo cerca de 3 milhões de seguidores em sua principal rede social.
Influências
As maiores influências de Hector são os jogadores que jogam na posição de atacantes. Quando o lateral direito do Arsenal, atuava como ponta de lança e ele tinha como uma grande inspiração pessoal e profissional o mundialmente famoso Cristiano Ronaldo e também no jogador inesquecível do Arsenal, o camisa 14 Thierry Henry (carrasco brasileiro na copa de 2006). Antes disso, entre os seus maiores ídolos também tem dois importantes nomes brasileiros: Ronaldo e Rivaldo, os quais ambos são ex jogadores do Barcelona, time que Hector acompanha desde criança.
Passagem pelo Barcelona e Wattford FC
O jogador iniciou a carreira aos 8 anos na Catalunha, onde trabalhou pela equipe do Barcelona, permanecendo por lá até os 16 anos, passando por todas as categorias de base, onde percebeu que não teria muitas oportunidades na instituição e pediu que seu empresário iniciasse a análise de mercado. Foi então que o mesmo foi contratado pela equipe inglesa do Arsenal e se mudou para Londres.
Por chegar muito jovem ao Arsenal, Bellerin permaneceu treinando por um ano nas categorias de base do clube e foi emprestado ao Wattford, isso para ganhar ritmo de jogo durante o ano de 2013 e disputar a temporada daquele ano. Obteve certo destaque pelo clube que disputa o campeonato inglês, na época comandado pelo técnico Javi Garcia. A instituição Wattford ficou muito famosa em níveis internacionais, por ter como proprietário por muitos anos, o astro pop e do rock Elton John, na época que G. Taylor era o técnico absoluto do time.
A Volta Ao Arsenal Como Peça Fundamental Dos Gunners
Na temporada dos anos 2013 e 2014, Bellerín voltou aos Gunners (como é conhecido o time do Arsenal na Inglaterra). E prontamente obteve chance na ala direita como titular devido ao afastamento do dono da posição na época, o francês Mathieu Debuchy.
Naquele ano, o jogador espanhol estrearia pela Liga dos Campeões contra o Borussia Dortmund (equipe de vários craques da seleção alemã), e infelizmente com derrota por 2×0. O primeiro gol marcado pelo espanhol na equipe principal foi na vitória de 5×0 sobre o Aston Villa no dia 01 de fevereiro de 2015. Giroud, Ozil, Wlacott e Santi Cazrola marcaram os demais gols.
Transferência para o Barcelona
Em 2017, o Barcelona foi acusado de aliciamento pelo Arsenal, chegando inclusive a enviar uma carta de repúdio que circulou na imprensa, ao clube espanhol. A relação entre os dois clubes europeus ficou muito tensa após o acontecido, que segundo o site Daily Mail foi intensa nos bastidores e sacudiu a janela de transferências europeias de 2017 no inicio do ano. Curiosidade que o mesmo já havia passado pelo Barcelona no começo da carreira. A possível transferência foi tratada como loucura por muitos, inclusive foi alvo de críticas de jornalistas inclusive ídolos do clube.
Destaque Jogando pela Seleção Espanhola
Logo que começou a jogar pelo Arsenal, Bellerin se tornou destaque inclusive para os treinadores espanhóis, sendo convocado frequentemente para a seleção. Sua estreia foi no amistoso contra a Bósnia, em 29 de maio de 2016. Inclusive atuou pela Espanha na Eurocopa de 2016, e foi novamente convocado também para a copa do mundo da Rússia, mesmo com a mudança de técnicos que marcou a Espanha na semana antecedente ao início da copa, Bellerin permaneceu na equipe.
O Jogador Mais Veloz Do Planeta
No mês de abril do ano de 2015, Héctor Bellerín conseguiu durante um jogo, alcançar 40 metros em 4,42 segundos pela lateral do campo, isso aconteceu em uma corrida pela bola. Esta marca bate a de Usain Bolt, o então recordista mundial na prova de 100 metros. No dia em que Usain Bolt alcançou a marca mundial nos 100 metros rasos, com um tempo total de 9,59 segundos, o jogador espanhol registrou o recorde, conseguindo ser 0,22s mais rápido que o corredor Jamaicano. Na prática, tem-se que nos 40 metros iniciais o futebolista é o mais rápido do mundo, segundo registros futebolísticos.
Títulos
Mesmo estando no início, a carreira de Bellerin já conta com muitas conquistas, todas elas pelo Arsenal:
- Copa da Inglaterra 14/15
- Copa da Inglaterra 16/17
- Supercopa da Inglaterra 2015
- Super copa da Inglaterra 2016
Lesões
Em janeiro deste ano, o lateral direito rompeu os ligamentos do joelho num jogo contra o Chelsea pela Premier League. A recuperação teve prazo fixado inicialmente de pelo menos meio ano, sendo que em alguns casos o retorno aos gramados devido ao rompimento de ligamento no joelho, pode chegar a prazos muito maiores que este. O desfalque rendeu uma grande dor de cabeça ao comandante do clube londrino Unai Emery, uma vez que o jogador era titular absoluto da posição, além de ser o jogador comprovadamente mais veloz da história do clube Gunner. Seu substituto nesta data foi Maitland Niles já que o atual reserva Lichsteiner estava também lesionado na ocasião.
Números na Premier League
Desde que Hector chegou nessa liga tão importante, ele já teve números considerados muito bons, principalmente para a sua posição, entre eles estão:
- 6 gols.
- 17 assistências para gol.
- 19 cartões amarelos.
- 4 títulos.
Insultos Homofóbicos
Em entrevista ao The times, conhecido e tradicional veículo de comunicação inglês, o jogador afirmou receber insultos homofóbicos da torcida do Arsenal. Para Hector, a situação se intensificava quando errava algum lance e a iniciativa dos insultos então inacreditavelmente, partia de membros do próprio time, alguns dos insultos que recebeu foi lésbica por causa de seu cabelo, entre outros. A notícia adquiriu na sua época uma repercussão a níveis mundiais, essa situação foi uma revelação de que para os torcedores ingleses, aquele jogador que não segue o padrão estabelecido pelos torcedores, será alvo de ofensas e desrespeito.