Monet

Oscar-Claude Monet foi um dos maiores pintores da França e um dos mais famosos dos pintores do Impressionismo.

Monet

Monet

Inicio de Sua Vida

Monet nasceu em Paris em novembro de 1840, mas aos cinco anos se mudou para uma cidade portuária da França.

Desde pequeno gostava de fazer desenho. Ainda na escola fazia caricaturas dos professores, assim quando completou 15 anos começou a ganhar dinheiro pela venda de suas caricaturas.

Foi então que conheceu o pintor Eugène Bodin. Boudin mostrou a Monet o encanto pelas águas, flores e do Céu, tal encanto que acompanhou Monet até o fim de sua vida e o encorajou a pintar ao ar livre.

Vida Artística

Obras

Obras

Anos mais tarde, um dos seus importantes primeiros quadros “Mulheres no jardim”, de 1866 e “Almoço na relva”, de 1865; retrataram figuras ao ar livre.

Animado com a vida de pinturas, Monet foi para Paris e se ingressou Académie Suisse e no estúdio Gleyre, lugar onde novas gerações de pintores. Ali Monet conheceu seus grandes amigos para o resto da vida, Sisley e Renoir. Foi o momento onde conheceu sua primeira esposa Camille, da qual foi pintada em várias dos seus quadros.

Teve um período onde foi obrigado a parar de pintar devido serviço militar na Argélia, mas isso serviu para aumentar a paixão do pintor pelas cores da região do norte da África.Quando voltou para Paris, Monet freqüentou o ateliê de Charles Gleyre, onde voltou a ter contato com antigos amigos Bazille, Sisley e Renoir.

No ano de 1872, Monet pintou o quadro “Impression: Soleil Levant” (Impressão, nascer do sol) que era uma paisagem do Havre, exposta na primeira exposição impressionista de 1974. O quadro foi o marco ao movimento chamado de Impressionismo.
Após a morte de Camille, na década após seu segundo casamento, Monet começou a iniciar uma série de imagens da Catedral de Rouen com diferentes pontos de vista.

O lago e a ponte japonesa da sua propriedade na época de outono, onde as flores caiam sobre o lago, serviu de inspiração para Monet pintar a famosa série de quadros “Nenúfares”. Sua técnica era peculiar para outras pessoas que o viam pintando, que era desenvolvida que se tratava apenas de borrões, mas com a distância a imagem se formava.

Morte do Pintor

Pinturas

Pinturas

Devido a sua alta exposição ao sol, Monet desenvolveu catarata no fim de sua vida. Mas mesmo assim, Monet não parou de pintar, nessa época ele usava cores mais fortes nos seus quadros.

Mas depois da morte de sua segunda esposa Alice, em 1911, Monet perdeu a vontade de pintar e de viver. Sua vida era apenas animada pela troca de cartas de Georges Clémenceau.

Mas no ano de 1926, Monet morreu e foi sepultado no Cemitério da Igreja de Giverny.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Históricos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *