A grande história do futebol brasileiro está intimamente ligado com um Mario Jorge Lobo Zagallo. “O Professor”, como ele é conhecido por seus jogadores, é uma lenda não só no seu país natal, mas em praticamente todos os posto do Planeta Futebol, tendo desempenhado um papel em quatro das cinco Copas do Mundo vencida pela Seleção.
Com efeito, as impressões digitais de Zagallo em quatro troféus da Copa do Mundo FIFA falam por si. Um verdadeiro ícone do jogo no Brasil, ganhou dois deles como jogador (e Suécia 58 Chile 62), um como gerente nacional (70) e outra como assistente de gerente (94). Apenas alemão Franz Beckenbauer lenda na história do futebol mundial pode combinar Zagallo vangloriar de ter sido coroado campeão mundial como jogador e treinador.
Um grande jogador em seu dia
Atualmente, mais conhecido como um gestor lendário Zagallo pela primeira vez uma boa reputação para si mesmo fora de campo. No início dos anos 1950, ele jogou futebol amador para a América Football Club e Clube de Regatas do Flamengo, onde brilhou na ala esquerda. Tudo o que ele não tinha estatura física, Zagallo compensada com técnica requintado e por ser sempre o primeiro homem se volta para defender seu time perdeu a bola.
Seu aparecimento na cena profissional veio em 1953, e com o Flamengo, seguido por Botafogo, Zagallo pegou cinco títulos do Rio de Janeiro Estado (cariocas) antes de se tornar um acessório sempre presente na Seleção onze inicial de 4 de maio, 1958 to 07 de junho de 1964 .
Sucesso
Sucesso na cena internacional, seguida logo depois, com mais uma conquista mundial para a Seleção, desta vez no mítico 1970 FIFA World Cup, no México. Abençoado com um elenco extremamente talentoso, Zagallo agora olha para trás sobre o torneio como a sua memória maior “, como um gerente.”
É fácil entender o porquê. A sua equipa venceu todos os seis jogos, marcando 19 vezes no processo, mas acima de tudo foi a pura qualidade de seu jogo que mais se destacaram. Futebol todos os especialistas tendem a concordar que a FIFA Brasil triunfo na Copa do Mundo foi o mais espetacular e, sem dúvida, mereceu de todos.
Além de México 70
Fome de mais sucesso, Zagallo realizado em coaching, pegando ainda mais títulos com o Fluminense e Flamengo. Sua próxima escala foi o Golfo Pérsico. Ele conseguiu um sucesso na Copa do Golfo no banco do Kuwait quente, seguido de um período no comando da Arábia Saudita e, em seguida, a qualificação para a Itália 90 como gerente de Emirados Árabes Unidos.
Quatro anos depois, Zagallo foi partilhar a sua experiência ao mais alto nível outra vez, como diretor-técnico da Seleção para E.U.A. 94. Juntamente com seu protegido, o técnico da seleção Carlos Alberto Perreira, Zagallo ajudar a orientar o Brasil a outro título mundial depois de um final melancólico com a Itália.