Jay-Z

Do papo sonho do rap à riqueza, Jay-Z se ergueu por seu próprio esforço para eventualmente tornar-se o rapper reinante da cidade de Nova York e, por sua vez, um executivo de uma gravadora. Desde sua estréia em 1996, com o álbum Reasonable Doubt de Jay-Z vendeu milhões e milhões a cada lançamento, e o seu interminável desfile de hits o tornou onipresente no rádio e televisão.

Jay-Z

Jay-Z

Manteve uma base de fãs dedicados, que se opunham a qualquer rival tentarem derrubá-lo do alto do jogo. Jay-Z influenciou a indústria e criou muitas das tendências que permearam durante o final dos anos 90 e início dos anos 2000. Ele sempre trabalhou com os produtores mais conceituados (Clark Kent, DJ Premier, Teddy Riley, Trackmasters, Erick Sermon, Timbaland, Swizz Beatz).

Ele colaborou com a formação dos rappers mais quentes da indústria, principalmente os da costa leste como Notorious BIG e DMX, para os melhores rappers do Sul (Ludacris, Missy Elliott) e da Costa Oeste (Snoop Dogg, Too Short). Após a sua declarada aposentadoria do rap em 2003, ele assumiu a presidência do seminal selo de rap Def Jam e, como um executivo do setor, iniciou uma nova fase em sua carreira.

Vida

Rapper

Rapper

Nascido e criado no Brooklyn, NY, Jay-Z, passou por momentos difíceis depois que seu pai abandonou sua mãe antes de o jovem rapper ser ainda um adolescente. Sem um homem na casa, ele se tornou um jovem voltado para as ruas. Conhecido como “Jazzy” em seu bairro, ele logo encurtou seu pseudônimo para Jay-Z e fez tudo que podia para entrar no jogo do rap. Como ele descreve vividamente em sua letra, Jay-Z também se tornou um morador de rua em torno deste tempo, fazendo o que precisava ser feito para ganhar dinheiro.

Ele também participou do grupo Original Flavor por um tempo curto. Jay-Z posteriormente, decidiu tomar uma decisão e começar sua própria gravadora, em vez de assinar com um selo criado como outros. Junto com os amigos Damon Dash e Kareem “Biggs” Burke, que ele criou a Roc-a-Fella Records, uma estratégia arriscada para cortar o intermediário e ganhar dinheiro para si próprio.

Álbum de estréia

Embora Reasonable Doubt só alcançou o número 23 na Billboard de álbuns, o primeiro álbum de Jay-Z se tornou reconhecido como um clássico indiscutível entre os fãs, muitos dos quais consideram que a sua coroação.

Liderado pelo single “Ain’t No Nigga”, um dueto com Foxy Brown, Reasonable Doubt lentamente se espalhou por Nova York. Até ao final de sua jornada, Reasonable Doubt gerado mais três gráficos singles – “Não é possível Knock the Hustle”, que incluiu Mary J. Blige no gancho, “Dead Presidents”, que incluiu uma amostra de destaque de “O Mundo Is Yours “, um hit de 1994 e ” Feelin ‘It “- e preparou o palco para acompanhar In My Lifetime, Vol.. 1.

O sucesso

Disco

Disco

Jay-Z capitalizou o sucesso com uma série de projectos de acompanhamento. Ele colaborou com o Roots para o álbum Unplugged (2001) e R. Kelly para Melhor dos Dois Mundos (2002). Ele então passou a registrar, ao longo do ano, 40 faixas novas, 25 das quais apareceu em seu próximo disco, o álbum duplo The Blueprint: The Gift & the Curse (2002).

Embora descrito como uma sequela, The Blueprint foi muito diferente do seu antecessor. Considerando que o primeiro volume tinha sido pessoal, considerou, e bem orientada, a segunda vez ofereceu um disco duplo apresentando alcance notável.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Músicos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *