A banda alemã Kraftwerk, que significa usina de força, foi fundada em 1970 por Florian Schneider e Ralf Hütter. Porém, a formação que elevou o nome da banda tinha ainda os músicos Wolfgang Flür e Karl Bartos. O grupo musical foi o inventor do estilo musical intitulado de Techno. Eles foram os pioneiros no uso de sintetizadores, sendo obrigados a criarem equipamentos que transmitissem o som desejado. Com letras relacionadas a vida urbana e também sobre tecnologia, exerceu muita influência na popularização desse tipo de música.
Após 40 anos de atividade e 11 discos de estúdio lançados, o Kraftwerk continua tocando pelo mundo todo. Porém, a formação já não é a mesma: além do fundador Ralf Hütter, o grupo é formado por Fritz Hilpert, Henning Schmitz e Stephan Plaffe. O último shows deles no Brasil foi junto com a banda inglesa Radiohead, em março do ano passado. A curiosidade dessa última visita em território brasileiro é que, a pedido do vocalista Thom Yorke, que declarou ser fã do Kraftwerk, a organização do evento chamou os alemães para tocarem na abertura do show.
História
No começo, em 1970, os fundadores da banda, Florian Schneider e Ralf Hütter, faziam um som experimental, utilizando de guitarras até flautas. Entretanto, o sucesso só veio com o álbum Autobahn, em 1974, quando começaram a utilizar sintetizadores e outros instrumentos eletrônicos. A canção motorik se tornou sucesso mundial, apesar de seus 22 minutos de duração.
Com o passar do tempo, os shows da banda começaram a diminuir, assim como a produção de novas músicas. Contudo, nos anos 90, o Kraftwerk voltou a tocar para o público, mesmo com a dificuldade de transportar os equipamentos. Esse problema foi responsável pela queda de shows fora da Europa.
Avanço Tecnológico
Com o avanço tecnológico dos equipamentos musicais utilizados por eles, o grupo voltou, gradativamente, a tocar em outros lugares do mundo. O reinício do Kraftwerk é marcado com a gravação das músicas originais do disco Tour de France, em 1999. Em 2005, o grupo lançou outro álbum, chamado de Minimum-Maximum, com músicas tocadas ao vivo durante os shows feitos em 2004 na Europa e remasterizações de antigas canções. A crítica foi tão positiva que os alemães ganharam o prêmio Grammy de melhor álbum de música eletrônica em 2005. Junto com o álbum o quarteto lançou um DVD contendo os vídeos de suas apresentações na turnê mundial.
Álbuns de Estúdio
- 1971 – Kraftwerk
- 1972 – Kraftwerk 2
- 1973 – Ralf und Florian
- 1974 – Autobahn
- 1975 – Radio-Aktivität (em inglês: Radio-Activity)
- 1977 – Trans-Europa Express (em inglês: Trans-Europe Express)
- 1978 – Die Mensch-Maschine (em inglês: The Man Machine)
- 1981 – Computerwelt (em inglês: Computer World)
- 1986 – Electric Cafe
- 2003 – Tour de France Soundtracks