Biografia
Juan Pablo Montoya Roldán nasceu em 20 de setembro de 1975 em Bogotá na Colômbia. Seu pai, Pablo, é um fã de automobilismo e ensinou seu filho as técnicas para ter sucesso no kart. As lições de seu pai, juntamente com sua própria capacidade natural, permitiram a Juan Pablo Montoya reinar como o Campeão Ncolombiano de Kart por três anos consecutivos, de 1981 a 1984. Em 1992, Juan Pablo Montoya foi o campeão do Campeonato Colombiano de Fórmula Renault. Quando se mudou para a Áustria, Montoya lembra de ter passado por momentos tão difíceis que ele não tinha dinheiro para o transporte público, em vez disso, ele usou patins para conseguir ir a longas distâncias.
Quando terminou em segundo na temporada 1997 da Fórmula 3000, assinou um contrato de vários anos, com início a partir de 1998 com a BMW – Williams F1 Racing Team. Em 1999, Montoya foi Campeão da extinta CART, hoje Indy Racing League e nomeado Rookie do Ano. Em 2000, Montoya foi completamente desacreditado correr na famosa 500 Milhas de Indianápolis. Apesar do ceticismo do mundo das corridas, Montoya conseguiu uma vitória fácil, tornando-se o primeiro colombiano a vencer em Indianápolis.
A Chegada ao Degrau Mais Alto
Em 2001, Juan Pablo Montoya começou a correr na categoria de maior prestígio do automobilismo mundial, a Fórmula Um. Logo mostrou um grande potencial, mas seu sucesso na carreira aconteceu de maneira digamos errática. Montoya sempre foi criticado por seus erros em pista, geralmente em momentos cruciais e de decisão. Em 2005, ameaçado pela falta de condicionamento físico e pela rigidez de sua nova casa, a McLaren, Montoya começou um regime de condicionamento físico, mas, infelizmente, ele machucou o ombro logo após o Grande Prêmio da Malásia, sendo esta sua última temporada na F-1. A história oficial é que ele sofreu a lesão ao jogar tênis, apesar de rumores de culpa de um acidente de moto.
Nascar
Em 2007 encontramos Montoya se aposentando da Fórmula Um e mudando para um desafio completamente novo: a NASCAR. Naquele ano, ele ganhou a NASCAR Busch Series, na Cidade do México. Ele também se tornou o primeiro piloto estrangeiro a vencer uma corrida da Copa desde 1974, quando ele foi vitorioso na corrida de Sonoma. Esta vitória fez apenas o segundo piloto, depois de Mario Andretti, para vencer a 500 Milhas de Indianápolis, a Fórmula Um, e uma corrida da NASCAR Nextel Cup.
Com sua esposa, Connie, natural de Medellín, na Colômbia, Juan Pablo Montoya criou a Fórmula Smile Foundation como parte das suas funções como embaixador da Boa Vontade das Nações Unidas. Sua fundação visa ajudar as crianças nos bairros pobres através da construção ou melhoria das instalações desportivas. Montoya tem dois filhos, filho Sebastian nasceu em 2005 e a filha Paulina nascida em 2006.