A Carreira de Cate Blanchett

A pergunta que não quer calar: Qual o seu ator ou atriz favorito de Hollywood? Para muitos, é uma pergunta extremamente difícil, já que existem tantos favoritos. Os melhores com certeza são aqueles indicados aos maiores prêmios de cinema ou até mesmo aqueles que estão participando dos melhores filmes do ano. Este é o caso da atriz Cate Blanchett, muito conhecida por participar da trilogia “Senhor dos Anéis” e agora, da coleção de “O Hobbit”, sem contar seus outros trabalhos famosos. Conheça a carreira desta atriz australiana fabulosa e que ainda vai conquistar muito você!

Uma Atriz Muito Premiada

Catherine Elise Blanchett nasceu na cidade de Melbourne na Austrália e desde pequena já sabia o que queria. Adorava atuar na frente do espelho e logo foi seguir os caminhos do teatro. Além de atriz, ela também é cineasta e já elaborou diversos roteiros de filmes, ajudando muitos diretores famosos. Como atriz, Cate já ganhou diversoso premios muito importantes, dentre eles os dois BAFTA’s da sua vida, Oscar,
dois SAGs, dois Globos de Ouro, sem contra ainda o premio Coppa Volpi, dentro do importante e 64º Festival Internacional de Cinema de Veneza.

A atriz começou a chamar a atenção do grande público no filme “Elisabeth”, que tratava da história da famosa Rainha inglesa Elisabeth I. O filme foi dirigido por Shekhar Kapur e acabou ganhando o mundo abrindo as portas para que Cate virasse uma profissional de renome. Outros personagens famosos interpretados pela atriz foram em O aviador, onde veio o seu primeiro Oscar de melhor atriz coadjuvante, no filme Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal onde interpretou a linda coronel Irina Spalko, sem contar na polêmica rainha dos elfos, Galadriel, da trilogia de renome “Senhor do Anéis”.

Atualmente, Cate e seu marido Andrew Upton são famosos diretores artísticos da conhecida Sydney Theatre Company. Com isso e por causa de seus trabalhos bem feitos em Hollywood, acabou ficando em 19 lugar na famosa lista da Imdb. A listagem elege a cada ano as Melhores atrizes de todos os tempos. Cate só ficou atras de atrizes de ponta como a talentosa Julie Christie, Kathy Bates e a belíssima Lauren Bacall. 

A Vida de Cate

Cate é filha de uma verdadeira miscigenação de culturas. Sua mãe era dos subúrbios de Melbourne, sendo australiana, enquanto o seu pai era um texano, marinheiro e ainda possui ascendência francesa. Desde pequena, nascida no mesmo local de origem de sua mãe, Cate já era bastante talentosa na escola primária australiana. Foi na escola só para mulheres no país que Cate começou a demonstrar seu interesse pela atuação nos cinemas internacionais.

Depois de muitas indas e vindas no mundo das atuações tendo seu primeiro papel como figurante em um filme egípcio, Cate casou-se em 1998, tendo o seu primeiro filho alguns anos depois. Depois, começou a se dedicar de corpo e alma as artes, especialmente ao cinema, onde interpretou importantes papéis. Além disso, Blanchett acabou se tornando uma figura muito especial no mundo das atuações, sendo a patrona oficial do Festival de Cinema de Sydney., que acontece anualmente na Austrália, na cidade de Sidney. A atriz também acabou fazendo parte de várias campanhas a favor do meio ambiente no próprio país de origem, incentivando muitos projetos e até mesmo o surgimento de novas companhias.

Além de seus filmes, Cate também participou de seriados australianos, junto com outros atores da mesma nacionalidade.

http://www.youtube.com/watch?v=5rR_Qotj1Mg

A Carreira

Cate começou a fazendo o seu primeiro papel importante e reconhecido no palco, a com peça chamada Oleanna, no ano de 1993, dirigida pelo conhecido David Mame. A atriz acabou contracenando com Geoffrey Rush. Graças a peça, Cate ganhou o prêmio Sydney Theatre Critics de melhor estreia no teatro. Blanchett também fez particpaçõa na peça Ofélia, de Hamlet, nos anos de 1994 e 1995. Novamente, nesta mesma obra, contracenou de novo com o então colega de trabalho Geoffrey Rush.

Além dos seus primeiros trabalhos no teatro, onde começou a ser reconhecida como uma boa atriz principal, começou a fazer papéis na televisão. Ela apareceu na minissérie Heartland, contracenando com o ator Ernie Dingo. Depois participou também da mini-série intitulada Bordertown, com o famoso ator Hugo Weaving. Blanchett foi convidada, posteriormente, a participar de em um episódio de “Police Rescue”, o seu primeiro filme para a televisãom onde interpretou o seu primeiro papel mais ativo, se mostrando uma boa atriz para filmes de ficção.

Sua estréia internacional finalmente ocorreu no ano de 1997, onde atuou no conhecido filme “Um Canto de Esperança”, interpretando uma mulher e enfermeira em meio a Segunda Guerra Mundial. O longa foi dirigido pelo diretor Bruce Beresford, sendo estrelado pelo famoso ator Glenn Close e por Frances McDormand também.  

Foi também em 1997 que o seu papel principal chegou, logo no filme “Oscar and Lucinda”, onde interpretou Lucinda Leplastrier, a personagem principal de uma linda história de amor. Nesta ocasião tão especial para a sua carreira, contracenou com Ralph Fiennes. Por causa desta incrível participação no longa, acabou tendo a sua primeira indicação para uma premiaõ muito importante, o o Australian Film Institute Award, indo para a categoria de melhor atriz por este mesmo papel. Mesmo assim, acabou perdendo para a famosa atriz Pamela Rabe, atuando no filme “The Well”. No mesmo ano, acabou ganhando um outro prêmio, de atriz coadjuvante por causa de uma pequena comédia australiana, “Ainda Bem Que Ele Conheceu Lizzi”.

Seu primeiro grande papel foi no conhecido “Elisabeth”, onde interpretou a grande rainha da Inglaterra Elisabeth I. Neste, Cate foi indicada ao BAFTA e a um Globo de Ouro, vencendo nas duas premiações como Melhor Atriz. No mesmo ano, Cate também foi indicada para o mesmo premio em seu primeiro Oscar, no ano de 1998. Neste caso, a atriz perdeu para Gwyneth Paltrow, que interpretou uma linda mulher no filme “Sheakspeare Apaixonado”.

Para finalizar, Cate ganhou novos fã participando da trilogia Senhor dos Anéis como a sedutora elfa Galadriel, finalizando a história no longa “O Hobbit”, também feito em trilogia, que ainda serão lançados no cinema em 2013, 2015 e 2017 respectivamente. 

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrizes

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *