Dedina Bernardelli

Quem é Dedina Bernardelli?

Dedina Bernardelli

Dedina Bernardelli

Dedina Bernardelli é uma atriz carioca de 46 anos que é casada com o artista plástico José Bechara, com quem tem duas filhas. Talvez o fato de ter se apaixonado por um artista plástico se deve ao fato de que seus pais, que eram italianos sempre a levavam ao Museu de Arte Moderna, onde a atriz quando menina vivia correndo pelos jardins.

Seu primeiro trabalho como atriz foi na peça “Capitães de Areia”, que foi baseada no livro homônimo de Jorge Amado. Na peça, Dedina contracenou com atores como Maurício Mattar, Felipe Camargo, Roberto Batagiln, Alexandre Frota, Bianca Byington, entre outros nomes. Já na televisão, Dedina estreou na novela “Transas e Caretas” de 1984. Na trama ela era Estela, a personagem que tinha como tema a música “Broto Especial” de Neusinha Brizola.

Dedina já recebeu dois prêmios graças ao seu trabalho como atriz, o primeiro foi em 2003, o Kikito do Festival de Cinema de Gramado, o prêmio foi o de Melhor Atriz, pela sua participação no curta-metragem de Allan Sieber. O segundo prêmio da atriz foi recebido durante o Festival Ibero Americano de Sergipe, pelo filme “Adágio Sostenuto”.

Principais Trabalhos em Televisão

Atriz

Atriz

Depois da estreia de Dedita na novela “Transas e Caretas”, muitos outros trabalhos vieram. Em 1985, um ano depois de sua primeira novela ela fez parte do elenco da novela “Roque Santeiro” da Rede Globo, no papel de Ângela Flores. No mesmo ano ela participou da novela “Antônio Maria” na extinta Rede Manchete, no qual ela interpretou a personagem Alzira.

Em 1987, ainda na Rede Manchete, Dedita participou da novela “Carmem”, na pele da personagem Duda. Um ano depois ela voltou a Rede Globo e fez parte do elenco da novela “Vida Nova” com a personagem Henriqueta. Em 1991, a atriz retornou para a Rede Manchete para atuar na minissérie “Ilha das Bruxas”. Depois desse trabalho, Dedita volta no mesmo ano para a Rede Globo na novela “Salomé” com o papel de Isolda.

Depois desses trabalhos, Dedita Bernardelli participou ainda de sucessos como “Quem é Você?”, “Desejos de Mulher”, “Paraíso Tropical” e uma participação no programa “Você Decide”. Seu último trabalho foi em 2009 na novela adolescente “Malhação”, quando fez o papel de Marília, a mãe de um adolescente que se envolve com a diretora do colégio onde estuda.

Os Trabalhos no Cinema

Cinema

Cinema

Em 2003 Dedita participou do curta-metragem “Jonas” que conta a história do assassinato do jornaleiro Jonas Eduardo Santos de Souza, que foi executado por um segurança de uma agência do Banco Itaú após ser barrado indevidamente na entrada.

Já em 2008, ela participou do longa-metragem “Adágio Sostenuto” que conta todo o processo pelo qual uma mulher passou para aceitar o amor. E conta um pouco da vida da cineasta Anna Maria Morelli.

Por Heloisa Prado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>