A atriz Mara Manzan deixou muita saudade no público brasileiro, nascida no dia 28 de maio de 1952 em São Paulo, faleceu no dia 13 de novembro de 2009 no Rio de Janeiro. A carreira artística começou por acaso, com apenas 17 anos de idade, Mara foi assistir a uma peça no Teatro Oficina e como ela mesma dizia não saiu mais de lá. Encantada pelo universo do teatro a jovem passou a realizar várias tarefas de bastidores até o dia em que precisou substituir uma atriz.
Durante toda a sua vida Mara se mostrou uma pessoa alegre e com grande disposição para perseguir os seus sonhos. O papel mais marcante da atriz na televisão com certeza foi Odete em ‘O Clone’ que sempre dizia ‘Cada mergulho é um flash’. No ano de 2008 a atriz descobriu que tinha câncer no pulmão e mesmo com a doença não deixou de trabalhar. No dia 13 de novembro de 2009 ela faleceu em decorrência do câncer e deixou um público apaixonado por seu talento.
Curiosidades Sobre Mara Manzan
Ao longo de sua carreira Mara Manzan teve alguns momentos bastante marcantes como quando invadiu a Corrida de São Silvestre para dar mostras de sua pirofagia. A atriz também usou o seu talento com o fogo para fazer uma apresentação especial para a cantora Madonna que estava hospedada num hotel em frente ao apartamento em que Mara morava. A animação de Mara a levou ainda a ser animadora de carnaval em Juazeiro do Norte, interior do estado do Ceará.
Trabalhos de Mara Manzan na Televisão
Seus trabalhos na televisão foram: A Viagem em 1994, Salsa e Merengue em 1996, Hilda Furacão, Você Decide e Pecado Capital em 1998, Ô Coitado e Terra Nostra em 1999, O Clone em 2001, Kubanacan em 2003, Da Cor do Pecado e Senhora do destino em 2004, América em 2005, Cobras & Lagartos em 2006, Duas Caras em 2007 (quando descobriu o câncer no pulmão) e seu último trabalho nas telinhas que foi Caminho das Índias em 2009.
Uma Vida de Luta
Quem via Mara Manzan tão sorridente talvez não imaginasse a vida de lutas que ela levava. Em 1998 a atriz havia passado por um enfisema pulmonar e um câncer de útero e ovários que a obrigou a passar por histerectomia radical. Quando descobriu que estava com câncer de pulmão, em 2008, a atriz estava no ar como a personagem ‘Amara’ na novela ‘Duas Caras’. Nesse mesmo ano ela passou por uma cirurgia realizada por Drauzio Varella, porém, em 13 de novembro de 2009, não resistiu e nos deixou. De acordo com a vontade da atriz o seu corpo foi cremado no Rio de Janeiro.
A Vida Pessoal de Mara Manzan
Na década de 1970 a atriz se casou com José Marcondes Marques e teve uma filha chamada Tatiana Manzan Marques que seguiu também a carreira de atriz. Mara deixou três netos e costumava aparecer na mídia com diferentes namorados, era uma pessoa muito alegre e que fazia da sua vida e da vida daqueles que a cercavam uma festa. Contar piadas era uma marca pessoal de Mara, os seus amigos quando a encontravam já sabiam que iriam rir de alguma coisa.