Elsa Lafuente Medianu, ou Elsa Pataky, como é mais conhecida, nasceu em Madrid, no dia 18 de junho, do ano de 1976. Ela é atriz, filha de José Francisco Lafuente, químco; e de Cristina Pataky Medianu, publicitária, com ascendência romena.
Elsa tem um irmão por parte de mãe, que é mais novo que ela, chamado Christian Prieto. Elsa Pataky estudou interpretação enquanto cursava jornalismo na Universidade de San Pablo. Também integrou o Teatro da Ángel Gutiérrez, a companhia de teatro de Madrid.
Quando a atriz foi escalada para participar da série de TV Al salir de classe, ela deixou a escola. A ideia de usar o sobrenome Pataky foi para homenagear a avó materna, que se chamava Rosa Pataky. Mircea Medianu, seu avó materno e grande ator do teatro, foi o responsável por descobrir a vocação artística da neta.
Carreira de Elsa Pataky
Depois do sucesso obtido em Al Salir de Clase, a atriz teve o seu primeiro convite para participar de um filme (El arte de morir). Houveram alguns filmes seguintes em que houve a co-produção da França e do Reino Unido. Com isso, a atriz também começou a atuar em francês e em inglês.
No ano de 2000, Pataky estrelou a série de TV Rainha de Espadas, onde interpretou a Senora Vera Hidalgo, que era a mulher de Gaspar Hidalgo, e tinha um caso com o Capitão Grisham. Ela apareceu na maioria dos episódios da série.
Elsa Pataky chegou a aparecer nas capas de mais de filmes espanhóis. Há pouco tempo, ela também passou a atuar no mercado francês, onde atuou como coadjuvante, em um papel de destaque e sucesso de bilheteria no ano de 2004.
No filme Serpentes a Bordo, de 2006, Elsa atuou ao lado Samuel L. Jackson. O filme foi dirigido por David R. Ellis. A sua atuação recebeu boas críticas no filme Ninette, que foi estrelado por José Luiz Garci, o ganhador do Oscar.
Um dos últimos trabalhos da atriz foi em Velozes e Furiosos 5, cuja gravação aconteceu no Rio de Janeiro. O seu papel no filme foi da policial Helena Neves, que havia ficado viúva recentemente.
No filme, ela ajudava o agente Luke Hobbs a prender o personagem Dominic Toretto, junto com a sua gangue, que haviam vindo para o Rio de Janeiro na intenção de realizarem um assalto bem audacioso. Porém, no final do filme, Helena e Dominic acabam terminando a história em um relacionamento amoroso.
A atriz participou das sequências do filme Velozes e Furiosos 6, aparecendo no início e no final do filme; e também em Velozes e Furiosos 7, ainda como a policial Helena. Ela ainda teve uma participação em Velozes e Furiosos 8, em que foi presa por Cipher, que era a vilã da história, interpretada pela atriz Charlize Theron.
No ano de 2018, em meados do mês de abril, Elsa Pataky começou a participar das gravações da série Tidelands, da Netflix. A série contou com a participação de Marco Pigossi, ator brasileiro.
A história da série é a cerca de uma ex-presidiária, Cal Mcteer, interpretada por Charlotte Best, que volta para a sua cidade natal, chamada Orphelin Bay. Lá, ela dá início a investigações a respeito de mistérios envolvidos na morte de pescadores locais. É quando ela fica sabendo que os Tidelanders, que são as filhas e filhos de sereias com seres humanos, são os reais responsáveis por todas as mortes sem explicação na cidade.
A personagem Adrielle Cuthbert, interpretada por Elsa Pataky, é quem será a líder da turma de Tidelanders.
Vida Pessoal de Elsa Pataky
Algumas das atividades favoritas de Elsa Pataky é andar de patins, andar a cavalo e snowboard. Ela e Michael Yong, ator francês, já foram namorados. Eles contracenaram em Iznogoud. Elsa também namorou Adrien Brody, um ator norte-americano.
Além disso, a atriz também é a garota propaganda da campanha de sorvete da Nestlé, na Espanha.
Elsa Pataky se casou com Chris Hemsworth, também ator, no dia 25 de dezembro, do não de 2010.
Eles tiveram a sua primeira filha no dia 11 de maio, do ano de 2012. A menina se chama India Rose. E nasceu em Londres, no Reino Unido.
Em 2014, no dia 18 de março, nasceram os gêmeos, Sasha e Tristan.
Elsa Pataky afirmou que abriu mão de várias oportunidades de trabalho para cuidar dos filhos em casa. Ela, o marido e os filhos se mudaram para Byron Bay, em Los Angeles. E ela didde que perdeu muitos contratos devido à mudança.
Ela disse que sempre teve o objetivo de morar longe da cidade grande depois de ter filhos, para que eles pudessem crescer em contato com a natureza. No entanto, essa decisão a afastou do que ela mais gosta de fazer, que é atuar. Porém, ela não se arrepende da decisão. Afinal de contas, ela fez tudo isso pelos filhos que, segundo ela, é a melhor coisa que existe no mundo.
Elsa ainda conta que adora a natureza, e que gostaria muito que os seus filhos tivessem mais liberdade. E que foi isso que motivou a mudança da família. Ela disse que sempre sonhou em ter morar em uma fazenda, e em ter cavalos para que os seus filhos pudessem aproveitar ao máximo tudo isso. Ela afirmou que se sente uma pessoa privilegiada.
Filmes
- Solo en la buhardilla – 1997
- El Arte de Morir – 2000
- Tatawo – 2000
- Menos es Más – 2000
- Sem Notícias de Deus – 2001
- Noche de Reyes – 2001
- Peor Imposible – Qué Pude Fallar? – 2002
- Clara – 2002
- Re-Animator – Fase Terminal – 2003
- El Furgón – 2003
- Atraco a Las 3 … Y Media – 2003
- Romasanta – A Casa da Besta – 2004
- Tiovivo c. 1950 – 2004
- Iznogoud – 2005
- Ninette – 2005
- Um Conto de Natal – 2005
- Serepentes a Bordo – 2006
- Manuale d’amore 2 (Capitoli successivi) – 2007
- Máncora – 2008
- Fugindo da Morte – 2008
- Santos – 2008
- Giallo – Reféns do Medo – 2009
- Give ‘em Hell Malone – 2009
- Mr. Nice – 2010
- Di Di Hollywood – 2010
- Velozes e Furiosos 5: Operação Rio – 2011
- Where the Road Meets the Sun – 2011
- Floquet de Neu – 2011
- La Importancia de ser Ornesto – 2011
- O Jogo Mortal – 2013
- Velozes e Furiosos 6 – 2013
- The Wine of Summer – 2013
- Velozes e Furiosos 7 – 2015
- Velozes e Furiosos 8 – 2017
Séries:
- Qué apostamos? – 1995
- La Vida em el Aire – 1998
- Al Salir de Clase – 1997 / 1998
- Yio Willy – 1998
- Hospital Central – 2000
- Queen of Swords – 2000 / 2001
- Paraíso – 2002
- 7 Vidas – 2003
- Los Serrano – 2003 / 2004
- Mulheres Assassinas – 2009
• Tidelands – 2018