Biografia da Atriz Dira Paes

 Dira Paes é uma brasileira nascida e criada nas telas da televisão. Seu nome de batismo é Ecleidira Maria Fonseca Paes. Nascida em 30 de junho de 1969, é considerada um das mulheres de maior talento dentro da tela da TV, em cima dos palcos e na televisão brasileira em novelas e seriados. É natural de Belém, do Estado do Pará. É uma atriz de talento do cinema brasileiro de sucesso também, tendo participado de grandes produções tendo como resultado algumas participações.

Começo de Carreira de Dira Paes

Ao contrário de muitos atores nacionais, Dira não começou nas novelas da Globo ou fazendo pontas no teatro até ser encontrada como um grande talento. A carreira da atriz nacional começou em 1984, quando atuou em A Floresta de Esmeraldas (The Emerald Forest), dirigida por John Boorman. Ironicamente a produção é norte americana mas filmada no Brasil e com atores brasileiros, sendo então o primeiro filme internacional da carreira de Dira Paes.

Depois de relevada para o cinema, a carreira da atriz começou a decolar. Foi chamada para pontas em outros filmes como Ele O Boto, Incuráveis, Celeste e Estrela, dentre outros. Fez alguns papéis de destaque na televisão, mas foi no cinema que recebeu grande destaque em sua carreira. Dentre suas obras de sucesso no cinema estão Baixio das Bestas, A festa da menina morta, Mulheres do Brasil, Meu tio matou um cara, E ai, comeu?, À beira do caminho e Sudoeste.

Dira Paes sobe aos Palcos Eventualmente

É no cinema que Dira Paes mais se realiza, mas eventualmente a atriz lança seu brilho no teatro. Com participações em grandes peças, mas não com grande frequência. Sua maior dedicação é em novelas e televisão.

Dira Paes Ganha Homenagem do Cine PE por Conjunto da Obra

Em 2010 a atriz teve seu talento nas grandes telas reconhecido. O Cine PE – Festival de Audiovisual que acontece todos os anos em Recife, um dos maiores do setor, entregou o troféu Calunga de Ouro por reconhecimento de sua contribuição para o cinema. A atriz já fez algumas produções pernambucanas e confessa ter um apreço especial pelo publico recifense, um grande amante do cinema que todos os anos enche a sala do evento por cinco dias, com direito a ocupar as escadarias por falta de cadeiras.

Dira Paes participa de Amarelo Manga

Uma das atuações de maior sucesso e sempre lembrada na carreira da atriz é Amarelo Manga, filme do cineasta pernambucano Claudio Assis. A produção independente e com roteiro original atraiu diversos fãs tanto para a atuação da paraense como para o diretor, ainda iniciante no lançamento da obra disponível hoje em DVD.

Na trama, Dira Paes interpreta a religiosa Kika, que sustenta a casa com seu trabalho e descobre uma traição do seu marido. Em um surto de raiva, Kika arranca um pedaço da orelha da amante do seu marido com os dentes e se entrega a uma noite de luxuria com outro personagem, usando uma escova para soltar sua imaginação como reflexo da traição do seu amado marido. O filme se passa no subúrbio de Recife(capital de Pernambuco) e tem outros atores famosos no elenco como Otto(cantor),  Matheus Nachtergaele, Leona Cavalli, dentre outros.

Dira Paes é uma Atriz Global

Com tanto talento e sucesso na carreira no cinema, a atriz não poderia passar desapercebida pela maior emissora na teledramaturgia brasileira. Dira faz parte do elenco de ponta da Rede Globo de televisão, participando de grandes produções como Dona Flor e seus dois maridos, a série Chiquinha Gonzaga, Araponga, Irmãos Coragem, a novela Ti ti ti, Salve Jorge, As brasileiras, Fina estampa, Salve Jorge, o grande sucesso internacional Caminho das Índias. Fez pontas em episódios do programa de sucesso Casseta e Planeta Urgente, no programa A Diarista, A Grande Família, e alguns outros.

Dira Paes é uma Atriz Premiada

Talento precisa ser reconhecido e por isso a parede de premiações da atriz é grande e recheada. Por atuações em filmes Dira acumula mais de vinte prêmios de carreira em festivais importantes como o Grande Prêmio BR do Cinema Brasileiro, Festival de Brasília, Festival de Belém, Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, I Festival de Florianópolis, dentre outros.

Dira é Idealizadora do Festival de Belém

A paixão pelo cinema de Dira Paes vai mais longe que apenas a atuação. A profissional da dramaturgia também é uma das co fundadoras e organizadoras do Festival de Belém, já em sua quinta edição em 2013. O evento anual reúne curtas e longas metragens com produção nacional para uma exibição de quatro dias e uma premiação ao final escolhida por críticos de renome.

Dira Paes Mostra ao Público sua Casa Ecologicamente Correta

Fã das causas humanitárias e em prol do benefício do planeta, a atriz é ativa em sua vida pessoal com seus valores também. Recentemente mostrou ao público sua casa ecologicamente na Revista Caras, da editora Abril, mostrando que seus valores não apenas para aparecer na mídia.

Sua casa tem o estilo rustico e está localizada no Rio de Janeiro. Segundo a atriz ela não é um ‘bicho do mato’, apenas uma boa amante da natureza. A casa tem captação de chuva para uso domestico plantação de arvores para reflorestamento, coleta de lixo para reciclagem e com uso de energia solar. Sua casa é exemplo para diversos órgãos não governamentais de como uma residência pode ser mantida sem agredir ao ambiente.

Dira Paes e Pablo Baião são um Casal Feliz

Poucas pessoas viram o marido de Dira Paes, mas a atriz de cinema brasileiro é casada e muito feliz. Tem mais de 10 anos de relacionamento e se considerada uma mulher realizada em seu lado pessoal. O marido é fotógrafo e um dos grandes responsáveis pelas fotos mais belas lançadas na mídia de sua vida pessoal em grande estilo. O casal é pai de um filho apenas, Inácio, grande orgulho e o qual Dira sempre oferece prêmios e declarações de amor rasgadas na televisão.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrizes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *