Lilia Cabral
A triz brasileira Lilia Cabral Bettolli Figueiredo, nasceu na cidade de São Paulo, no dia 13 de julho de 1957 e atualmente está com 62 anos. A carismática atriz já fez inúmeras novelas na emissora Globo, já atuou no cinema e também no teatro. Hoje conta uma carreira sólida regada a muitos prêmios e homenagens.
Descendência
Lilia possui descendência italiana e portuguesa. Por parte da família do pai Gino Bertolli é italiana, os Bertolli vêm da cidade de Lucca, região da Toscana na Itália. Por parte da família da mãe Almedina Sofia Cabral é portuguesa, a família Cabral vem da região nordeste de Portugal, mais especificamente da ilha de Açores, um arquipélago independente do país que conta com autonomia política e administrativa.
Nascimento E Criação
Nasceu e foi criada na região da Lapa, situada na Zona Oeste da capital paulista. Desde muito nova já se interessava pela carreira artística, apesar de ser censurada pelos pais que não acreditavam na profissão, prometeu então a seus pais que iria cursar jornalismo após um curso de atuação artística.
Não desistiu dos seus sonhos e inicialmente entrou na Faculdade Belas Artes aos 17 anos. Em seguida mudou seus estudos acadêmicos para a Escola de Artes Dramáticas da Universidade de São Paulo (USP), onde permaneceu por algum tempo estudando escondida de seus pais até se formar aos 21 anos. Participou de peças de teatros e outras encenações ao longo dos estudos. Quando fez 21 anos contou ao seu pai que não iria desistir da carreira e ia seguir seu coração, foi quando deixou claro que ela era atriz e nada mais.
Profissão
Teve sua estreia na TV no ano em que fez 24 anos, foi em 1981, no elenco da novela Os adolescentes, de Benedito Ruy Barbosa e exibida pela Rede Bandeirantes. Sua personagem se chamava Marcela. No mesmo ano participou da produção Os Imigrantes e sua personagem era a Angelina, personagem que interpretou também no ano seguinte na continuação Imigrantes: Terceira geração.
Rede Globo
Foi no ano de 1984, enquanto fazia parte do elenco da peça Feliz Ano Velho, de Marcelo Rubens Paiva, que Lilia foi “descoberta” e aquele momento seria a grande virada da sua vida. Na plateia estavam o diretor Denis Carvalho, o autor Gilberto Braga e Paulo Ubiratan, que já trabalhavam na Rede Globo.
Após a atuação de Lilia eles tinham a certeza de que queriam trabalhar com ela, no mesmo momento lhe convidaram para um papel em uma de suas novelas que estava para estrear nos próximos meses. A personagem foi a Margarida Fraga Dantas e a novela era o sucesso Corpo a Corpo (1984).
Desde de então esteve presente em 25 novelas da casa, 5 minisséries e uma série em que foi protagonista. Também fez participações especiais em diversas outras séries da emissora. Hoje já possui 35 anos de trabalho no canal carioca.
Personagens Mais Marcantes
Ao longo da carreira de um artista sempre existem personagens que marcam o povo e a história da televisão, no casso de Lilia Cabral, não foi um, mas sim vários personagens marcantes, a seguir vou citar os 10 que podem ser considerados os mais lembrados, são eles:
- Quem não se lembra de Maria Marta, um dos grandes papéis de Lilia, interpretado por ela na novela Império, na qual era a grande matriarca da família protagonista, a esposa do comendador. A novela foi exibida em 2014 e é um sucesso que o público não se esquece;
- Foi Vitória Vilar, no ano de 2013 no remake da prestigiada Saramandaia;
- Griselda Pereira, mais conhecida como Pereirão da novela Fina Estampa, exibida em 2011, onde a atriz interpretava uma mulher que era uma verdadeira faz tudo, ela sabia mexer com mecânica, fazia trabalhos de eletricista, trabalhos hidráulicos, entre outros. Ganhou o coração dos brasileiros que torciam fervorosamente para a personagem;
- Tereza Saldanha da novela Viver a Vida, exibida em 2009, esta novela rendeu a Lilia uma indicação ao Emmy internacional;
- Sua personagem Mercedes do filme Divã, chegou aos cinemas no ano de 2009, para fechar o ano com chave de ouro. Ganhou o público e depois o filme acabou virando minissérie homônima na Globo;
- Foi a submissa Catarina na trama A favorita, que foi ao ar em 2008;
- A personagem Marta Toledo Flores, a mãe desnaturada de novela Páginas da Vida, rendeu à atriz sua primeira indicação ao Emmy Internacional, no ano de 2006. Além disso ganhou o troféu imprensa daquele ano;
- Lilia foi Barbara na novela Chocolate com Pimenta, na qual ela interpretava uma vilã que ao mesmo tempo que deixava os expectadores nervosos, também tirava algumas gargalhadas;
- Claudia Almeida foi sua personagem em malhação na temporada de 1999, onde era a mãe da protagonista, Tati;
- Aldeída Candeias, personagem divertida de Lilia no grande sucesso global, a famosa Vale Tudo, no ano de 1988. Lilia interpretava a secretária do grande vilão do folhetim, Marco Aurélio.
Filmes
Lilia fez diversos filmes na sua carreira, ao todo são 9 produções que participou, levando um grande público às salas de cinema pelo país. O mais recente, a comédia lançada em 2019, foi o longa “Maria do Caritó”, no qual Lilia interpretou a personagem principal e que dá nome ao filme.
Teatro
Lilia nunca deixou de lado sua paixão pelo teatro, ao longo de toda a sua carreira continuou fazendo peças, estudando, produzindo verdadeiras obras de arte. Entre elas estão, “Delicadas Torturas”, “Solteira, Casada, Viúva, Divorciada” e o famoso “Divã”, que ganhou as telas do cinema e da TV brasileira.
Prêmios
Já foi indicada à mais de 40 prêmios em sua carreira, alguns de renome internacional como o grande Emmy Internacional que premia series do mundo todo e conta com uma banca de jurados de altíssima qualidade. Entre todos os prêmios que concorreu, venceu 29 deles.
Vida Pessoal
Lilia se formou aos 21 anos na Escola de artes dramáticas da USP, que cursou escondida dos pais, no entanto, um momento muito difícil da sua vida foi quando sua mãe morreu, Lilia tinha apenas 20 anos e sua mãe não chegou a ver a filha se formar. Lilia passou momentos muito difíceis nesta época o que a levou a fazer psicoterapia por muitos anos.
Casamento e Filhos
Lilia casou-se 2 vezes, seu primeiro matrimonio no ano de 1996, após 4 anos de namoro foi com João Henrique Jardim, um grande cineasta brasileiro. Os dois se separaram em 1992, alegando divergências conjugais. Eles não tiveram nenhum filho e neste casamento Lilia sofreu alguns abortos espontâneos.
Em 1993 começou o namoro com o que viria a ser seu segundo e atual marido, Iwan Figueiredo, um economista brasileiro. Em 1994 oficializam a sua união. Neste casamento Lilia também teve dificuldades para engravidar e precisou fazer por cerca de 2 anos um tratamento de fertilização antes que conseguisse engravidar da sua filha, Giulia Bertolli Figueiredo, que nasceu em 21 de janeiro de 1996.
Após o nascimento de sua filha Lilia tentou a gravidez mais duas vezes sofrendo novamente abortos espontâneos até que no início dos anos 2000 ela resolveu desistir. A sua filha Giulia segue os passos da mãe e estriou no ano de 2019 na novela adolescente malhação. Julia este ano completa 25 anos de casada com Iwan.