O nome de batismo da atriz e cantora Cleo é Cleo Pires Ayrosa Galvão, nascida no Rio de Janeiro, em 02 de outubro de 1982, é filha da atriz Glória Pires e do cantor e ator Fábio Júnior. Quando criança, Cleo, tinha certeza de que não queria seguir o mesmo caminho dos pais e nem do padrasto Orlando Morais. Trabalhar como atriz e cantora não era algo que estava em seus planos, mas como sempre dizem “filha de peixe…”.
Trajetória de Cleo Pires
Dona de traços marcantes é descendente de portugueses, índios e espanhóis. Embora gostasse de música, Cleo, não cogitava uma carreira artística porque achava muito invasiva a relação da imprensa com os seus pais e padrasto. Uma curiosidade é que em 1994 aceitou o convite da mãe para participar da minissérie “Memorial de Maria Moura” interpretando Maria Moura, personagem de Gloria Pires, na infância.
No período entre 1999 e 200 teve uma banda chamada Seedless que tocava em barzinhos e festivais. É meia-irmã do cantor Fiuk, por parte de pai, e da atriz Antônia Moraes por parte de mãe. Sua resolução de não ser atriz só foi superada em 2003 quando recebeu o convite da cineasta Monique Gardenberg para fazer teste para um filme.
Carreira de Atriz
Cleo passou com louvor e protagonizou o longa “Benjamim”, cujo roteiro foi baseado no livro de mesmo nome de Chico Buarque. Em sua estreia no cinema recebeu o prêmio de melhor atriz no Festival do Rio. No ano de 2004 a atriz foi convidada por Benedito Ruy Barbosa para protagonizar o remake da novela “Cabocla”. Ela recusou o convite porque não queria ser comparada a sua mãe que havia brilhado nesse papel no passado.
Em 2005 foi a vez de Cleo recusar o papel principal na novela “A Escrava Isaura”, remake produzido pela Record, dessa vez o argumento foi não querer ser comparada a Lucélia Santos. Houve mais algumas recusas de convites até que finalmente a atriz aceitou o papel da sensual Lurdinha de “América”, novela de Glória Perez. Na trama sua personagem fazia de tudo para seduzir o personagem de Edson Celulari, pai de uma de suas amigas.
Nesse ano foi eleita por uma enquete realizada pela revista “Istoé Gente” como a mulher mais sexy do Brasil. Fez algumas participações pontuais em humorísticos da Rede Globo e em 2006 voltou a fazer novelas como a indomável Letícia de “Cobras & Lagartos”. Também se aventurou como apresentadora do “Cineview” do canal Telecine Premium.
Mais Trabalhos de Destaque
No ano de 2008 interpretou a tímida professora Margarida do remake de “Ciranda de Pedra” e no ano de 2009 deu o que falar como a maldosa Surya de “Caminho das Índias”. Nesse ano, Cleo, foi convidada para participar do filme “Os Mercenários” de Sylvester Stallone, mas como estava comprometida com a novela de Gloria Perez não pode aceitar. O papel que já havia sido declinado por Juliana Paes acabou ficando com Giselle Itié.
Filmes
Participou em 2008 do grande sucesso “Meu Nome Não é Johnny” e também do filme “Lula, O Filho do Brasil” que conta a história de vida do ex-presidente, como sua primeira esposa Maria Lurdes. Entre 2010 e 2011 ganhou destaque na TV interpretando a misteriosa Estela de “Araguaia”, sua personagem acabou se tornando a protagonista da trama.
Em 2012 foi a protagonista do episódio “O Anjo de Alagoas” da série “As Brasileiras”. Sem ter medo de comparações com sua mãe interpretou Ana Terra jovem no filme “O Tempo e o Vento”, papel que foi de Glória Pires na minissérie homônima de 1985. No período entre 2012 e 2013 interpretou a moderna Bianca de “Salve Jorge”.
Outros Trabalhos
Participou da série “O Caçador” em 2014 e em 2016 foi escalada para a novela “Haja Coração” como Tamara. Ainda em 2016 participou da curiosa série “Supermax” e em 2017 decide mudar seu nome artístico de Cleo Pires para apenas Cleo. No ano de 2018 volta às telinhas como a vila Betina da novela “O Tempo Não Para”.
Música
Em março de 2019 a cantora lançou seu primeiro trabalho musical, o extended play intitulado “Jungle Kid”. No mês de agosto lançou o segundo trabalho musical intitulado “Melhor Que Eu”.
Ataques Gordofóbicos
Em 2019, Cleo, passou por uma fase difícil em sua vida revelando ter compulsão alimentar. Após um período sem sair de casa a cantora e atriz reapareceu na mídia com 20 kg a mais, suas fotos passaram a receber inúmeros comentários negativos quanto à aparência do seu corpo. Demonstrando muita força a atriz aproveitou para levantar a discussão a respeito de pressão estética e gordofobia.