Famoso cantor norte americano, fez fama nos anos setenta e oitenta com composições que exaltavam o romantismo e o seu tom, forte e marcante tanto para suas baladas românticas quanto para suas alegres músicas disco.
Adolescente Problema
Como a grande maioria dos cantores de sucesso norte americanos, exercitou e ampliou seus conhecimentos vocais e musicais no coral da igreja que freqüentava, durante sua juventude. Nesse período teve uma fase de inconseqüência, que se revelou desastrosa, após sua prisão, aos 17 anos, sendo pego em flagrante roubando pneus.
Com legislação diferente à nossa, Barry foi à cadeia e optou por mudar de vida tão logo saísse dali, quando escutou Elvis Presley cantando “It´s now or never”.
Os Primeiros Passos
Após sua saída da cadeia, Barry White estava decidido no seu afã de virar cantor, e assim o fez, sendo um intérprete de grande sucesso em sua região natal, durante a década de sessenta, quando em 1972 decide dar um passo que se tornaria decisivo na carreira: cria o grupo Love Unlimited, que é baseado (e copiado) da idéia original do grupo “The supremes”, ou seja, nele só participavam mulheres, e uma delas, a vocalista Glodean James viria a se tornar sua mulher.
Focado na música, Barry aproveita o sucesso do grupo que criou e com o mesmo nome cria uma orquestra de acompanhamento homônima ao grupo.
Pioneiro
Considerado por muitos um dos criadores da disco music, com sucesso lançados em 1974 como “Can´t enough of your love” ou “Baby, you´re the first, the last, and everyday”. Pronto, a semente estava lançada e Barry, mais uma vez experimentava o sucesso, agora de maneira solo.
Este sucesso há tempos perseguido, só aumentou no ano seguinte, quando do lançamento de “What I´m gonna do with you”, sendo uma de suas músicas mais conhecidas, sendo tocada e lembrada por todos na Tv, e no cinema, quando o assunto é poder e sexualidade.
Antes de iniciar a turnê pelo Brasil, em 1980, lança um outro grande sucesso, desta vez homenageando nosso país: Rio de Janeiro é uma das músicas que ficaram no coração do brasileiro à época e só fez aumentar a já grande empatia do maestro, compositor e cantor norte americano pelas nossas terras.
Os Anos 80
Embora o movimento disco já tinha passado, o talento de Barry White era inquestionável, e sua música ia além destes limites, prova disso foi o lançamento em meio dos anos oitenta em parceria com Lisa Stansfield de “All around the world”, Outro ponto de importante revitalização de sua carreira foram as constantes aparições no show de TV de Ally Mc Beal.
Morreu aos 58 anos, em decorrência de falência dos rins, enquanto estava na fila de espera para um transplante.
Ouvi muito a musica de Barry White durante o começo e metade da decada de 1980. James Brown, Funkadelic (Bootsy Collins). Meu negocio era mais rock ‘n’ roll, mas gostava de ouvir R&B (rock & roll na linguagem afro-americana).