Rinat Dasaev

Rinat Dasaev goleiro soviético reconhecido como um dos melhores jogadores na sua posição durante a maior parte da década de 1980. Ele começou sua carreira em 1976 com o clube de sua cidade natal, Astrakhan, o Volgar Astrakhan, onde sua maneira de jogar por duas temporadas ele foi contratado para jogar por um dos maiores clubes de seu país: o Spartak Moscou. Rapidamente se firmou como detentor de arqueiro titular do Spartak, ganhou reconhecimento internacional pela primeira vez no outono de 1979.

Drills

O Aparecimento

O Spartak conquistou o título do campeonato soviético do mesmo ano, e o perfil internacional de Dasaev cresceu ainda mais com a esplendorosa participação na Taça dos Campeões Europeus, onde o Spartak foi desclassificado com derrota para o Real Madrid nas quartas de final, mas com Dasaev fazendo os impossíveis naquele jogo. Sua boas atuações no Spartak fizeram o péblico ter o goleiro soviético como referência na Copa do Mundo na Espanha, em 1982, onde Dasaev experimentaria pela primeira vez o sabor de um grande torneio internacional, fazendo com que a União Soviética tivesse uma boa participação, não chegando às semifinais por uma diferença de dois gols de saldo em relação à Polônia.

Goalkeeping Gloves

O Sucesso Chega

Internamente, o início dos anos 1980 foram uma época de frustração como Spartak terminou como vice-campeão no campeonato cinco vezes em seis temporadas, entre 1980 e 1985, mas alcançou raro sucesso individual Dasaev para um goleiro quando ele foi nomeado como jogador soviético do ano em 1982. A segunda aparição na Copa do Mundo, no México, em 1986, trouxe mais frustração para o goleiro, que pela Segunda vez ficava pelo caminho nas oitavas de final, com uma derrota para a Bélgica, 4-3 após prorrogação. Spartak quebrou finalmente seu tabú de terminar em segundo em 1987, dando a Dasaev sua medalha de segundo campeonato da liga, e no ano seguinte trouxe a sua maior participação em um torneio internacional. A União Soviética venceu o seu grupo no primeiro turno do Campeonato Europeu, na Alemanha Ocidental, e Dasaev se mantendo como uma muralha contra a Itália, partida na qual bateram os italianos por 2-0 na semifinal. No entanto, ele era impotente para deter o gol maravilhoso de Marco van Basten, de voleio no final, a Holanda ganhou o título da Copa Européia de Seleções daquele ano com uma vitória por 2-0.

Rinat Dasaev

Outros Vôos

1988 viu Dasaev abandonar a União Soviética para jogar em Sevilha, em Espanha, mas sua carreira estava agora a começar a enrolar para baixo. Sendo o capitão da equipe soviética em seu primeiro jogo da Copa do Mundo de 1990 na Itália, uma derrota de 2-0 para a Roménia, Dasaev foi descartado para os dois outros jogos do grupo e não jogou pelo seu país novamente. Aposentou-se de jogar quando seu contrato com o Sevilla terminou em 1991, desde então tem trabalhado como um assistente técnico com a equipe nacional russa e com o Torpedo Moscou.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atletas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *