Ângela Leal nasceu no Rio de Janeiro em 8 de dezembro de 1947, e é uma das grandes atrizes brasileira. É conhecida por ser uma excelente atriz e por ser uma mulher carismática e de grande talento artístico.
A atriz é conhecida por ser uma mulher simpática e altamente profissional, que tem uma brilhante carreira, devido ao fato de ser uma ótima atriz, que sempre se preocupa em fazer uma bela representação de seus personagens, pois é uma atriz muito dedicada e talentosa.
Ângela Leal herdou de seus pais o Teatro Rival-Petrobrás que se localiza na cidade do Rio de Janeiro, na Cinelândia. O Teatro faz parte do mais importante conjunto cultural do município, e é a atriz quem se dedica e faz de tudo para que a herança da família seja um local cultural de grande qualidade.
História da Carreira
Ângela Leal sempre gostou de teatro, mas a princípio não desejava se profissionalizar nessa área e então ela decidiu fazer o curso de Direito. Após ter se formado ela trabalhou algum tempo como advogada, mas não se identificou com a profissão, então Ângela decidiu fazer um curso de teatro e ao término do curso, iniciou sua carreira de atriz participando do elenco da novela “Irmãos Coragem” da Rede Globo. A partir daí, Ângela deu ínicio a sua brilhante carreira, atuando em diversos trabalhos na televisão, no teatro e no cinema.
Principais Trabalhos
A atriz já atuou em diversos trabalhos durante toda a sua carreira, e todas as atuações com grande sucesso e prestígio, pois ela é uma ótima profissional, que se dedica a cada trabalho, com o objetivo de fazer muito bem feito os seus personagens, passando emoção ao seu público.
Ângela Leal já representou muitos personagens e os principais trabalhos da atriz na Televisão são:
1970 – Irmãos Coragem. Viveu Yolanda.
1972 – Selva de Pedra. Atuou como Jane
1975 – Gabriela. Viveu Olga.
1975 – Escrava Isaura. Representou a personagem Carmem.
1977 – O Astro. Atuou como Laurinha.
1980 – Água Viva. Viveu Sueli.
1985 – Roque Santeiro. Viveu Odete
1990 – Pantanal. Atuou como Maria Bruaca.
1990 – A História de Ana Raio e Zé Trovão. Representou a personagem Biga.
1996- Xica da Silva. Atuou como Marquesa Carlota.
1997 – Mandacaru. Representou a personagem Olívia.
2007 – Páginas da Vida. Viveu Hilda.
2009 – Bela, a Feia. Atuou como Olga Santos.
Os Principais Trabalhos no Cinema:
O casal, em 1975.
Fogo Morto, em 1976.
Muito Przer, em 1979.
Perdoa-me por Traíres e Bububu no bobobó em 1980.
Zuzu Angel, em 2006.
Querô, em 2007.
Os Principais Trabalhos no Teatro:
História é uma História, Papa Highirte, Cabaré, Honey Baby, Flávia Cabeça Tronco e Membros, Trair e Coçar é Só Começar, Meu Reino por um Cavalo e A Sauna.
Por: Érica Ap. Gomes