A atriz Beatriz Segall nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 25 de julho de 1926. Ela é considerada nos dias atuais uma das maiores atrizes brasileiras, com a carreira que passa pelo teatro, televisão e cinema.
A Vida de Beatriz Segall
Beatriz de Toledo Segall começou a se dedicar a carreira de atriz com 24 anos. Antes, ela era professora de francês. Porém, no ano de 1950 resolveu dedicar-se ao estudo de teatro e foi quando ela conheceu Maurício Klabin Segall, filho da tradutora Jenny Klabin e do pintor judeu lituano Lasar Segall.
Em 1954, quatro anos depois do encontro, Beatriz e Maurício se casaram. Os dois tiveram três filhos, Sérgio toledo Segall, que veio a se tornar diretor de cinema, Mário que se tornou professor e arquiteto e Paulo. Beatriz esteve afastada da carreira artística do nascimento até que os filhos crescessem um pouco e só voltou a trabalhar em 1964.
No início da década de 1970, Beatriz Segall passou por sérias dificuldades depois que o seu marido foi preso por fazer parte da Aliança Libertadora Nacional, ALN, que lutava contra a ditadura.
A Carreira de Beatriz Segall
O início da carreira de Beatriz Segall foi voltada para o teatro e assim continuou sendo ao longo da sua vida. Porém, a sua estreia como atriz não foi nos palcos, mas sim, no cinema. Era 1950, quando a atriz fazia parte do elenco de “A Beleza do Diabo” e Romain Lesage.
Ao longo da sua carreira, Beatriz Segall foi deixando pelo caminho personagens que entraram para a história da televisão brasileira, como por exemplo, em 1980, a Lourdes Mesquita da novela Água Viva. Porém, a sua grande personagem foi em 1988, Odete Roitman de Vale Tudo.
A personagem entrou para história da dramaturgia como a maior vilã da televisãobrasileira de todos os tempos. Graças a Odete, Beatriz Segall ficou conhecida em todo o país e também teve o seu trabalho reconhecido. Se tornando uma atriz importante para a história da televisão.
Outro fator que impulsionou ainda mais o sucesso da personagem foi o fato de ter se criado um mistério em torno da sua morte, a pergunta que ficou famosa “quem matou Odete Roitman”. Era o grande mistério da trama e até nos dias atuais é relembrado. Funcionou muito bem o segredo que foi mantido a sete chaves até o último capítulo.
O sucesso foi muito grande e obviamente a atriz gostou, mas o que Beatriz Segall já declarou em várias entrevistas é que não gosta de falar sobre Odete Roitman, porque de certa forma, ela acaba “apagando” os seus outros trabalhos. A popularidade e o sucesso foi tão grande da vilã que o seu nome ficou diretamente associado a ela e outros trabalhos deixam de ser comentado, principalmente, o que ela ama fazer teatro.
Duratnte a carreira, a atriz recebeu vários prêmios, incluindo o Prêmio Shell, Mambembe.
Um Pouco do Trabalho da Atriz
Boa parte da sua carreira e de trabalhos na televisão foi na Rede Globo, mas em 2006, ela fez uma passagem pela Rede Record, na novela Bicho do Mato. Na trama, ela era Bárbara, uma professora de francês, assim como a atriz antes de dedicar-se aos palcos. Novamente, depois de um trabalho, a atriz afastou-se da televisão por um período.
Porém, retomou a carreira, em 2011, quando recebeu um convite do autor Aguinaldo Silva, para fazer mais uma vilã, no seu novo trabalho na Rede Globo. Ela seria Maria Beatriz, uma das personagens centrais da trama, que iria contra a protagonista, Lara Romero, vivida por Susana Vieira.
O projeto de Aguinaldo Silva era a série “Lara com Z”, que derivava de “Cinquentinha”, para participar da primeira temporada. Beatriz Segall voltou as novelas em 2012, na trama “Lado a Lado”, vivendo a personagem Madame Besançon.
No ano de 2013, no dia 21 de julho, um dia antes do seu aniversário, Beatriz Segall acabou caindo dentro de um buraco no bairro da Gávea, área nobre da cidade do Rio de Janeiro. O incidente a deixou muito machucada. A repercussão do seu incidente fez com que o prefeito da cidade ligasse para pedir desculpas a atriz.
Em 10 de julho de 2014, foi convidada a assianr o “Calçada da Fama” promovido pelo programa Vídeo Show.
A atriz Beatriz Segall, em 11 de abril de 2015 estreou o programa “Os Experientes” da Rede Globo, exibida em 4 capítulos. A ideia é que os protagonistas da trama sejam pessoas mais velhas. No caso de Beatriz, ela viveu Yolanda, uma senhora que está em uma agência bancária quando acontece um assalto. A atuação da atriz, como não poderia ser diferente, foi um espetáculo.
Seriados e Novelas: Cronologia da Carreira de Beatriz Segall
- Primeiro papel na televisão: em 1967, como Mary em Angústia de Amar.
- Em 1968, viveu Ana em Mercedes.
- Em 1978 participou da novela Dancin’ Days como Celina de Souza Prado Cardoso.
- Em 1979 participou de um outro grande sucesso da televisão brasileira, Pai Herói como Norah Limeira Brandão.
- Em 1980 era Lourdes Mesquita da novela Água Viva.
- No ano de 1981 participou na TV Cultura de três telecontos: O Velho Diplomata, Paixão e Morte e Prima Belinha.
- Em 1981 viveu Iracema em Os Adolescentes.
- Em 1982 viveu Noêmia em Ninho da Serpente e no mesmo ano, foi Laura em Sol de Verão.
- Em 1983 viveu Lourdes Mesquita, uma participação especial, em Louco Amor.
- Em 1983 viveu Eunice em Champagne.
- No ano de 1987, viveu Alzira em Carmem.
- No ano de 1988, viveu Odete Roitman em Vale Tudo.
- No ano de 1990, viveu Sofia Mark em A,E,I, O .. Urca e no mesmo ano viveu Miss Brown em Barriga de Aluguel.
- Em 1992, viveu Stella na novela De Corpo e Alma.
- Foi Paula Candeiras de Sá, em 1993, em Sonho Meu.
- Clô em 1997, em Anjo Mau e em 2001, Miss Penélope, em O Clone.
- Viveu Maria Antônia em Esperança, em 2002.
- No ano de 2006 foi Bárbara de Sá Freitas de Bicho do Mata.
- Em 2012 foi Madame Besançon em Lado a Lado.
E ainda fez alguns seriados, como Lara com Z, em 2011, entre outros e Os Experimentes, que foi ao ar em abril de 2015.
Quem é Beatriz Segall?
Beatriz Segall é carioca filha de professores nascida no ano de 1926 na cidade do Rio de Janeiro, uma atriz já muito conhecida pelos brasileiros na TV, no cinema e no teatro. Antes de se tornar atriz foi professora de francês e durante esse período estudou para ser atriz no início de 1950, continuou seus estudos em Paris onde conheceu seu marido Maurício Segall, com quem tem três filhos. Depois de organizar sua vida particular retornou as atividades como atriz em 1964.
Em 1970 passou por maus bocados depois de seu marido ser preso, por ser integrante da ALN (Aliança Libertadora Nacional). Sua Carreira foi sempre voltada para o teatro, mas vez ótimos papéis no cinema e na TV. Fez várias vilãs que marcaram a vida de muitos telespectadores brasileiros como na novela Vale Tudo onde interpretou a Odete Roitman e na novela Água Viva onde deu vida para a Lourdes Mesquita. Ganhou vários prêmios por seus papéis.
Por Matheus Prado