A ex-ginasta Daiane Garcia dos Santos, mais conhecida como Daiane dos Santos, nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no dia 10 de fevereiro de 1983. Ao longo da carreira competiu na modalidade de ginástica artística tendo conquistado 9 medalhas de ouro na copa do mundo. Aliás, ela foi a primeira esportista de ginástica do Brasil – entre homens e mulheres – a conquistar uma medalha de ouro num Campeonato Mundial.
A ginasta também fez história ao integrar a primeira seleção completa do Brasil numa edição olímpica (nos Jogos de Atenas). Daiane ainda participou das edições das Olímpiadas de Pequim e de Londres. Existem dois movimentos de ginástica com o nome da atleta (por ter sido ela a primeira a executá-los) sendo o duplo twist carpado (Dos Santos I) e a sua evolução chamado duplo twist esticado (Dos Santos II). Que tal conhecer um pouco mais sobre essa grande atleta brasileira?
Conhecendo Melhor a Carreira de Daiane dos Santos
As primeiras medalhas de Daiane foram conquistas durante o Pan-americano de Winnipeg, em 1999, na categoria sênior, medalha de bronze por equipes e de prata no salto. Em 2001 participou do Campeonato de Gante, na Bélgica, esse foi seu primeiro Mundial. Ficou em quinto lugar na final do solo.
Com apenas 20 anos, em 2003, se mudou para Curitiba para intensificar seu treinamento. Conquistou em então a medalha de bronze por equipes na edição do Pan-americano de Santo Domingo. Em seguida foi medalha de ouro no Mundial de Anaheim (a primeira medalha de ouro do Brasil nessa competição), realizado na Califórnia, nos Estados Unidos.
Foi na final do solo dessa competição que Daiane realizou o duplo twist carpado movimento que recebeu seu nome (Dos Santos I). Esse exercício foi desenvolvido em conjunto com o técnico Oleg Ostapenko. No ano de 2004 ganhou medalhas em etapas da Copa do Mundo, mas acabou se lesionando.
Olímpiadas de Atenas
Ainda em 2004, Daiane, participou das Olímpiadas de Atenas e mesmo lesionada conseguiu encerrar em quinto lugar. Ela não ganhou medalha nessa competição, mas entrou para a história ao executar o duplo twist esticado (Dos Santos II), evolução do primeiro movimento que levou seu nome. Sua apresentação no solo foi realizada ao de “Brasileirinho”.
Isto Aqui o Que é?
Em 2005 conquistou medalhas em novas etapas da Copa do Mundo, contudo, não conseguiu ser bicampeã do solo, a final aconteceu em Melbourne, Austrália. No ano de 2006 mudou a rotina e passou a usar outra música, “Isto aqui o que é?”, de Ari Barroso. Essa rotina a levou a conquistar medalhas em outras etapas da Copa do Mundo.
Chegou a final do solo no Mundial de Aarhus, na Dinamarca, terminando a competição em quarto lugar. No final de 2006 participou novamente da competição do solo conquistando sua segunda medalha de ouro. No ano de 2007 competiu nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro com uma lesão e ainda assim conquistou uma medalha de prata por equipes.
Jogos de Pequim
Em 2008 disputou os Jogos de Pequim e chegou a duas finais, sendo a primeira final coletiva na modalidade por equipes disputada pelo Brasil. Encerrou sua participação na oitava posição na modalidade de equipes e em sexto lugar na final do solo. No mês de outubro desse ano precisou passar por uma cirurgia para corrigir o joelho direito que estava torto devido a um desvio de dez graus.
No ano de 2009 se manteve afastada das competições para que pudesse fazer uma nova cirurgia, dessa vez para remover a placa de titânio colocada na cirurgia anterior. Ainda nesse ano, Daiane dos Santos, teve um resultado positivo no antidoping da Federação Internacional de Ginástica e recebeu cinco meses de afastamento do esporte como punição.
Retorno
Após ter sido mantida afastada do esporte devido a cirurgia e também ao antidoping retornou em 2010 disputando o Campeonato Paulista em que recebeu quatro medalhas de ouro competindo em todos os aparelhos. Em maio de 2011 foi reintegrada a equipe principal brasileira da qual estava afastada desde as Olímpiadas de 2008.
No ano de 2012, após as Olímpiadas de Londres, aos 34 anos de idade, em que foi a melhor competidora da equipe brasileira, decidiu se aposentar devido a uma cirurgia no joelho. Daiane se tornou empresária e já declarou que deseja trabalhar num cargo administrativo ligado a ginástica, mas que não anseia ser técnica.
Onde Daiane dos Santos Mora?
Atualmente, a ex-ginasta mora na cidade de São Paulo e trabalha como comentarista esportiva. Após se aposentar do esporte ela se dedicou aos estudos tendo se formado em licenciatura e bacharelado em Educação Física pela FMU em São Paulo. Em seguida fez especialização em gestão esportiva.