Erling Haaland: História, Carreira E Clubes

Herling Haaland

Esse jogador de futebol nasceu na cidade Leeds, uma cidade que fica na região Norte da Inglaterra, mais especificamente no condado chamado de West York Shire, no dia 21 de julho do ano de 2000, atualmente ele está para completar os seus 20 anos de vida. Apesar de ter nascido na Inglaterra, a sua nacionalidade é norueguesa, isso porque ele nasceu em terras britânicas apenas porque seu pai jogava na época pelo Manchester City, no entanto, ele sempre teve a nacionalidade da Noruega, que é a nacionalidade de ambos seu pai e sua mãe.

O seu nome de nascimento é Herling Braut Håland, que seria a escrita norueguesa de seu nome, mas no inglês é comum se referir ao seu último nome Håland, como Haaland. Essa escrita norueguesa de seu nome se deve a sua descendência, já que sua família é originalmente da Noruega. Inclusive o seu pai, que nasceu na cidade de Stavanger, é um dos mais famosos jogadores de futebol da história da Noruega, seu nome é Alf Inge Rasdal Håland, que atuava em seus tempos de jogador como zagueiro e como meio campista. O filho que desde pequeno viu seu pai atuando nos gramados, logo se interessou pela carreira do pai e com o tempo foi seguindo os seus passos.

Carreira Profissional

A sua carreira profissional, os seus passos como jogador começaram muito cedo, foi no ano de 2016 quando ele tinha apenas 15 anos de idade, coincidentemente na mesma equipe em que seu pai, muitos anos antes havia iniciado também. Ele começou na equipe B do Bryne FK, que é um time norueguês, mas devido ao seu talento e ao seu esforço e disciplina, logo foi ganhando destaque e se estabelecendo como um prodígio. Após marcar incríveis 18 gols ao longo de apenas 14 partidas, ele mesmo com apenas 15 anos foi levado a jogar no time A, na equipe principal do Bryne FK. Ainda que essa equipe não jogasse na divisão principal do campeonato da Noruega, ela lhe rendeu bons frutos e até mesmo uma proposta para ainda no começo da carreira, mudar para o time Hoffenhein, um time alemão.

Herling Haaland

Herling Haaland

No entanto, o Bryne FK não conseguiu segurá-lo por muito tempo, eram muitas propostas de times maiores, com isso já no ano seguinte em 2017, logo no início de fevereiro ele assinou com o time Molde Football Klubb, que é um time que joga na liga principal norueguesa, a Eliteserien. Essa transferência faria com ele aumentasse a sua visibilidade, o alcance do seu nome e as suas oportunidades no mundo do futebol. Apesar de ter demorado muito para ele estrear de fato e ganhar o seu lugar no time, em uma das primeiras partidas em que ele atuou e pode demostrar a qualidade do seu futebol, ele fez 4 gols assim garantindo a vitória da sua equipe.

Neste fatídico dia em que sozinho Håland marcou 4 gols, por acaso havia um olheiro do Manchester City assistindo à partida, esse olheiro lhe fez uma grande proposta para mudar de time, mas a sua equipe o Molde F K recusou-as todas ao longo da temporada, segurando Håland até o final de seu contrato, afinal ele se tornou um de seus jogadores mais importantes e valiosos. Nessa temporada Håland ganhou muitos prêmios noruegueses, como melhor jogador da competição, melhor novo jogador da Noruega, entre outros.

No ano seguinte em 2018, quando seu contrato com o Molde F K chegou ao fim, ele pode finalmente seguiu outro rumo profissional, então na data de 18 de agosto, foi finalmente e oficialmente anunciado que Håland era agora contrato pela equipe Red Bull Salzburg, um clube da Áustria, com o qual ele assinou um contrato de ao menos 5 anos de carreira. Esse clube por fim permitiu que ele pudesse jogar no maior campeonato da Europa, a Champions League ou como dizemos em português, a Liga dos Campeões europeia.

Na Liga dos Campeões, ele pôde escrever o seu nome na história do futebol europeu, pois quebrou muitos recordes já em suas partidas de estreia, entre eles o de segundo jogador mais jovem em toda a história do campeonato a marcar nas suas três partidas de estreia, ele bateu o recorde por ser o primeiro jogador a marcar 6 gols em suas 3 partidas de estreia na competição, além disso no seu quarto jogo pela Champions League ele marcou mais um gol e se tornou o mais jovem jogador a conseguir esse feito, 4 partidas de estreia, todas com gols, se igualando a outros grandes nomes do futebol, tal como Diego Costa e então veio o seu quinto jogo e com ele mais gols, agora ele se igualou a outros grandes nomes do futebol mundial, como Cristiano Ronaldo e Robert Lewandowski.

Borussia Dortmund

Borussia Dortmund

Borussia Dortmund

Após o jogador Herling Håland obter tanto sucesso jogando pelo Red Bull Salzburg, é claro que muitos grandes times foram para cima, tentando assinar um contrato com ele, mas o vencedor foi o Borussia Dortmund, um grande time alemão, onde jogam alguns dos maiores jogadores da atualidade. O anuncio de sua contratação foi feito ainda no ano de 2019, em 29 de dezembro, com o time alemão ele assinou um contrato que é válido até o ano de 2024. Desde a sua contratação ele vem tendo um excelente desempenho e até o momento da paralisação dos campeonatos de futebol por causa da pandemia do corona vírus (COVID 19) que atingiu o mundo no ano de 2020, ele estava empatado com um outro colega e grande jogador, que é Robert Lewandowski como o maior artilheiro do campeonato até o momento.

Seleção da Noruega

Como já foi mencionado, Herling Håland nasceu na Inglaterra apenas por uma questão técnica e de facilidade momentânea, mas ele sempre teve a nacionalidade norueguesa, sua família é da Noruega e ainda criança voltou a morar no país de seus pais, por isso não faria nenhum sentido que ele atuasse em nenhuma outra seleção que não fosse a seleção da Noruega.

Herling Håland na Seleção da Noruega

Herling Håland na Seleção da Noruega

Nesta seleção ele atua nas categorias de base desde muito cedo, mais especificamente desde o ano de 2015, quando ele tinha 14 para 15 anos de idade. Um grande momento de sua carreira foi na Copa do Mundo de futebol das categorias sub 20 do ano de 2019, quando ele teve uma incrível atuação com a camisa da sua seleção, isso garantiu que ainda no mesmo ano, ele fosse então escalado para a seleção principal do seu país, as primeiras partidas que jogaria seriam contra dois outros países europeus, a Suécia e Malta, em jogos que faziam parte da competição Eurocopa, ainda em fase eliminatória para o campeonato do ano de 2020.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esportistas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *