Quando Mauricio de Sousa se Casou? Onde Foi a Festa?

Reconhecido como um dos grandes cartunistas do mundo, Mauricio Araújo de Sousa, nasceu no dia 27 de outubro de 1935 em Santa Isabel, região metropolitana de São Paulo e construiu um verdadeiro império a partir dos seus personagens. Pai de dez filhos o empresário criou vários personagens inspirados nos seus herdeiros.

O primeiro casamento de Mauricio foi Marilene Sousa que é mãe de quatro dos seus filhos: Mariângela, Mônica, Magali e Mauricio Spada. O relacionamento durou 12 anos, porém, mesmo após o divórcio ele se manteve presente na vida dos filhos. Marilene faleceu em 2011.

Do relacionamento com Vera Lúcia Signorelli teve duas filhas: Wanda e Valéria Signorelli e Sousa.  Vera faleceu num acidente de carro em 1971 na Via Dutra. O empresário se casou então com Alice Keiko Takeda com quem teve três filhos: Marina, Mauro e Mauricio Takeda de Sousa. O último filho de Mauricio, Marcelo de Sousa foi fruto de uma relação que aconteceu enquanto o cartunista estava separado de Alice. Que tal conhecer um pouco sobre a vida de Mauricio de Sousa?

A Vida de Mauricio de Sousa

Nascido em Santa Isabel, no ano de 1935, Mauricio de Sousa é filho de Antônio Mauricio de Sousa e Petronilha Araújo de Sousa. A mãe do cartunista era poetisa e seu pai além de barbeiro era pintor, compositor e poeta. Em sua casa havia uma infinidade de livros. Ele cresceu participando de reuniões de artistas em sua casa, os saraus e rodas de chorinho eram comuns.

O desejo da mãe de Mauricio é que ele fosse um cantor mirim, mas a sua timidez foi um grande empecilho. Com poucos meses de vida ele e a família se mudaram de Santa Isabel para Mogi das Cruzes, cidade vizinha. Assim que cresceu um pouco o futuro empresário começou a desenhar ilustrações para rádios e jornais além de cartazes. Um dia Mauricio contou ao pai que queria viver de seu trabalho de desenhista, o conselho que recebeu foi: “Desenhe pela manhã e a tarde administre”.

O Começo da Carreira

Mauricio queria ser cartunista profissional, mas o único trabalho que conseguiu foi como repórter policial na Folha da Manhã. Ele iniciou nessa atividade em 1954 e permaneceu por cinco anos, além de escrever ele ilustrava os textos com desenhos que tinham boa aceitação do público.

Ele começou a desenvolver histórias em quadrinho em 1959, uma história do seu cãozinho Bidu (o primeiro personagem) foi aprovada para sair no jornal. Bidu e seu dono Franjinha logo ganharam a companhia de um garoto de cabelos espetados chamado Cebolinha em 1960. Bidu, nos dias de hoje, tem histórias solo e com seu dono Franjinha. O cãozinho é o símbolo da empresa.

Mônica

A personagem Mônica foi criada em 1963, nesse mesmo ano criou a Folhinha de S. Paulo com a jornalista Lenita Miranda de Figueiredo, Tia Lenita. Em 1961 ele já havia criado o Cascão. Foi nessa época que ele criou a empresa Bidulândia Serviços de Imprensa que posteriormente seria conhecida como Mauricio de Sousa Produções.

No ano de 1970 ele lançou a primeira revista da Turma da Mônica que essa época era chamada de ‘Mônica e Sua Turma’. Em 1987, Mauricio, começou a ilustrar ‘O Estadinho’, suplemento infantil do jornal ‘O Estado de S. Paulo’ que havia sido recém-criado. Mauricio montou uma equipe robusta de desenhistas e roteiristas para produzir as histórias e depois de um tempo focou em desenhar somente as histórias do dinossauro Horácio.

Revistas Turma da Mônica

Mauricio sempre teve uma boa visão empresarial e isso contribuiu para o crescimento exponencial das revistas da Turma da Mônica, No começo em 1970 eram apenas 200 mil exemplares. Em 1986 as revistas passaram a ser publicadas pela editora Abril, mas no ano seguinte, 1987, os títulos passaram a ser publicados pela Editora Globo.

Após 20 anos trabalhando com a Globo, Mauricio, assinou contrato com a Panini. O objetivo era fazer com que as publicações da turminha tivessem uma maior aceitação no exterior haja vista que essa é uma editora multinacional que também publica revistas da Marvel e da DC Comics.

Os Personagens e a Família de Mauricio de Sousa

Mauricio tem dez filhos e criou personagens inspirados nos herdeiros assim como em amigos de sua infância. São personagens inspirados em seus filhos: Mônica, Magali, Maria Cebolinha (homenagem a Mariângela), Marina, Do Contra (inspirado em Mauricio Takeda), Nimbus (inspirado em Mauro), Marcelinho, Vanda, Dr. Spada e Valéria. Franjinha e Titi são inspirados nos sobrinhos do cartunista e Horácio é o alter ego de Mauricio.

Alguns dos filhos trabalham na empresa de Mauricio, Mônica se tornou a responsável pela divisão comercial de produtos licenciados e alimentos. Já Magali participa como roteirista e Marina trabalha no desenvolvimento de novas histórias. O universo das histórias da Turma da Mônica faz parte do dia a dia da família.

Universo Expandido

A Turma da Mônica foi muito além das revistas, os personagens já ganharam adaptação para o cinema e televisão. Além disso, a turminha já integrou videogames assim como foram licenciados comercialmente. Já foi desenvolvido um parque temático da turminha. Há uma série de novos projetos em andamento só esperando para chegar até o público.

Momentos Difíceis

No dia 20 de março de 2008 Marcelo, o filho mais novo de Mauricio que tinha apenas dois anos de idade, e sua mãe Marinalva Pereira dos Santos foram sequestrados. A quadrilha levou os dois para São Sebastião, no litoral de São Paulo. A polícia civil libertou mãe e filho no dia 06 de abril de 2008. Foi um período de grande tensão para toda a família, mas foi concluído com o resgate.

Outro momento de grande tristeza na vida de Mauricio de Sousa foi o falecimento de seu filho Mauricio Spada com apenas 44 anos, ele teve um ataque cardíaco em casa. A família é o bem mais precioso para Mauricio de maneira que esse foi um duro golpe para ele. Apesar da imensa tristeza ele vem buscando formas de se recuperar. Atualmente, quase todos os filhos moram perto da sua residência e empresa em São Paulo. Somente Magali mora longe em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Gostou de saber mais sobre Mauricio de Sousa e suas criações? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *