Qual era o Nome do SBT Antes?

Em agosto de 2021 o SBT faz quarenta anos de história na televisão brasileira. O Sistema Brasileiro de Televisão foi ao ar pela primeira vez no ano de 1981. O SBT estreou no dia dezenove de agosto deste ano as 10h da manhã. Foi aí que o Brasil conhecer a assinatura da concessão ao vivo sendo transmitida do Ministério das Comunicações em Brasília.

A História do SBT – Sistema Brasileiro de Televisão

Com mais de 96% das casas brasileiras sendo cobertas pelo sinal da emissora e muito a se comemorar. A programação diversificada e completa do SBT traz alegria e muita informação para muitos brasileiros e atinge mais de duzentos milhões de telespectadores. Vamos conhecer um pouco mais sobre a história deste canal.

Silvio Santos

Quem é Silvio Santos? Senhor Abravanel ou Silvio Santos (conhecido assim) é o dono do SBT e é também o apresentador de televisão, com mais de setenta anos de carreira. O empresário é um dos homens mais bem sucedidos do país e é uma celebridade da Forbes. Atualmente o brasileiro está no ranking da Forbes na posição 179, com uma fortuna avaliada em 1,9 bilhão de reais.

Silvio Santos, aém de fundador do Sistema Brasileiro de Televisão é também o dono do Grupo Silvio Santos, que inclui diversas empresas, dentre elas estão: Jequiti cosméticos, TV Alphaville, Liderança Capitalização, e diversas outras grandes empresas.

Como Tudo Começou

No ano de 1930, em setembro, nasce o Silvio Santos, na capital do estado do Rio de Janeiro, no bairro da Lapa. Sua vida e toda a sua história até os dias atuais é um exemplo de superação e de coragem para muitas pessoas.

Silvio é filho de imigrantes que vieram para o país em 1924. Seu pai era um Grego da Tessalônica chamado Alberto Abravanel e sua mãe era uma judia chamada Rebecca Caro. A infância de Silvio Santos foi marcada por uma vida simples e básica, típica de uma família de baixa renda da época.

Desde criança Silvio Santos era curioso e muito inteligente, sempre muito pensativo e estrategista com seu futuro. Ele iniciou sua vida profissional muito cedo, como camelô nas ruas do Rio de Janeiro. Logo logo ele mostrou seu talento em conquistar as pessoas e percebeu seu poder de persuasão. Além de sua voz diferente, imponente e atraente, ele era muito inteligente nas jogadas de marketing e vendas.

E foi com esse talento, dedicação e temperamento (e voz, claro!) que conseguiu seu primeiro trabalho em uma rádio pelo convite de um locutor famoso da época. Ele aceitou o emprego e ficou um tempo. Entretanto ele percebeu que seu lucro era muito maior com suas vendas nas ruas da cidade e voltou para este ramo.

Início da Vida Como Apresentador de Televisão e Empreendedor

No ano de 1958, depois de muito trabalho e crescimento como vendedor nas ruas, Silvio resolveu começar a colocar em prática suas ideias para empreender e crescer na carreira. Com um dinheiro que tinha juntado ele conseguiu comprar o Baú da Felicidade, que antes era de Manoel da Nóbrega, um amigo radialista muito famoso. O Baú da Felicidade funcionava da seguinte maneira: as pessoas compravam seus carnês e recebiam, em dezembro, uma caixa cheia de presentes variados.

Pouco tempo depois, Silvio começou a expandir seus negócios e criou lojas físicas específicas para clientes do Baú da Felicidade. Os clientes conseguiam ir até as lojas e trocar os valores pagos nos carnês por brindes. Existia de tudo, desde brinquedos até mesmo eletrodomésticos.

Desde as Primeiras Televisões

Desde as Primeiras Televisões

Depois disso, Silvio entrou para a televisão, como apresentador de um programa infantil chamado “Vamos brincar de forca”, que era transmitido pela TV Paulista. Silvio topou participar do programa porque ele poderia divulgar também o baú da felicidade enquanto apresentava.

O apresentador fez tanto sucesso que ele conseguiu aumentar muito o seu catálogo de bens do Baú, inserindo carros e casas também. Foi então que Silvio percebeu em algum momento que seu sucesso estava crescendo muito e ele precisava administrar seu patrimônio. Assim ele começou a adquirir outros empreendimentos, como concessionárias e também construtoras.

Além disso, ele abriu o banco PanAmericano para começar a aplicar todo o dinheiro do Baú da Felicidade, que lhe rendeu muito dinheiro e sucesso. Logo depois abriu a Liderança Capitalização.

Silvio Santos, na televisão, passou por muitos programas. Inclusive ele trabalhou em algum momento de sua vida para a Globo – neste caso ele saiu por não ter conseguido se juntar às ações do canal. Também apresentou programas na TV Tupi e na Record.

Mas desde que iniciou na vida de apresentador de televisão, Silvio Santos não se contentava em apenas fazer isto e administrar suas empresas e sucesso. Ele sonhava em ter seu próprio canal de televisão para produzir e administrar toda a programação.

A Criação do SBT

Primeiramente, no canal 11, na cidade do Rio de Janeiro, Silvio Santos criou a TVS – TV Studios Silvio Santos. O canal foi concebido e assinado pelo presidente da época, Ernerto Geisel, em outubro de 1975. Silvio fundou a TVS com seu amigo Manuel da Nóbrega como Superintendente do canal. Depois, Luciano Callegari entrou em seu lugar.

Foi em 14 de maio do ano de 1976 que a TVS entrou no ar pela primeira vez. No início a programação do canal era composta pela transmissão do Programa do Silvio Santos, que já era transmitido também pela TV Tupi do Rio de Janeiro na época. A programação variava um pouco, com programas de entretenimento apresentados por Silvio Santos, shows produzidos nos estúdios em São Paulo, matérias de jornais, desenhos animados, além de programas antigos reeditados.

Quando a TV Tupi saiu do ar, em 1980, depois de uma greve dos funcionários que levou praticamente à falência do canal, as 13 emissoras afiliadas passaram a transmitir o programa Silvio Santos. Logo depois, João Figueiredo assumiu a presidência do Brasil encerrou a concessão do canal TV Tupi. Assim, foi posto em licitação pública de duas redes de televisão, que eram antes formadas pela TV Tupi com mais muitos outros canais de televisão.

Então o Grupo Silvio Santos entrou com a licitação para adquirir o bloco de canais que incluíam a Tupi de São Paulo, Marajoara de Belém, Piratini de Porto Alegre e a Continental do Rio de Janeiro.

Quando em 19 de agosto de 1981 o contrato de assinatura da concessão dos canais foi assinado, a TVS entrou ao ar e transmitiu a própria solenidade ao vivo para os telespectadores – isso nunca tinha sido feito antes. Foi nesse momento que o nome Sistema Brasileiro de Televisão surgiu para o Brasil.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *