Nascido na Louisiana, Reese Witherspoon começou ir em busca do sonho de se tornar atriz depois de se formar pela Universidade de Stanford. Seu sucesso no cinema chegou após seu trabalho em filmes, como: “Planos Quase Perfeitos”, “Segundas Intenções” e “Psicopata Americano”. Entretanto, um de seus papéis chamou mais a atenção em meio a todos os outros, a Elle Woods, de “Legalmente Loira” (2001).
Reese ganhou um Oscar em 2005 por seu papel em “Johnny e June”. Trabalhos recentes no cinema incluem “Água Para Elefantes”, “Guerra é Guerra!”, “Amor Bandido” e “Sem Evidências”.
Acompanhe o artigo e saiba mais sobre a vida e a carreira desta grande atriz.
Início da Vida e da Carreira
O nome de batismo da atriz é Laura Jean Reese Witherspoon. Ela nasceu em 22 de março de 1976, em New Orleans, no estado americano de Louisiana. Filha de um médico e de uma enfermeira, Reese foi criada em Nashville, no estado do Tennessee. Ela concluiu o ensino médio na Harpeth Hall, uma escola para meninas.
Em 1991, a atriz, com apenas 14 anos de idade, viu um anúncio no jornal que buscava figurantes para um filme. Ela se candidatou para uma das vagas e acabou ficando com um dos papéis principais em “No Mundo da Lua” (1991).
Após concluir o ensino médio, Reese considerou abandonar a carreira de atriz para seguir seus pais na área médica. Mas, em 1996, seu desempenho no filme “Freeway – Sem Saída” lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival Internacional de Cinema da Catalunha. Isso fez com que ela adiasse a entrada na faculdade por um ano para se concentrar na carreira artística. Com o tempo, ela acabou desistindo da carreira na área da saúde e decidiu estudar Literatura Inglesa na Universidade de Stanford.
Ela rapidamente se estabeleceu como uma talentosa atriz em filmes como “A Vida em Preto e Branco” (1998), “Eleição” (1999) e “Segundas Intenções” (1999). Enquanto filmava “Segundas Intenções”, ela começou um romance com seu companheiro de cena Ryan Phillippe, que ela havia conhecido anteriormente, em sua festa de aniversário de 21 anos. Os dois se casaram em 1999, e tiveram dois filhos logo depois: Uma menina, Ava Elizabeth (nascida em 1999), e um menino, Deacon (nascido em 2003).
O Papel em “Legalmente Loira”
Em 2001, Reese Witherspoon atingiu um novo patamar em sua carreira ao estrelar a comédia “Legalmente Loira”. Ela interpretou a personagem Elle Woods, uma patricinha que, para provar para o seu namorado que não era apenas uma menina fútil, conseguiu entrar para a faculdade de direito na Harvard Law School.
O filme fez um sucesso tão grande que gerou uma continuação. Reese estrelou e produziu “Legalmente Loira 2” (2003). A atriz faturou 15 milhões de dólares, o equivalente a 15 vezes a quantia que ela foi paga para atuar no primeiro filme.
A franquia rapidamente se estabeleceu, e Reese foi parar no topo da lista de atores mais requisitados de Hollywood. Ela também se tornou uma das atrizes mais bem pagas, de de acordo com o Hollywood Reporter, com o cachê subindo de 15 para 20 milhões de dólares por filme.
O Sucesso e Problemas Pessoais
O sucesso mostrou ter vindo para ficar na carreira de Reese Witherspoon. O filme “Doce Lar” (2002) foi bem recebido pelo público e pela crítica, e, além disso, ela fez pequenos papéis em filmes independentes, e dublou projetos de animação.
A atriz mostrou uma outra face do seu talento em 2005, quando interpretou a cantora country June Carter no filme “Johnny e June”, que foi um sucesso tanto de crítica quanto comercial. Pelo papel, Reese ganhou um Oscar, um Globo de Ouro e um BAFTA.
Embora a carreira profissional estivesse ótima, a atriz estava passando por sérios desafios em sua vida pessoal. Ela e o marido, o ator Ryan Phillippe, anunciaram sua separação em outubro de 2006 e o divórcio veio no ano seguinte.
Em uma entrevista em 2014, a atriz abriu o jogo sobre o fim do seu casamento. Ela afirmou que a crise no casamento estava refletindo em todas as áreas de sua vida, incluindo a profissional. Os problemas estavam minando a sua criatividade e sua paixão pelo trabalho.
Trabalhos Recentes de Reese Witherspoon e Polêmica
Em 2007, Reese trabalhou no filme “O Suspeito”, também estrelado por Jake Gyllenhaal. Os dois começaram a namorar logo depois, mas o romance não durou muito tempo e o casal se separou em 2009.
A atriz começou a namorar o agente de Hollywood Jim Toth pouco tempo depois. Durante este tempo, ela também co-estrelou a comédia “Penelope” (2008), ao lado de Christina Ricci, além de trabalhar também como produtora do projeto. Mais tarde, naquele mesmo ano, ela estrelou, ao lado de Vince Vaughn, a comédia “Surpresas do Amor”. Outros projetos com grandes nomes vieram em seguida, incluindo o filme 2011 “Água Para Elefantes”, no qual ela estrelou ao lado de galã Robert Pattinson.
Nesse mesmo ano, Witherspoon se casou com Jim Toth. O casal teve um filho, um menino chamado Tennessee James Toth, que nasceu em 2012. Logo após o nascimento do bebê, ela estrelou a comédia romântica “Guerra é Guerra!” (2012), com Chris Pine e Tom Hardy, e o drama “Amor Bandido” (2012), com Matthew McConaughey. Ela também trabalhou no filme “Sem Evidências” (2013) ao lado de Colin Firth e Stephen Moyer.
Enquanto trabalhava no filme “Uma Boa Mentira”, em 2013, Reese Witherspoon foi presa em Atlanta, na Geórgia, após um acidente causado pela combinação de bebida e direção. Ela e o marido estavam bêbados, mas era ele quem estava no volante. Além disso, a atriz desacatou um oficial de polícia.
Após o ocorrido, a atriz pediu desculpas por sua atitude e disse estar muito envergonhada em um comunicado enviado à imprensa. Ela disse ter ficado muito assustada com o acidente envolvendo ela e o marido, mas que nada justificava o que eles fizeram.
Reese Witherspoon abriu sua própria produtora em 2012, a Pacific Standard, que produziu filmes como “Garota Exemplar” e “Livre”. Este último, baseado no livro de memórias de Cheryl Strayed.
Laura Jeanne Reese Witherspoon, nascida em 22 de março de 1976, mais conhecido como Reese Witherspoon, é uma atriz americana. Ela conseguiu seu primeiro papel principal no filme “The Man In The Moon” em 1991.
Em 1996, Reese Witherspoon apareceu em “Freeway” e depois teve papéis em três grandes filmes de 1998: “Overnight Delivery”, “Pleasantville” e “Twilight”. No ano seguinte, Reese Witherspoon apareceu no aclamado “Election”, que lhe valeu uma indicação ao Globo de Ouro.
2001 marcou a virada na carreira de Reese, com o papel de “Elle Woods” no sucesso de bilheteria “Legalmente Loira”, e em 2002 ela estrelou “Sweet Home Alabama”, que se tornou seu filme de maior sucesso comercial até agora. 2003 foi o ano do seu retorno como atriz e produtora executiva de “Legalmente Loira 2”.
Em 2005, ela recebeu muitos elogios por sua interpretação em “Walk the Line”, que lhe valeu diversos prêmios.