A atriz Keira Knightley nasceu no dia 26 de março de 1985, em Londres, na Inglaterra. Ela fez sua estreia no cinema quando tinha apenas 9 anos de idade no filme “A Village Affair” (1994).
Seu primeiro papel importante foi em “Star Wars: Episódio 1 – A Ameaça Fantasma”. Além disso, ela tornou-se conhecida por sua atuação como a jogadora de futebol Juliette Paxton em “Driblando o Destino”. Seus filmes mais recentes incluem “Desejo e Reparação”, “Piratas do Caribe”, “Um Método Perigoso” e “Anna Karenina”. Ela também recebeu indicações ao Oscar por seus papéis em “Orgulho e Preconceito” e “O Jogo da Imitação”.
Início da Vida e Carreira
Keira Christina Knightley cresceu em uma família de artistas. Seu pai é o ator Will Knightley e sua mãe é a dramaturga Sharman Macdonald. Ela cresceu no subúrbio de Londres com seu irmão mais velho Caleb.
Em uma entrevista para a revista Marie Claire, Keira disse que ter passado a infância brincando com casas de boneca pode ter influenciado a sua escolha pela carreira de atriz. Ela estava sempre inventando histórias, brincando com elas por horas.
O período escolar não foi fácil para ela, pois tem dislexia, que é uma dificuldade que algumas pessoas têm de ler, escrever, realizar operações matemáticas, entre outras atividades.
Seu primeiro trabalho como atriz aconteceu quando ela tinha apenas 7 anos de idade. Ela fez uma série de aparições na televisão britânica. No início da adolescência, ela conseguiu seu primeiro papel principal, que foi logo em um grande sucesso, no filme “Star Wars: Episódio 1 – A Ameaça Fantasma” (1999). Nesse mesmo ano, Keira conseguiu um papel coadjuvante na série “Oliver Twist”, em que atuou ao lado de Sam Smith, Julie Walters e Robert Lindsay.
Em 2002, a atriz teve um avanço na carreira ao protagonizar o filme “Driblando o Destino”. Ela interpretou uma jogadora de futebol com um jeito bem masculino, chamada Juliette Paxton. No mesmo ano, ela teve um papel do filme “Doutor Jivago”. Ela interpretou o mesmo papel que levou a atriz Julie Christie à fama na primeira versão do filme de 1962.
Keira Knightley: A Estrela de Cinema
Seu primeiro trabalho em uma superprodução cinematográfica veio em 2003, com “Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra”. O filme do gênero aventura é estrelado por Johnny Depp, que interpreta o famoso pirata Capitão Jack Sparrow. O personagem de Keira, Elizabeth Swann, também voltou nas continuações de 2006 e 2007.
Com todo o seu talento e seu rosto delicado, ela se tornou uma das atrizes preferidas dos diretoras para participar de dramas de época. Ela interpretou Guinevere no filme de 2004 “Rei Arthur”, em que atuou com Clive Owen e Ioan Gruffudd.
No ano seguinte, Keira Knightley estrelou a adaptação para o cinema do livro de Jane Austen “Orgulho e Preconceito”. Ela recebeu uma indicação ao Oscar por seu trabalho no filme. Em 2008, ela interpretou o personagem título em “A Duquesa”, uma cinebiografia do século 18.
Entretanto, seus trabalhos não se resumem a filmes de época, ela também tem o mesmo talento para produções contemporâneas e futuristas. Ela apareceu na popular comédia dramática “Simplesmente Amor” (2003), e também co-estrelou a ficção científica “Não Me Abandone Jamais” (2010), ao lado de Andrew Garfield e Carey Mulligan. Em 2012, Keira estrelou, ao lado de Steve Carell, o conto apocalíptico “Procura-se um Amigo Para o Fim do Mundo”.
A atriz continua a interpretar uma grande variedade de papéis. Em 2012, ela voltou para as histórias de época em “Anna Karenina”. O ator Jude Law interpreta o marido da personagem Anna no filme, e Aaron Taylor-Johnson co-estrela a produção, como amante de Anna. Ela também trabalhou em “Jack Ryan: Operação Sombra” (2013), um thriller de espionagem. Chris Pine foi escalado para interpretar o personagem título e Keira Knightley interpretou Cathy Ryan.
Em 2014, Keira co-estrelou o musical de comédia dramática “Mesmo se Nada Der Certo”, ao lado de Mark Ruffalo. Mais tarde, no mesmo ano, ela interpretou uma especialista em desvendar códigos no drama da Segunda Guerra Mundial “O Jogo da Imitação”. O papel rendeu a ela indicações ao Globo de Ouro e ao Oscar na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante.
Vida Pessoal
Em maio de 2012, Knightley anunciou seu noivado com o músico britânico James Righton, do Klaxons. Ela e Righton se casaram no início de maio de 2013, e ela deu à luz ao seu primeiro filho em maio 2015.
Além da carreira como atriz, Keira Knightley também trabalhou como modelo, aparecendo em anúncios de grifes como a Chanel, por exemplo. Ao contrário de outras atrizes de sua geração, ela não tem uma vida muito badalada e raramente é vista em grandes eventos. Ela prefere cozinhar em casa para os amigos quando tem tempo livre.
Curiosidades Sobre Keira Knightley
1 – Em maio de 2007, Keira Knightley revelou que ficou muito chateada com informações que saíram na mídia de que o seu corpo magro estava promovendo a anorexia. Este fato mexeu tanto com ela que chegou a pensar em abandonar a carreira de atriz. A atriz negou ter qualquer problema com anorexia, embora ela tenha admitido que a doença é recorrente em sua família, e tanto sua avó como sua bisavó sofreram com isso.
2 – Em maio de 2008, Keira Knightley mudou-se para França, onde seu então namorado e agora marido, Rupert Friend, vive. Ela revelou que ela estava sentindo muito a falta dele e se mudou para que eles pudessem ficar mais perto.
3 – Ela já foi a garota propaganda dos produtos capilares da marca Lux em comerciais de TV japoneses.
4 – Alguns dos talentos de Keira são: desenhar, dançar balé, tocar flauta e piano.
5 – Seu apelido de infância era Boo.
6 – Ela fez todas as cenas de ação da qual a sua personagem participou em “Piratas do Caribe: O Baú da Morte”. Ela ficou muito feliz por não ter precisado de um dublê. No filme anterior “Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra”, ela implorou para atuar em uma cena com luta de espadas, mas os diretores não autorizaram.
Keira Christina Knightley, nascida em 26 de março de 1985 é uma atriz e modelo inglesa. Ela começou sua carreira quando ainda era criança e ganhou destaque internacional em 2003, após participar dos filmes Bend It Like Beckham e Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra.
Knightley tem aparecido em vários filmes de Hollywood e recebeu indicações para o Oscar de Melhor Atriz e Prêmio Globo de Ouro de Melhor Atriz por seu papel como Elizabeth Bennet em Joe Wright, em uma adaptação de 2005 do romance “Orgulho e Preconceito” de de Jane Austen. Dois anos depois ela foi novamente indicada para o Globo de Ouro de Melhor Atriz, e também para o prêmio BAFTA de Melhor Atriz em Papel Principal por sua atuação em Atonement.
Em 2008, a revista Forbes afirmou que ela é a segunda atriz não americana mais paga de Hollywood, tendo recebido 32 milhões de dólares em 2007.