Michael Joe Jackson nasceu em Gary, no estado americano de Indiana, no dia 29 de agosto de 1958. É o quinto dos nove filhos de Joe e Katherine Jackson. A música começou a fazer parte de sua vida ainda na infância, quando sua ensinou as crianças canções populares e religiosas.
Seu pai, que trabalhava em uma usina siderúrgica, sempre sonhou em se tornar um músico de sucesso. Como isso não aconteceu, ele decidiu fazer o que fosse necessário para que os seus filhos realizassem o sonho que ele não conseguiu. Ele tentou controlar as carreiras de seus filhos mesmo depois de vê-los adultos. A luta pelo controle das fortunas da família Jackson sempre causou muitos conflitos entre eles.
Os meninos da família Jackson logo formaram uma banda que se tornou um sucesso em shows de calouros e concursos de talentos na região em que moravam. Desde os cinco anos de idade, o incrível talento de Michael começou a se destacar. Sua presença de palco e talento para a dança fizeram com que ele se tornasse o foco do grupo.
O Início da Fama Com os Irmãos
A fama e a popularidade dos Jacksons logo começaram a se espalhar. Em 1968, ao se apresentarem no teatro Apollo no bairro de Harlem em Nova Iorque, a cantora Gladys Knight e o pianista Billy Taylor os descobriram. Mais tarde, naquele mesmo ano, a cantora Diana Ross fez uma parceria com os meninos durante um festival de música. Com o apoio de Diana, os Jacksons assinaram um contrato com a gravadora Motown Records. Nesse momento, Berry Gordy, o famoso diretor da Motown, assumiu o controle da carreira dos garotos.
Em 1970, o grupo, conhecido como Jackson Five, estava no topo das paradas com sucessos como “ABC”, “The Love You Save”e “I’ll Be There”, chegando a vender um milhão de cópias. O grupo também apareceu em vários especiais de televisão, e uma série de desenhos animados do Jackson Five foi criada.
A Carreira Solo de Michael Jackson
Berry Gordy rapidamente percebeu o talento peculiar de Michael e lançou álbuns com ele cantando sozinho. Estes álbuns solo venderam tão bem quanto os do Jackson Five. O grupo conseguiu sobreviver a mudança de voz de Michael por conta do processo natural de crescimento e, em 1976, houve uma ruptura de contrato problemática com a Motown Records.
Em 1978, Michael Jackson apareceu no filme The Wiz (O Feiticeiro), uma versão afro-americana de O Mágico de Oz. Ele cantou o único hit do álbum da trilha sonora do filme “Ease On Down the Road” em um dueto com a estrela Diana Ross. Seu sucesso como o Espantalho foi uma prévia do que estava por vir em seus videoclipes, pois Jackson sempre se mostrou gostar muito da dança. Ele dedicou sua autobiografia à lenda de dança Fred Astaire, e o título do livro, Moonwalk, refere-se a uma dança que Jackson popularizou e virou sua marca registrada.
Enquanto participava das filmagens de The Wiz, Michael conheceu o produtor Quincy Jones. Eles trabalharam juntos no álbum de 1979 “Off the Wall”, que vendeu dez milhões de cópias e ganhou inúmeros elogios dos críticos. Em 1982, Jackson e Jones juntaram forças no álbum “Thriller”, álbum que lançou sucessos, como: “Beat It”, “Billie Jean” e “Thriller”, e que fizeram dele a grande estrela pop dos anos 80. O sucesso de Thriller (com quarenta milhões de cópias vendidas, continua a ser um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos) e os videoclipes de suas músicas também ajudaram Michael a se tornar o artista mais popular da América.
Em 1985, Jackson reuniu-se com Quincy Jones novamente para o projeto USA for Africa’s “We Are the World”, que arrecadou fundos para os pobres na África. Os dois próximos álbuns de Jackson, Bad (1987) e Dangerous (1991), não foram tão bem sucedidos quanto Thriller, mas, ainda assim, o artista permaneceu no centro das atenções ao longo dos anos 80 e 90. Em 1992, ele fundou a “Heal the World”, uma instituição para ajudar as crianças e o meio ambiente. Em 1993, recebeu o prêmio “Living Legend Award” na cerimônia dos Grammy Awards e o prêmio Humanitarian (que promove o bem-estar humano) no Soul Train Awards.
Os Escândalos Envolvendo Michael Jackson
Apesar da popularidade de Jackson e de suas boas ações, ele se tornou o tema de um grande escândalo. Em 1993, um garoto de 13 anos o acusou de abusar sexualmente dele. Michael resolveu o caso fora dos tribunais, insistindo sempre que ele era inocente. O escândalo custou a ele o seu contrato de publicidade com a Pepsi e um filme que seria rodado. Sua orientação sexual foi colocada em cheque e sua imagem pública foi severamente danificada.
Em 1995, ele foi criticado após o lançamento de seu novo álbum “HIStory: Past, Present e Future, Book I”. Uma das músicas do álbum, “They Do not Care About Us”, parecia conter letras antissemitas, ou seja, que pregavam o ódio contra os judeus. Para evitar mais críticas, o artista resolveu alterar as letras. Ele também escreveu uma carta de desculpas ao rabino Marvin Hier, chefe do Centro Simon Wiesenthal para Estudos do Holocausto, que havia protestado contra a canção.
Casamento e Paternidade de Michael Jackson
Em 1994, Michael Jackson chocou o mundo quando se casou com Lisa Marie Presley, filha da falecida lenda do rock Elvis Presley (1935-1977). Muitos sentiram que o casamento era uma tentativa de melhorar sua imagem pública. Em agosto de 1996, Michael e Lisa se divorciaram.
Em novembro de 1996, ele anunciou que iria ser pai. A mãe da criança era Debbie Rowe, uma amiga de longa data. Eles se casaram no mesmo mês em Sydney, na Austrália. Em 13 de fevereiro de 1997, seu filho, Prince Michael Jackson, Jr., nasceu em Los Angeles, na Califórnia. O segundo filho do casal é uma menina, Paris Michael Katherine Jackson, que nasceu em 1998. Debbie pediu o divórcio a Michael em outubro de 1999.
A Consolidação da Carreira de Michael Jackson
Jackson e seus irmãos foram convidados para o Rock and Roll Hall of Fame em Cleveland, Ohio, em 1997. Mais tarde, naquele mesmo ano, outro álbum, “Blood on the Dance Floor: HISTory in the Mix”, foi lançado, contendo novas versões de canções de “HIStory”, juntamente com cinco novas músicas. O álbum recebeu boas críticas, e o mundo continuou fascinado pelo talento de Michael Jackson.
Muitas outras conquistas vieram até que, em 25 de junho de 2009, foi anunciado que o astro sofreu uma parada cardíaca, causada por uma overdose de remédios, em sua residência e acabou não resistindo. Essa notícia chocou o mundo e mobilizou sua legião de fãs, que fizeram diversas homenagens ao ídolo. Até hoje ele continua sendo considerado e lembrado como o inesquecível Rei do Pop.
Pingback: Fotos de Diana Ross | Famosos - Bico do Corvo
Realmente um ponto muito bem observado. Obrigado pelo comentário. Até mais. =D
ele era meu fã e eu odeio as momtagens
eu amo o michael jackson mais quando eu solbe que ele tinha morrido eu chorei de mais …
te amo michael jackson
toda a minha vida e sua………………
eu te amo michael
ele é lindo em qualquer foto amo muito ele ele nunca vai ser esquecido pois ele ja brilhou muito nesse mundo te amo michael seja muito felizz ai com os anjossssssssss te amo e pra sempre vou te amarrrrrrr vc é eterno asss camila siqueira pra sempre te amareiii
Pingback: Adam Lambert - American Mad | Famosos - Bico do Corvo
vc foi mais do que pensam,foi mais que mais um famoso,vc foi diferente de tudo e de todos,é até difícil de explicar,e é por isso que vc foi e ainda é muito, muito especial.e até hoje as lágrimas ainda não cessaram.é estranho dizer isso tudo agora mas,é um desabafo de quem nunca vai te esquecer!
eu te adoro ele quqndo soube que ele morreu fiquei triste.michael é por voce a minha vida…………
i love michael jackson forever
MICHAEL JACKSON
AMO DA MINHA VIDA HOJE AMANHA E PRA TODO SEMPRE!!!
TI AMOO DE MAISS lindooo
Eu amo Michael com todas as minhas forças. Ele é lindooooooooooooooo! e gostoso, tinha tesão por ele, não me conformo até hoje da sua perda. O mundo está triste. Ele veio a este mundo para trazer-nos muito amor, alegrias, com suas músicas e sua dança. Ele é o único, não vai existir outro. Sua passagem nesta terra foi só amor, nunca conheci ninguém com tanto amor para dar como ele. E não encontro a pessoa certa para amá-lo como ele merecia. Eu sou apaixonada por ele, sem nem conhecê-lo pessoalmente. Vou amá-lo para o resto da minha vida. Rezo por ele todos os dias, pedindo a Deus que o ilumine, que cubra-o com seu manto divino. O mundo não percebeu que ele era iluminado, um anjo que passou aqui, para dar uma mensagem, que aqui estava precisando de muito amor e ele soube nos dar, com suas músicas belas e seu jeito carismático de dançar. MICHAEL EU TE AMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO PARA SEMPRE.