Fotos Taís Araújo
Taís Bianca Gama de Araújo é uma atriz e apresentadora brasileira que é formada em jornalismo. Sua estreia na televisão foi quando ainda existia a Rede Manchete, atual Rede TV, no programa Xica da Silva onde protagonizou a personagem e ganhou bastante ibope pelo fato de aparecer nua em uns pedaços da novela. Mais tarde, ao ir para a Rede Globo, foi onde começou a brilhar um pouco mais.
Participou de novelas como Uga Uga, Da Cor do Pecado, América, Porto dos Milagres e não parou só por aí. Teve participações em episódios de Você Decide, Brava Gente, A Grande Família e também no teatro e nos cinemas, destacando-se mais em Amor Maior do Mundo, onde contracenou ao lado de José Wilker. Fez o papel de Helena em Viver a Vida, nova novela de Manoel Carlos.
Taís Araújo vem de uma família de classe média alta. Ela nasceu no Rio de Janeiro e é filha de Mercedes, uma pedagoga, e de Ademir, um economista. Estudou em escolas caras e boas. Certa vez, uma colega da escola a perguntou se era a patroa de sua mãe quem pagava os seus estudos. Esse episódio foi bastante marcante na vida de Taís, que passou a defender e gostar de Nelson Mandela, que era o líder da resistência contra o famoso apartheid, África do Sul. Ela também ficou tão entusiasmada, que viajou para os Estados Unidos somente para presenciar a posse do então presidente Barack Obama. Que tornou-se o primeiro negro à chegar à presidência do país.
Sua carreira de modelo iniciou-se quando Taís estava com apenas 11 anos. Quando tinha 14 anos, trabalhou como figurante de na abertura de uma novela da Globo, a novela “Pátria Minha”. E aos 15 anos, sua carreira de atriz teve início. Ela interpretou Bernarda, na novela “Tocaia Grande”, exibida na antiga TV Manchete.
Aos 17 anos, ela chegou a ficar em dúvida se seguiria a carreira artística ou se estudaria odontologia. Nesse mesmo período, ela ganhou o papel principal em “Xica da Silva”. Esse papel se tornaria um marco, pois era o primeiro papel como protagonista dado a uma atriz negra na TV brasileira. Essa novela chegou a ser transmitida em diversos países, tornando Taís uma atriz mundialmente conhecida. O sucesso foi tanto que ela chegou a ser eleita como um dos 50 rostos considerados mais bonitos do mundo, segundo a revista “People”.
No ano de 1997, Taís foi contratada pela Globo e passou a compor o elenco da novela “Anjo Mau”. Em 1998, participou do filme “Caminho dos Sonhos”. Foi consagrada no cinema com sua participação nos filmes “Estrela Solitária”, de 2003, e as “Filhas do Vento”, em 2004. Interpretou vários papéis como coadjuvante, como sua personagem Selma, na novela “Porto dos Milagres”, no ano de 2001 e, em 2012, participou de “O Quinto dos Infernos”, onde interpretou Dandara. Em 2004, ganhou seu primeiro papel de protagonista na Rede Globo, interpretando Preta, na novela “A Cor do Pecado”. Essa novela chegou a ser transmitida em diversos países, mais de 100. Em 2006, Taís interpretou sua primeira vilã na novela “Cobras e Lagartos”. Sua personagem se tornou uma das principais da trama. Foi um verdadeiro sucesso.
Taís Araújo é formada em Jornalismo. Ela se formou em 2008. Ela chegou até a assinar matérias para a revista Marie Claire e Folha de São Paulo. Chegou a ter um espaço no GNT, apresentando o programa Superbonita. Chegou a ir estudar na França, mas teve de interromper os estudos para interpretar Helena, na novela “Viver a Vida”, de Manoel Carlos, em 2009. Porém, esse papel foi muito criticado, as pessoas reclamavam que o par romântico que a Taís formava com José Mayer tinha pouca ou nenhuma química.
Vida Pessoal de Taís Araújo
Taís Araújo completou 18 anos durante as gravações da novela “Xica da Silva”, novela em que fez a primeira protagonista negra no Brasil. Nesse período, ela apareceu nua em uma das cenas e acabou causando o maior alvoroço. No entanto, foi somente em 2009 que ela apareceria em um ensaio nu ao lado de Carolina Dieckmann e Giovanna Antonelli.
No ano de 1999, teve início um conturbado namoro entre Taís Araújo e o então pagodeiro Netinho de Paula. Naquela época, a mãe da Taís declarou ser contra o namoro deles por vários motivos, dentre os quais estava o fato de o Netinho já ter um histórico de agressão contra os 4 filhos e a sua ex-mulher.
Mesmo sem o consentimento dos pais dela, eles ainda ficaram juntos por cerca de 3 anos. Até que ela descobriu, com a ajuda da secretária dele, que havia uma mulher grávida de Netinho. Ele chegou a afirmar no programa de televisão “Márcia”, em 2010, que Taís foi o grande amor da sua vida, e que desejava terem tido um filho juntos.
Após terminar com Netinho, Taís ficou sozinha por um ano. Foi então que conheceu Márcio Feitosa, lutador de jiu-jitsu. Chegaram a ficar noivos, mas terminaram em 2004. Em 2005, se casou com Lázaro Ramos. No entanto, se separaram em 2008. E Taís assumiu logo o namoro com Allan Espinosa, empresário. Mas esse namoro só durou 5 meses. Taís e Lázaro reatam o casamento em novembro de 2008.
Taís Araújo hoje tem dois filhos, João Vicente, de 6 anos, e Maria Antônia, de 3 anos. Ela revela que passou por dois abortos espontâneos. Em um deles, sendo um quando esperava o João Vicente, eles seriam gêmeos. E o outro episódio foi antes de engravidar de Maria Antônia. No primeiro aborto, ela descobriu que o embrião não tinha batimentos cardíacos com 2 meses. O próprio corpo da atriz reabsorveu o embrião e ela não teve problemas e traumas. Embora tenha sofrido muito com a perda. Taís conta que chorou demais e foi preciso que o marido, Lázaro, a chamasse para a realidade, lembrando que ainda tinha uma criança na barriga dela e que precisava da mãe inteira.
Já o segundo episódio de aborto, ela conta que aconteceu com pouco mais de um mês de gestação. O casal tentava o segundo filho já a algum tempo. Nesse, ela já sentiu dor e teve sangramento. Não foi fácil. Mas ela garante que segurou bem a onda. Um ano depois, ela engravidou da segunda filha, Maria Antônia. Taís conta que havia acabado de tirar o DIU, e pensou que fosse demorar uns seis meses para conseguir engravidar. Que nada, foi no mês seguinte mesmo que aconteceu. Na época que engravidou de Maria, ela gravava a novela “Geração Brasil” e havia sido convidada para participar do filme “O Roubo da Taça”. Depois da notícia da gravidez para o pessoal da novela e do filme, tiveram que mudar todo o enredo.
Taís Araújo disse que sentiu medo de morrer nos seus dois partos. No parto do João Vicente, ela disse que queria um parto normal mas que, visitando uma maternidade antes do seu dia chegar, ela começou a sentir medo. Foi então que ligou para sua irmão que é obstetra, Márcia Araújo, e pediu para que ela fizesse seu parto. Ela aceitou de imediato, mas disse que teria que ser uma cesárea, pois ela mora em Brasília. Taís resolveu então marcar o parto. Ela conta que muita gente a pressionou para que fosse parto normal, mas ela já havia decidido.
O parto da Maria também foi cesárea. Ela disse que, quando entrava no elevador, o filho gritou pedindo que ela não fosse. Daí, bateu o maior medo de morrer no parto. Então, ela pediu para o Lázaro que, se morresse, para ele deixar a mãe dela ajudá-lo a criar os filhos. Ele falou que não era hora de falar essas coisas.
Taís Araújo amamentou João Vicente até ele completar 1 ano e 2 meses. E só não demorou mais porque o próprio filho não quis mais o leite materno. Já com a Maria, foi diferente. Taís teve uma infecção no final da gravidez e precisou tomar antibióticos na primeira semana de vida da pequena, por esse motivo, ela não conseguiu amamentar a filha. Pois, quando ofereceu o peito para Maria, ela já não quis mais. Isso também deixou Taís muito triste, ela disse que ficou mal mesmo.
Trabalhos Realizados
Vamos conhecer abaixo os principais trabalhos que Taís Araújo já realizou na TV, no teatro, no cinema e os prêmios que já recebeu.
Trabalhos na Televisão
- 1995 – novela “Tocaia Grande”
- 1996 – novela “Xica da Silva”
- 1997 – novela “Anjo Mau”
- 1998 – novela “Meu Bem Querer”
- 1999 – participação especial na novela “Betty, a Feia”
- 1999 – série “Mulher”
- 2000 – “Uga Uga”
- 2001 – novela “Porto dos Milagres”
- 2002 – “O Quinto dos Infernos”
- 2002 – participação especial em “Brava Gente”
- 2002 – “A Grande Família”
- 2004 – “Da Cor do Pecado”
- 2004 e 2005 – “Correndo Atrás”
- 2005 – “América”
- 2006 – “Cobras e Lagartos”
- 2006 – Apresentação do programa “Superbonita”
- 2007 – “Casos e Acasos”
- 2008 – “A Favorita”
- 2009 – “Viver a Vida”
Trabalhos no Teatro
- 1997 – “Orfeu da Conceição”
- 2003 – Personalíssima”
- 2005 – “Liberdade para as Borboletas”
- 2007 – “Solidores”
- 2007 – “O Método Gronholm”
- 2010 – “Gimba, o Presidente dos Valentes”
- 2010 – “Amores, Perdas e Meus Vestidos”
Trabalhos no Cinema
- 1998 – “Caminho dos Sonhos”
- 1998 – “Drama Urbano”
- 2005 – “Garrincha: Estrela Solitária”
- 2005 – “As Filhas do Vento”
- 2006 – “Nzinga”
- 2008 – “A Guerra dos Rocha”
Prêmios
- 1997 – Ganhou o troféu imprensa como “Atriz Revelação” pela atuação em “Xica da Silva”.
- 1999 – Premiada no Festival de Cinema Brasileiro de Miami como “Melhor Atriz” pela atuação em “Caminho dos Sonhos”.
- 2004 – Premiada no Festival de Cinema Brasileiro de Miami como “Melhor Atriz” pela atuação em “Garrinha – Estrela Solitária”.
- 2004 – Premiada no Festival de Gramado como “Melhor Atriz Coadjuvante” por sua atuação em “Filhas do Vento”.
- Recebeu o prêmio Contigo de “Melhor Par Romântico” com o ator Reinaldo Giannechini, na novela “Da Cor do Pecado”.
- Ganhou o prêmio de “Melhores do Anos”, do programa Domingão do Faustão, como “Melhor Atriz”, pela sua atuação na novela “Cobras e Lagartos”.
AMO VOCE TAIS
oi tais araujo esmuintolinda
noosa sou mt fã dela, amo o novo visual dela!
vivaa ao cabelo cacheado