O nosso país é um amante do futebol, isso é incontestável. Uma das grandes paixões dos brasileiros, esse esporte mexe com a emoção de muitos torcedores e jogadores. Ao longo dos anos, o nosso país teve muitos craques que marcaram a história do futebol brasileiro. Craques que fizeram história pelos gols marcados, pela atuação brilhante em algum time ou pelas polêmicas, mas de alguma maneira permaneceram na memória dos torcedores.
Um desses jogadores que fez história e é lembrado até hoje é o ex-jogador, José Ferreira Neto, mais conhecido como Neto. Foi um ótimo jogador que teve grande participação na conquista do primeiro título do Corinthians. É alvo de muitas críticas e já causou muitas polêmicas, na qual uma vez cuspiu na cara de um juiz, levando suspensão de quatro meses.
Sua Vida
Neto nasceu em Santo Antônio de Posse, estado de São Paulo, no dia 9 (nove) de setembro de 1966 (mil novecentos e sessenta e seis).
Começou sua carreira como jogador de futebol no clube Ponte Preta, no ano de 1979 (mil novecentos e oitenta e nove). Depois passou pelo Guarani, Bangu/RJ, São Paulo e Palmeiras. Em suas passagens por esses times, teve momentos de glória, mas também amargou algumas decepções nos jogos, não tendo um desempenho tão bom.
Porém, em 1988, foi contratado pelo Corinthians, no qual Neto teve sua consagração como jogador de futebol e o início de uma carreira brilhante.
Carreira de Sucesso
A partir daí Neto pôde colher os frutos de campeão. Neto foi a peça fundamental para a vitória do Corinthians no campeonato de 1990 (mil novecentos e noventa). Neto se tornou um ídolo para os torcedores corinthianos e cultivou alguns apelidos em sua homenagem como craque do time. Xodó da fiel, como era chamado pelos admiradores, devido as suas brilhantes partidas e a enorme contribuição que deu para o Corinthians. Em muitos jogos decisivos, Neto foi fundamental e foi responsável pela marcação de muitos gols quando o time perdia, revertendo o resultado nos momentos finais. Além do Campeonato Brasileiro de 1990 (mil novecentos e noventa), Neto participou da vitória da SuperCopa do Brasil, sendo o gol da vitória feito por ele, finalizando com o placar de 1 X 0 contra o Flamengo, dando o título ao Corinthians.
Fim da Carreira
Depois de muitas vitórias no Corinthians, Neto deixou o time em 1993(mil novecentos e noventa e três) após a derrota para o Palmeiras no mesmo ano. Passou por alguns clubes e ainda retornou ao Corinthians em 1996 (mil novecentos e noventa e seis). Porém Neto já não era um craque como antigamente. Encerrou sua carreira em 1998 (mil novecentos e noventa e oito) com 33 (trinta e três anos).
Atualmente, Neto se dedica aos comentários esportivos na Band, Bandsports e da Transamérica SP e ainda continua sendo bastante polêmico nos seus comentários e opiniões.
Escrito por Renata Reis
neto vc é uma figura, tenho a sua idade adorei assistir seus jogos, assisto jogo aberto todos os dias
sou professor em campo limpo paulista, torce por a equipe da esportiva faz sucesso total principalmente vc o luciano do vale, sucesso nessa nova carreira que por sinal está conduzindo muito bem falando a lingua do povo parabéns……..
por farvo ajunta meu filho fazer um teste de futebol ele tem 21 anos mais ja dispudou canpeonato paulista e copa sao paulo pela ferroviaria telefone 16-33435962 so um teste ae paro de sonha ajunte mi