Lucio

Lucimar da Silva Ferreira, conhecido popularmente como Lúcio, nasceu na cidade de Planaltina, no dia 08/05/1978, e ficou famoso no futebol atuando na posição de zagueiro. Nos dias atuais joga no time indiano FC Goa.

Lucio, O Jogador

Lúcio é um conhecido jogador que se sobressai por sua excelente força física, e por espetacular jogo aéreo rendendo-lhe 52 gols marcados em toda a carreira. Pode ser considerado quase que uma unanimidade dentre os especialistas do futebol e os torcedores  brasileiros. E, junto a Taffarel, se tornou o 3º jogador que mais vestiu a camisa do Brasil, com 105 jogos,  além de ter se tornado o capitão da Seleção Brasileira na última Copa América e na Copa do Mundo de 2010.

O Início

Começou sua carreira no futebol profissional ainda em 97, logo em seu 1º jogo depois da alteração do Planaltina Esporte Clube ao Clube de Regatas Guará, pela Copa do Brasil, enfrentando o Internacional de Porto Alegre e, mesmo com a derrota de 7 a 0, o jogador agradou aos olheiros do time adversário, e, o mesmo,  desembolsou cerca de R$300 mil por seu passe. Jogou pelo Internacional até os anos 2000, quando, ainda que desejado pelo Barcelona, fechou negociação com o time alemão, Bayer Leverkusen.

Naquele time disputou em 2002, o último jogo da Liga dos Campeões da Europa daquele ano, marcando um gol para seu time, o único, perdendo de 02 a 01 para o Real Madrid. No campeonato de 2001/2002 Lucio foi eleito o melhor jogador do Campeonato Alemão, e em 2004, foi vendido ao Bayern de Munique por 12 milhões de euros, e lá conquistaria o tricampeonato alemão.            Pelo técnico Louis Van Gaal foi preterido, em 2009, e acabou sendo transferido ao Internazionale de Milão, conquistando em 2010 a Liga dos Campeões da Europa e também o Mundial Interclubes.

Depois de passagens complicadas pelo São Paulo e Juventus, assinou contrato de 02 anos com o time brasileiro Palmeiras,  em 2014, bem no ano que o clube completaria 100 anos, contratação que contou com a aprovação de aproximadamente 80% da torcida. Entretanto, quase no fim do contrato, no início de 2015, anunciou sua rescisão e saída do time.

Desde 2000 Lúcio foi integrante da Seleção Brasileira, e ainda capitão da equipe a partir de 2006, acumulando uma enormidade de importantes conquistas, como a Copa das Confederações de 2009 e a Copa do Mundo de 2002.

No decorrer da Copa das Confederações do ano de 2009, Lúcio teve a notícia de que não se apresentaria pelo Bayern de Munique na futura temporada, já que o clube não renovaria seu passe em razão de uma proposta por mais novos jogadores, fato causador de polêmicas entre os torcedores do time, que queriam a permanência de Lúcio.

A Volta ao Futebol Brasileiro

Em 18/12/2012, dias após ter deixado a Juventus, Lúcio foi contratado pelo São Paulo por uma temporada de dois anos, depois de passar 12 anos pela Europa, retornava ao futebol do Brasil. Habituado à Europa, o jogador, afirmou que tentava buscar momentos mais descontraídos como forma de vencer a timidez, coisas que não podia contar no Velho Continente.

Em 03/2013, depois da derrota pela Libertadores do São Paulo ao Arsenal de Sarandí por 02 a 01, Lúcio colocou em xeque sua substituição, pelo então técnico Ney Franco, dizendo que em sua saída o resultado do placar ainda estava 0 a 0, mostrando seu descontentamento.

A fase ruim do jogador o levou a ficar de fora do time titular. Porém, num jogo em abril, quando da escalação do time reserva que atuaria contra o Botafogo de Ribeirão, Lúcio fez um gol de falta e ajudou o time na vitória de 3 a 1. Depois da heroica classificação frente ao Atlético Mineiro, Lúcio trouxe prejuízo ao São Paulo quando foi expulso em um dos jogos da libertadores contra também o Atlético Mineiro.

Depois da expulsão de Lucio, o time, que fazia uma excelente partida, teve queda no rendimento e acabou tomando 02 gols, passando por uma virada na própria casa, tornando bastante difícil sua classificação nas quartas de final.

Ainda em situação ruim no São Paulo, Lúcio conseguiu uma estreia positiva no Brasileirão frente a Ponte Preta, inclusive marcando um gol, e, desta forma, tentando a recuperação da mesma moral que conseguira quando de sua chegada ao clube. No mês de junho, depois do empate com o Atlético – MG fora de casa, também pelo brasileirão, Lúcio recebera elogio de Ney Franco.

A Seleção Brasileira

Em 2006, depois de Cafu ter saído da seleção, Lúcio recebera a faixa de capitão da equipe liderada por Dunga. Sob o comando do treinador, Lúcio se tornou uma unanimidade no time entre especialistas e torcedores. Fora proveitosa a preparação à Copa de 2010, tendo conquistado a Seleção a Copa América de 2007, da qual Lucio não participara em razão de uma lesão, e, em 2009, na Copa das Confederações o zagueiro ganhou destaque, fazendo o gol do título contra os EUA.

Em 2010, na Copa do Mundo, disputada na África do Sul, viu seu time ser eliminado nas quartas-de-final pela Holanda. Como capitão, fora esta sua primeira Copa do Mundo.

Mano Menezes

Depois da Copa, durante meses ficou fora da lista de Mano Menezes, o treinador que assumira a Seleção após o Mundial. Mas, em 03/03/2011, voltou a ser convocado.

O atual treinador tinha avisado que tencionava renovar a seleção apresentando uma safra nova de jogadores, com maior jovialidade, entretanto, agora havia optado pela junção de jogadores novos e experientes, como Julio César e Lúcio. Em 04/07/2011, Lucio atuou em seu centésimo jogo pela Seleção Brasileira, outra vez contra a Holanda, que havia derrotado o Brasil na anterior Copa do Mundo.

Tal jogo fora realizado em Goiânia, no Estádio Serra Dourada, e acabou com o placar empatado. Em 07/07/2011, ocorreu o anuncio, depois do amistoso contra o time da seleção romena, que apresentou a despedida de Ronaldo, a divulgação da lista dos Jogadores que se apresentariam na Argentina, para a Copa América de 2011, e, mais uma vez Lúcio tinha seu nome na lista e atuaria com a camisa da Seleção Brasileira.

Lucimar, o zagueiro conhecido como Lucio,  foi o jogador que ficou mais tempo sem cometer faltas, onde sua primeira falta foi na Copa do Mundo de 2006.

Lucio é admirado não só por seu talento no jogo mas também por simpatia e dedicação a familia, como demonstrou em uma entrevista para rede globo de televisão. Confira as fotos do capitão da seleção brasileira!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atletas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *