Pete Sampras é um jogador de tênis americano, que já ocupou a posição de número 1 do mundo, muitas vezes em sua carreira. A carreira de Sampras se estendeu por um prazo de 15 anos, durante o qual ele ganhou um de 14 títulos de Grand Slam, em 52 participações.
Ele também detém um recorde para a era aberta, para a realização da posição número 1 do mundo, no ranking da ATP, por seis anos consecutivos. Ele também compartilha com William Renshaw o recorde de títulos em Wimbledon, onde ganhou por sete vezes. Compartilha com Jimmy Connors o recorde de cinco títulos de simples no US Open. Sampras foi incluído no International Tennis Hall of Fame, em Julho de 2007.
Carreira
Em 1988, quando Sampras estava com 16 anos, que ele virou profissional. No ano seguinte, chegou à quarta rodada do US Open, mas foi eliminado jogando com o campeão anterior, Mats Wilander. Ele conquistou seu primeiro título em fevereiro de 1990, na Filadélfia. O primeiro título de Grand Slam de Sampras veio no US Open, em setembro de 1990. Ele bateu André Agassi, com 19 anos e 28 dias, e se tornou o mais jovem campeão do US Open de todos os tempos.
Em 1991, Sampras ganhou o primeiro de seus cinco títulos no Masters Cup. No ano seguinte, alcançou as quartas de final do Aberto da França e foi semifinalista de Wimbledon. Ao mesmo tempo, ele também terminou em segundo lugar no US Open. No mesmo ano, ele jogou na equipe americana que venceu a Copa Davis, uma façanha que repetiu no ano de 1995. Sampras alcançou o número 1 do mundo ranking pela primeira vez em abril de 1993.
O topo foi alcançado com as semifinais do Aberto da Austrália e as quartas de final do Aberto da França. Três meses após a obtenção do título, Sampras venceu seu primeiro título em Wimbledon, derrotando o ex-número 1 do mundo Jim Courier. Logo depois, ele conseguiu seu segundo título do US Open e terminou o ano como a número 1 do mundo.
Sampras venceu três títulos consecutivos de Wimbledon, entre 1993 e 1995.
Depois de perder para Richard Krajicek, em 1996, ele ganhou o título de Wimbledon por 4 anos consecutivos, entre 1997 e 2000. Sua vitória final, em 2000, quebrou o recorde de Roy Emerson, de 12 títulos de simples de Grand Slam. Ele ganhou também dois títulos do Aberto da Austrália, em 1994 e 1997. Em 1994, Sampras ganhou o prestigiado torneio Italiano. Bicampeão do US Open, em 1995 e 1996. Em 1998, ele perdeu o título do Australian Open, depois de dominar o ranking entre 1993 e 1997.
Sampras desistiu do Aberto da Austrália em 1999 e também não conseguiu ganhar um título durante a primeira parte da temporada. Seguindo logo depois foi a 24 vitórias consecutivas, que incluía Stella Artois Championships, Wimbledon, Los Angeles e Cincinnati. A hérnia de disco nas costas o obrigou a retirar-se do Campeonato Aberto da RCA e o US Open. A retirada, combinada com o ressurgimento de Andre Agassi, perdera a primeira posição do ranking pela primeira vez em seis anos. No entanto, ele bateu Agassi no Masters Cup.