Adele: Uma Biografia

Apesar de ter apenas 23 anos, a cantora britânica Adele já provou ser um dos nomes de maior sucesso de sua geração. Com apenas 2 CDs lançados, a jovem coleciona prêmios e seu talento é aclamado por críticos e fãs em todo o mundo. Usando sua voz potente e seu ritmo nato, ela conquistou o topo das paradas musicais, tornando-se uma das artistas de maior sucesso da história do Reino Unido.

Infância e Adolescência

Em 5 de Maio de 1988, em Tottsham, no norte de Londres, na Inglaterra, nascia a pequena Adele Laurie Blue Aldkins. Sua mãe, Penny, ainda era adolescente na época, e precisou esforçar-se muito para criar a filha, especialmente após sua separação do pai da garota em 1991. O evento foi traumático para a criança, que até hoje não perdoa o pai por tê-las abandonado.

Adele

Adele

Pouco depois, aos 4, a garota começou a se interessar pela música, e a cantar pela primeira vez. Adele diz que era obcecada por vozes. Aos 9 anos, ela e sua mãe mudaram-se para Brighton, e foi nesta época que ela conheceu as mulheres cuja a música e a atitude viriam a moldar sua personalidade e caráter: as Spice Girls. Na época, a menina cantava as músicas do grupo em festinhas.

Adele Pequena

Adele Pequena

Apenas dois anos depois, elas se mudaram novamente, primeiro para Brixton e depois para West Norwood, ao sul de Londres. Foi lá que Adele começou a interessar-se por R&B, e onde morava em um dos momentos que definiram sua vida: sua ida a um show de Pink na Brixton Academy. Aos 16, ela escreveu sua primeira música, “Hometown Glory”, a respeito de seu bairro, que foi também sua primeira gravação.

A Formatura e o Sucesso

Ao concluir o seus A-Levels (semelhante ao vestibular brasileiro), ingressou na BRIT School For Performing Arts and Technologies, a mesma que ajudou a formar os talentos de Amy Whinehouse e Kate Nash. Na época, ela pensava em se especializar na área de busca e lançamento de novos talentos.

Em 2006, ela se formou, tendo gravado para um projeto uma demo contendo 3 músicas, que deu para uma amiga, que por sua vez, as postou no MySpace, aonde fizeram grande sucesso. A notoriedade levou-a a receber uma ligação da XL Records, mas a jovem não acreditou muito na proposta, pois só conhecia a gravadora Virgin, e pediu a uma amiga para ir com ela ao encontro marcado.

Sua primeira gravação na companhia foi para a música “My Yvonne”, de Jack Peñate. Seu primeiro single, “Hometown Glory”, foi lançado em outubro de 2007. Ao ir até um show beneficente em Londres, ela conheceu o produtor David Abiss, que se tornaria seu companheiro na produção das faixas do seu primeiro álbum, 19 e de seu álbum seguinte.

Seu primeiro CD entrou nas paradas britânicas já em primeiro lugar, que gerou diversos prêmios à cantora e seu contrato com a Columbia Records para representá-la na América. Ela logo entrou em uma turnê, Uma Noite com Adele, mas acabou cancelando para ficar com um ex-namorado, atitude da qual se arrepende.

O álbum foi lançado em junho de 2008 nos Estados Unidos, mas não pareceu chamar atenção, então em setembro foi convidada a fazer uma aparição no Saturday Night Live para promovê-lo. O programa acabou sendo o mesmo no qual iria a candidata republicana a vice-presidência, Sarah Palin, e atraiu uma audiência enorme, que garantiu o sucesso da moça no país. 

Consagração

Em janeiro de 2011, a cantora lançou seu segundo álbum, 21. Segundo a artista, ele foi inspirado por seu término com o namorado, o que se reflete nas músicas. “Fiquei sabendo que você sossegou/que encontrou uma garota e se casou/ouvi que seus sonhos se tornaram reais/acho que ela te deu coisas que eu não dei” canta o segundo single do álbum, “Someone Like You”, que foi a performance de Adele no MTV Music Awards.

O sofrimento parece ter moldado a experiência, pois a música segue cantando a amargura de quem não consegue superar um amor perdido: “Detesto aparecer do nada, sem ser convidada/mas não consegui ficar longe, não consegui evitar/esperava que você fosse ver meu rosto e lembrar/que para mim não terminou”.

As músicas também foram inspiradas pelo motorista de seu ônibus na turnê pelo sul dos Estados Unidos, que escutava música de Nashville sem parar, e a cantora nunca tinha ouvido antes. Até o final de 2011, o álbum tinha vendido 3.4 milhões de cópias no Reino Unido, se tornando o mais vendido do século e superando o “Back to Black” de Amy Whinehouse.

Adele: 5 Troféus no Grammy 2012

Adele: 5 Troféus no Grammy 2012

O primeiro single do novo CD promoveu a música “Rolling in the Deep”, que mostra um lado mais amargo e vingativo da cantora: “Tem um fogo começando em meu coração/Começando a ferver e está me trazendo da escuridão/Finalmente eu consigo te ver claramente/Vá em frente e me venda, e eu vou expor suas tolices/Veja o que vou fazer com cada pedaço de você/Não subestime tudo que posso fazer”.

Com o lançamento do 3º single do álbum, “Set Fire to the Rain”, tornou-se a primeira artista a ter um álbum no primeiro lugar da Billboard enquanto tendo 3 singles próprios concorrendo ao mesmo tempo. A cantora iniciou então uma turnê, Adele ao Vivo, para promover o álbum; mas precisou interrompê-la por conta de uma hemorragia nas cordas vocais, precisando de cirurgia e um longo período de repouso para recuperar-se.

Ela retornou aos palcos no Grammy Awards de 2012, onde ganhou seis prêmios, igualando-se a Beoyncé, como as duas únicas mulheres a conseguirem tal feito. Após a premiação, a venda continuou aumentando, garantindo que se tornasse a mulher com mais tempo como a mais vendida da Billboard, com 21 semanas, desde que Whitney Houston lançou a trilha sonora do filme “O Guarda-costas”.

Duas semanas depois, ainda em primeiro lugar, tornou-se o álbum a manter a posição por mais tempo desde 1985. Apesar de ter dito que iria dar um tempo antes de começar a gravação do terceiro disco, Adele declarou ter voltado ao estúdio no fim do mês de fevereiro de 2012.

Confira alguns vídeos da Adele:

Adele – Someone Like You

http://www.youtube.com/watch?v=NuJd6iOhjY8

Adele – Set Fire To The Rain

Adele – Rolling In The Deep

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cantoras

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *