Menina prodígio? Furacão de vertente? Desprovida de valores? Em se tratando da de Britney Jean Spears há várias maneiras de definir sua personalidade, é apenas definir qual dos lados da controversa personalidade da pop star de 28 anos você quer enxergar, se é seu fã uo se a odeia, se ama-a de paixão ou simplesmente a ignora… sinceramente, este não é o intuito deste artigo, e sim o de expor os detalhes da carreira de uma das mais populares cantoras do momento.
O surgimento:
Numa verdadeira constelação de artistas que viriam Ter seus nomes expostos na próxima década, surgiu em 1989 no programa The New Mickey Mouse Club, junto de nomes como Justin Timberlake e Christina Aguilera, neste momento tinha oito anos de idade. Após quatro anos no programa infantil, Britney, então com 12 anos, com final do programa, decidiu sair das telas e dar um descanso, que durou por cinco anos, voltando ao cenário pop em 1998, arrebentando nas paradas com o single “Hit me baby one more time”. Nessa época, começa o namoro com o líder do grupo Nsync e conhecido de muito tempo Justin Timberlake. Com esse primeiro disco, ganha seus quatro primeiros prêmios no MTV music awards como Música do Ano, Melhor cantora, Melhor artista pop e melhor artista nova. Logo neste início de carreira musical, o jeito provocante, a dança sensual e o jeito ninfeta carregou para a jovem de 18 anos o status de símbolo sexual, e começava a ser tão amada quanto odiada por alguns.
Namoro, filmes e discos:
Em 2000, surge o seu segundo álbum com o título “Oops…I did it again”, repete o mesmo sucesso do antecessor e a faixa que traz o nome do disco rapidamente chega ao primeiro lugar das paradas. Em 2001, durante a turnê deste disco, Britney veio participar da terceira edição do Rock in Rio no Brasil, onde uma polêmica acontece: Britney, dizendo a todos ser virgem, dorme no mesmo quarto de Justin Timberlake.
Ainda em 2001, surge o terceiro álbum da artista: “Britney”, onde a cantora explora ainda mais seu lado Sex symbol, em canções como “I´m slave 4U” (Eu sou sua escrava) e “Boys” (Garotos). Em 2002 o primeiro período de baixa: termina o namoro de 4 anos com Justin Timberlake e faz duas aparições no cinema: no longa “Crossroads” e no filme Austin Powers – O homem do membro de ouro. Em 2003 nova retomada de sucesso, com o disco “In the zone”, que faz grande sucesso e lhe rende a participação na calçada da fama em Holywwod. Devido a todo esse sucesso, Britney é convidada a cantar ao lado de Madonna e Christina Aguilera no MTV VMA. Durante sua apresentação, um escândalo: Britney beija Madonna na boca enquanto executam “Like a virgin”.
Inferno astral:
Em 2004 novo escândalo: Britney casa com o amigo de infância Jason Alexander, mas pede anulação no dia seguinte. Neste mesmo ano, se casa com Kevin Federline, com quem teria seu primeiro filho em 2005 o menino Sean. Em 2006 nasce seu segundo filho, Jayden James e os problema começam a aumentar: dois meses depois Kevin pede a separação e quer a guarda das crianças pois Britney não sai das baladas com Paris Hilton e ainda é flagrada sem calcinha pela noite em Vegas. Segue mais um ano de tragédias pessoais para Britney com a famosa caabeça raspada, a agressão ao fotógrafo brasileiro Roberto Maciel, tudo isso depois de um dia e meio depois de Ter saído de uma clínica para alcoólicos. Para completar o desastroso 2007, apresenta-se horrivelmente mal no VMA da MTV, com uma aparência nada sadia e visivelmente “gorda”. Surge 2008 e os problemas não acabam: ela se recusa a devolver o filho menor ao pai, e não aparece também ao tribunal para dar sua versão do ocorrido. Novamente internada, fica 4 dias sem dormir. A justiça nomeira seu pai como tutor de todos os seus bens, e, ao contrário do que se pensa, sua carreira e negócios voltam ao normal, com a cantora ganhando vários prêmios e lançando ao fim deste ano o seu sexto disco, Circus.