Maysa

A cantora Maysa é até hoje bastante lembrada por sua voz sempre embargada de emoção e sua atitude a frente do seu tempo. Maysa que nasceu no dia 06 de junho de 1936 com o sobrenome Figueira Monjardim ficou conhecida como Maysa Matarazzo. A cantora e compositora faleceu no dia 22 de janeiro de 1977 num trágico acidente de carro.

A Vida de Maysa

O local do nascimento de Maysa não é muito certo, pois algumas pessoas dizem que ela nasceu na cidade de São Paulo tendo a sua família se mudado para o Rio de Janeiro logo em seguida. Outras fontes dizem que Maysa nasceu na cidade maravilhosa. O fato é que no ano de 1947 a família da artista se mudou para a cidade de Bauru no interior do estado de São Paulo.

A família de Maysa é bastante tradicional sendo ela neta do Barão de Monjardim que presidiu a província do Espírito Santo cinco vezes. Quando tinha somente 18 anos de idade a cantora se casou com o empresário André Matarazzo incorporando o sobrenome do marido ao seu assinando então Maysa Monjardim Matarazzo.

O Casamento

O marido de Maysa fazia parte de um dos núcleos familiares ítalo-brasileiros mais importantes do país. Depois de pouco tempo que eles haviam se casado nasceu o filho do casal, Jayme Monjardim Matarazzo que atualmente é um importante diretor de novelas e cinema.

Depois de muitos atritos com o marido por causa do desejo de cantar Maysa finalmente se desquitou no ano de 1957 retomando o uso do seu nome de solteira Figueira Monjardim. Uma das coisas que mais irritavam a cantora era quando alguma matéria jornalística se referia a ela como Maysa Matarazzo.

O Sucesso

A voz de Maysa conquistou o público já no seu primeiro disco, a cantora recebia convites para fazer shows mesmo sem ter um grande repertório para apresentar. O disco de estreia vendeu milhares de cópias. Contudo, quanto mais sucesso a cantora Maysa fazia mais a mãe Maysa perdia da vida e da educação do seu filho Jayme. Quando precisou escolher entre a carreira e o filho resolveu que seria melhor para Jayme ser criado por seu pai André junto de sua nova esposa.

Vida Amorosa Agitada

Além da vida de cantora bastante agitada com muitos shows, Maysa, tinha uma vida social e amorosa um tanto conturbada. A cantora viveu muitas relações problemáticas dentre as quais se destacam a relação com o compositor Ronaldo Bôscoli e a relação com o empresário espanhol Miguel Azanza. Maysa ainda viveu um caso com o maestro Julio Medaglia, teve um namoro com o ator Carlos Alberto com quem chegou a casar entre outras histórias de amor.

Maysa Atriz

Além de cantora e compositora Maysa foi atriz trabalhando em novelas e no teatro. Dentre as produções de que ela participou estão Bel-Ami, O Cafona e Woyzeck de Georg Büchner

O Fim da Vida de Maysa

No ano de 1972 a cantora morava sozinha na sua casa de praia em Maricá afundada numa grave depressão. A morte de Maysa foi bastante trágica, pois no fim do dia em que seu filho Jayme se casou ela foi dirigindo o seu carro para voltar para Maricá se envolvendo num acidente na Ponte Rio-Niterói.

A Carreira de Maysa

O Começo da Carreira

No ano de 1956 o produtor musical Roberto Côrte-Real fez o convite para que Maysa gravasse um disco. A jovem então gravou o álbum “Convite para ouvir Maysa” que contava somente com canções da própria artista. A gravação aconteceu logo após Maysa da a luz a Jayme.

O álbum teve a sua renda toda revertida para o Hospital do Câncer de Dona Carmen Annes Dias Prudente. O trabalho musical da então socialite começou a fazer muito sucesso sendo tocado nas rádio do Rio de Janeiro e São Paulo. Com o passar do tempo a carreira que era apenas uma “distração” foi se tornando mais profissional.

Atritos

Quando a carreira de Maysa foi ganhando contornos mais profissionais o marido de Maysa, André Matarazzo, não se mostrou nada contente. Não demorou muito para que a união acabasse. No ano de 1957 a cantora foi contratada pela TV Record paulista para ter um programa patrocinado pela Bombril. Nesse momento a artista já tinha gravado o seu segundo disco que levava o seu nome. Em 1958 Maysa já estaria desquitada.

Maior Revelação Feminina

No ano de 1957 a cantora foi eleita como a Maior Revelação Feminina no prêmio “Os Melhores do Ano de 1956” concedido pelo Clube dos Cronistas de Discos. Ela ainda levou nesse mesmo prêmio os títulos de “Melhor Compositora” e “Melhor Letrista”. No ano de 1958 Maysa conquistou o cobiçado Troféu Roquette Pinto de Melhor Cantora de 1957.

TV Rio e Novo Álbum

No ano de 1958 Maysa se mudou para o Rio de Janeiro e foi contratada pela TV Rio para ter um programa somente seu com patrocínio dos Biscoitos Piraquê. Foi nesse ano também que ela lançou o seu segundo álbum que recebeu o nome de “Convite Para Ouvir Maysa n°2” que logo se tornou um grande sucesso. A canção “Meu Mundo Caiu” foi o grande sucesso desse ano.

Década de 1960

Nessa fase a cantora já havia aprimorado bastante a sua técnica vocal agregando cada vez mais qualidade nos seus álbuns e sendo convidada para se apresentar em vários outros países. Foi ainda nessa década que ela passou a fazer parte do movimento da Bossa Nova podendo assim ampliar o potencial da sua carreira. Maysa trabalhou nessa fase com artistas como Ronaldo Bôscoli, Luiz Eça, Roberto Menescal entre outros. Maysa foi a primeira cantora brasileira a se apresentar no Japão.

Década de 1970

Na década de 1970 a carreira de Maysa se encontrava numa grande decadência. No ano de 1970 ela lançou o álbum “Ando Só numa Multidão de Amores” que não fez sucesso. Como a carreira de cantora ia mal Maysa investiu na carreira de atriz e interpretou Simone na novela “O Cafona” da Rede Globo recebendo o prêmio de Coadjuvante de Ouro. Depois disso Maysa abandonou a novela Bel-Ami no meio ficando afastada do meio artístico.

Maysa é uma cantora e compositora dos anos 60 que ficou muito conhecida e até ganhou uma minissérie contando sua vida. A cantora é natural da capital paulista e vem de uma grande família renomada do Espírito Santo.

Maysa gravou 17 álbuns e também estreou na televisão como atriz. Teve uma vida de escândalos, envolvida com alcoolismo e alguns romances. Veja algumas fotos da cantora.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cantoras

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *