Grande músico, compositor, cantor e até mesmo ator, Herivelto Martins, deixou um buraco no coração de seus fãs quando faleceu em 16 de setembro de 1992. Grande Astro na MPB na época compôs mais de 300 músicas, mais de 10 discos lançados, teve uma dupla e três formações em um trio, participou como co-diretor em um filme com o diretor Orson Welles, onde o personagem principal foi Grande Otelo.
Sua Vida
Herivelto Martins nasceu em 30 de Janeiro de 1912, no interior do Rio de Janeiro, filho de Félix Bueno Martins e Carlota. Mudou-se com seus pais para Piraí junto com a família em 1916, e lá permaneceu por muitos anos. Herivelto já se mostrava amante das letras, aos 3 anos de idade, declamava versos em alguns eventos organizados por Felix. Sua família tinha pouco dinheiro, e Herivelto não ficava parado, foi caixeiro, ajudante contabilista, vendedor, trabalhou até mesmo como barbeiro no Rio de Janeiro, isso na época em que morou com seu irmão Hedalaci e mais seis rapazes em um pequeno apartamento, conheceu o Príncipe Preti-nho (José Luiz Costa, compositor), e através dele uma de sua musica “Da cor do meu violão” foi gravada pelo grupo Tupy.
Carreira
Começou a compor aos 9 anos, a paródia “Quero Uma Mulher Bem Nua”, começou a estudar música, aos 10 anos já tocava vários instrumentos, mas seus preferidos eram o cavaquinho e o violão. Em 1932 junto com Francisco Sena, formou a dupla “Preto e Branco”, onde mais tarde tornou-se o primeiro “Trio de Ouro”, quando Dalva de Oliveira os conheceu, o Trio modificou a formação por três vezes, sendo a segunda com Nilo Chagas e Noemi Cavalcanti, e por último com Raul Sampaio e Lurdinha Bittencourt, o ultimo trio separou-se em 1957, e Herivelto não quis mais duplas e trios em sua vida artística.
Casamentos
Herivelto casou-se com 3 mulheres, e teve 7 filhos. A mais famosa foi sua segunda esposa, a notável cantora Dalva de Oliveira, com quem teve um relacionamento intenso e verdadeiro, teve dois dos seus sete filhos com Dalva. Pery tornou-se cantor, e sempre acreditou no amor dos pais, escreveu um livro sobre a história dos dois, pois prometeu aos pais que as pessoas nunca os esqueceriam, Ubiratan tornou-se produtor na Rede Globo, que recentemente lançou uma minissérie para homenagear os pais, a minissérie chamada “Dalva e Herivelto – Uma canção de amor” teve como protagonistas Fabio Assunção (Herivelto Martins) e Adriana Esteves (Dalva de Oliveira), a minissérie de 5 capítulos retratada a vida conjugal do casal, e como eram pessoas ilustres no samba-canção brasileiro, a história da minissérie é baseada em fatos reais, e mostra como um modificou intensamente a vida do outros, e como ambos tornaram-se ídolos na Música Popular Brasileira.