Jimmy Cliff foi primeira estrela do reggae internacional e continua sendo o maior embaixador da música, de ter divulgado a música da Jamaica para todos os cantos do mundo. Ele tinha contatos fora da Jamaica, ainda em 1969, quando seu primeiro sucesso, “Wonderful World, Beautiful People” alcançou o número seis das paradas britânicas e o número 25 nas paradas americanas.
O Estrelato
Além de escrever e cantar essas músicas, Cliff estrelou no filme. The Harder They Come foi o primeiro filme escrito e dirigido por um jamaicano e filmado no local, usando um elenco nativo. Cliff interpreta um cantor que é do interior da Jamaica, e se vê envolvido no mundo das drogas e da violência nas favelas de Kingston.
O filme se tornou um enorme sucesso na Jamaica e um clássico cult em outros lugares no mundo. A trilha sonora, lançada nos EUA em 1973, provou ser um sucesso de vendas, embora não tenha figurado entre os álbuns da Billboard até março de 1975 – período em que pela primeira vez Bob Marley e The Wailers apareceram pela primeira vez nas paradas dos EUA com “Natty Dread”.
Pessoal
Jimmy Cliff nasceu James Chambers, em St. James, na Jamaica. Suas primeiras gravações aconteceram em 1962, e duas de suas canções “Ska All Over the World”, “Trust No Man” foram incluídas em uma antologia de 1964. Conectando com o lendário produtor jamaicano Leslie Kong, Cliff desencadeou uma série de singles de sucesso em sua terra natal durante os anos sessenta, incluindo “Hurricane Hattie”, “Miss Jamaica” e “King of the Kimgs.”
Jimmy Cliff foi preparado para ser o artista que iria espalhar o reggae no cenário internacional. Cliff se mudou para Londres e lá ficou por mais tempo que o esperado. Hard Road to Travel, seu primeiro álbum britânico, foi lançado em 1968, e o sucesso “Wonderful World, Beautiful People”, lançado no ano seguinte.
Novos Tempos
Seu último álbum pela Island Records foi em 1973, momento em que ele assinou com a Reprise e embarcou em um período de experimentação estilística que inclui discos de outros tipos de sonoridade. Um dos destaques de seu catálogo, foi Thankx, de 1978. No início dos anos oitenta, Jimmy Cliff voltou ao reggae com Special, de 1982. O último álbum, o primeiro pela Columbia Records, foi gravado no Channel One Studios, em Kingston com alguns dos melhores produtores e engenheiros da Jamaica. Cliff saiu com sua banda em turnê, e eles se apresentaram em todo o mundo, incluindo África.
Cliff voltou ao cinema com sua aparição na comédia Club Paradise de 1985. Em 1993, a gravação de Cliff em Johnny Nash – incluída na trilha sonora da Jamaica Abaixo de Zero, um filme sobre a equipe de trenó da Jamaica – se tornou um hit no Top 20.
“Meu papel sempre foi o de pastor da música reggae,” Cliff observou. “Quando eles queriam levar o reggae para a América, eles enviaram Jimmy Cliff. Quando eles quiseram levar o reggae para a Inglaterra, eles enviaram Jimmy Cliff. Quando eles quiseram levar o reggae para a África, novamente enviaram Jimmy Cliff “.