Joe Cocker

Quem não se lembra do tema da série Anos Incríveis, exibida na década de 90 pela TV Cultura? Ou ainda para quem assistiu o festival de Woodstock, a lembrança de um emocionante Joe Cocker sentado à beira do palco, cantando com sentimento a música em questão que viraria um clássico: “With a little help from my friends”, apenas um cover da versão criada pelos Beatles anos mais cedo, mas que ficara eternizada na potente voz do cantor britânico, hoje com 66 anos.

Festival

O Início da Carreira

Joe Cocker sempre foi ligado à música e começou cedo, aos quinze anos tocando bateria e assumindo em conjunto os vocais de um grupo chamado The Cavaliers. Dois anos mais tarde Joe Cocker assumiria sozinho o microfone da banda, onde ficaram excursionando pela Inglaterra por cinco anos, até 1964.
Neste ano, assina contrato para a gravação de um single pela Decca Records, com um cover dos Beatles. Mas a tentativa de “I´ll cry instead” emplacar foi em vão, levando Joe a sair dos Cavaliers e montar, no ano seguite outra banda.

Carreira

Nova Fase

Em 1965 Joe Cocker forma seu próprio grupo, a Grease Band, que é onde o cantor conseguirá seus primeiros passos rumo ao sucesso. Consegue um contrato com uma gravadora, desta vez a EMI, mas isso ocorre apenas dois anos depois da formação do grupo, em 1967, com o hit Marjorine entrando ao top 50 das paradas britânicas.
Nesse ano, Joe Cocker faz uma leitura esplêndida de uma música que não fez grande sucesso com os seus autores, os Beatles, e “With little help from my friends” lidera as paradas britânicas e enfim o traz aos braços do sucesso.
O álbum lançado com o mesmo nome da música chega aos Estados Unidos e fica entre o Top 40 das paradas americanas, se tornando realmente célebre quando faz um dos mais marcantes momentos do Festival de Woodstock a sua participação leve, em paz cantando seu sucesso numa impressionante interpretação.

Grupo

Turnê, Buraco e Renascimento

Após todo sucesso conquistado em 1969, Cocker decide sair em turnê pelo ano de 1970, acompanhado por cerca de vinte músicos denominada Mad Dogs and Englishmen, que fora toda gravada e lançada posteriormente em álbum.
Após essa turnê Cocker mergulha num ostracismo perigoso, regado à bebida e drogas, voltando ao mundo da música apenas em 1975, quando chega ao quinto lugar das paradas americanas com “You are so beatiful”, música de maior sucesso do álbum “I Cant stand a little rain”.
Depois do ressurgimento, faz uma turnê em nossas terras durante o ano de 1977, e consegue realizar um antigo sonho: lidera pela primeira vez na carreira a parada de sucessos norte-americana com a música “Up where we belong”, em parceria com Jenniffer Warners.
A partir daí Cocker consegue fazer sucesso na década de 80 com “When night comes”, em dueto com Brian Adams, chegando ao Top Tem americano novamente, registrando ainda mais duas participações no Rock in Rio.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cantores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *