Músico Paul McCartney

Paul McCartney nasceu 18 de junho de 1942, em Liverpool, na Inglaterra. Seu trabalho com os Beatles na década de 1960 ajudou a elevar a música popular e transformá-la em uma forma de arte altamente lucrativa. Ele também é um dos artistas solo mais populares de todos os tempos em termos de vendas de discos e público em seus shows.

Início da Vida de Paul McCartney

Filho de enfermeira de uma maternidade e de um vendedor de algodão e pianista de jazz, Paul foi criado em uma família de classe operária tradicional, da mesma forma que os seus futuros companheiros de Beatles Ringo Starr e George Harrison.

Quando ele tinha apenas 14 anos de idade, sua mãe morreu de complicações após uma mastectomia. Seu colega de banda, John Lennon, também perdeu a mãe quando ainda era bem jovem. Este sofrimento criou uma ligação ainda mais forte entre os dois músicos.

Incentivado por seu pai a experimentar vários instrumentos musicais, Paul McCartney começou sua história de amor com a música quando ainda era bem pequeno. Embora ele tivesse assistido aulas de música quando era menino, grande parte do que sabe aprendeu de ouvido, principalmente a tocar instrumentos como violão, trompete e piano.

Em 1957, durante a adolescência, conheceu John Lennon em um festival da igreja, em que jovens músicos cristãos estavam se apresentando. Os dois sentiram afinidades logo de cara, então, McCartney se juntou a banda de Lennon, chamada The Quarrymen. Os dois se tornaram rapidamente compositores do grupo, que passou por mudanças em sua formação e também de nome.

Os Beatles

Em 1960, o nome do grupo passou a ser Beatles. A história de sucesso deles começou na década de 1960, em Hamburgo, na Alemanha, onde passaram dois anos tocando em várias discotecas de lá.

Na cidade alemã, os Beatles gravaram suas primeiras músicas, conquistando a atenção de Brian Epstein, que rapidamente se tornou o empresário da banda. Não demorou muito para que eles voltassem para seu país de origem para começar a trabalhar muito para construir sua popularidade por lá.

O impacto que os Beatles causaram nos anos 60 é difícil de descrever. A Beatlemania logo contaminou todo o mundo, e quando o grupo fez sua estreia na América, a mídia apelidou o período de “Invasão Britânica”. Na época, mesmo com o sucesso, eles não tinham ideia de que estavam deixando uma marca na história da música mundial.

Durante uma década de conflitos políticos e sociais, os Beatles expressavam a esperança, com suas canções que falavam sobre a paz, o amor e o rock ‘n’ roll. McCartney foi o membro da banda que mais compôs sucessos. Canções como “Yesterday”, “Hey Jude”, “Let It Be”, “Yellow Submarine” e “Hello, Goodbye” se tornaram a trilha sonora de toda uma geração. De 1962 a 1970, o grupo lançou 12 álbuns de estúdio, fazendo shows pelo mundo quase que constantemente, antes de se separar.

Carreira Solo de Paul McCartney

Os Beatles se separaram em 1970, partindo corações de fãs em todo o mundo. No entanto, McCartney não tinha a intenção de abandonar a sua carreira. Ele foi o primeiro dos Beatles para lançar um álbum solo (McCartney, 1970) e, embora não tenha sido uma unanimidade entre os críticos especializados, o álbum foi um sucesso com o público.

Este sucesso logo no primeiro trabalho solo, encorajou Paul a continuar. Ele se manteve em ascensão em praticamente toda a década de 60. Além do sucesso em público e vendas de discos, ganhou dois prêmios Grammy e lançou vários singles de sucesso.

Em 1969, McCartney se casou com Linda Eastman, uma fotógrafa americana que serviria como sua musa e esposa por 30 anos. Juntos eles tiveram quatro filhos: Heather (filha de Linda de um casamento anterior a quem Paul criou como filha legítima), Mary, Stella e James.

A década de 80 foi um tanto quanto complicada para McCartney. Uma detenção por posse de maconha no Japão em 1980 foi seguido pelo assassinato de seu parceiro de longa data e amigo, John Lennon. Depois de tantos acontecimentos difíceis, sua turnê parou até 1989. Nos anos 90, McCartney trabalhou com seus antigos companheiros de banda, Harrison e Ringo Starr, na série de documentários “The Beatles Anthology”.

Em 2012, McCartney lançou o disco “Kisses On The Bottom”, que contou com interpretações de algumas de suas canções favoritas de infância, incluindo clássicos como “It’s Only a Paper Moon” e “My Valentine”. O artista esteve presente nas manchetes no final daquele ano, após a realização de um show com o colega roqueiro Bruce Springsteen, no Hyde Park, de Londres.

Os dois músicos legendários ainda cantaram dois sucessos dos Beatles juntos: “I Saw Her Standing There” e “Twist and Shout”. Infelizmente, este dueto incrível foi interrompido pelas autoridades: Quando o show excedeu a sua hora final previamente agendada, os microfones de McCartney de Springsteen e foram desligados pelos organizadores do evento.

McCartney é, indiscutivelmente, uma verdadeira realeza da música pop. Por suas contribuições à cultura e ao rock and roll, ele foi nomeado “Sir” (cavaleiro em português) pela Rainha Elisabeth, introduzido ao Hall da Fama do Rock and Roll, entre várias outras honrarias.

Vida Pessoal de Paul McCartney

Outra tragédia aconteceu na vida de Paul, em 1998, sua esposa, de 29 anos, Linda McCartney, morreu após uma longa batalha contra o câncer. Quatro anos depois, o músico se casou com Heather Mills, uma modelo e ex-ativista. Juntos tiveram uma filha, Beatrice, em 2003. Em meio a muita especulação da mídia, eles se separaram em 2006. Paul casou-se pela terceira vez com a empresária Nancy Shevell, em outubro de 2011, em Londres.

Os interesses de Paul McCartney vão muito além da música; o ex-Beatle tem feito participações bem sucedidas em filmes, escrevendo livros, pintando, meditando e também como ativista em causas importantes.

Apesar de seus muitos empreendimentos comerciais e interesses, o Beatle de maior sucesso, atualmente com seus 70 anos de idade, continua a viajar pelo mundo fazendo shows e vendendo muitos discos, e tudo isso sem deixar nenhum sinal de que irá parar com sua carreira. Quando perguntado sobre seus planos de aposentadoria, McCartney responde: “Por que eu deveria me aposentar? Para ficar sentado em casa assistindo TV? Não, obrigado”.

Sir James Paul McCartney, é um músico, cantor e compositor inglês. Anteriormente, fazia parte das bandas The Beatles (1960-1970) e Wings (1971-1981). Paul McCartney é o compositor mais bem sucedido comercialmente na história da música popular, de acordo com o Guinness World Records.

McCartney ganhou fama mundial como um membro dos The Beatles, ao lado de John Lennon, George Harrison e Ringo Starr. McCartney e Lennon formaram uma das mais influentes e bem sucedidas parcerias de composição e escreveram algumas das canções mais populares da história da música rock.

Depois de deixar os Beatles, McCartney lançou uma bem sucedida carreira solo e formou a banda Wings, com sua primeira mulher, Linda Eastman e o cantor Denny Laine. Ele já recebeu 60 discos de ouro e tem mais de 100 milhões de singles vendidos no Reino Unido. Os internautas elegeram McCartney no site da BBC News como o “maior compositor do milênio”.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cantores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *