Todos nós gostamos de música, pois ela serve como meio de distração das nossas obrigações e como forma de ficarmos em silêncio e escutarmos as belas canções de nossos cantores preferidos.
Cada geração diz que possuiu os melhores cantores e que jamais existirão cantores iguais ou melhores dos que eles. De certo modo, eles estão corretos, pois muitos dos cantores antigos até hoje fazem muito sucesso com suas canções, e mesmo que já estejam mortos, sua música permanece entre seus eternos fãs. Entretanto, durante os anos, surgem novos representantes da música, que acabam sendo muito bons e também terão seu nome sendo levado para as próximas gerações.
São inúmeros os nomes dos cantores que já passaram por este planeta e já não estão mais entre nós, mas mesmos assim continuam fazendo muitos fãs com seus antigos álbuns. Aqui estão alguns:
* Aretha Franklin
* Ray Charles
* Elvis Presley
* John Lennon
* James Brown
Aretha Franklin
Aretha Franklin nasceu em 25 de março de 1942, em Memphis, no Tennessee. É a quarta filha de uma família de cinco. Seu pai era pastor da igreja batista e sua mãe cantora gospel, eles se separaram quando ela tinha apenas 6 anos de idade.
Seus dons musicais apareceram quando ela ainda era bem pequena. Praticamente uma autodidata, ela foi considerada como uma criança prodígio. Uma pianista talentosa, com uma voz poderosa, quando tinha 14 anos, ela gravou algumas de suas primeiras canções na igreja.
A talentosa cantora e pianista saiu em turnê com seu pai e mais tarde foi para Nova York, onde assinou com a gravadora Columbia. Ela passou a lançar vários singles populares, muitos dos quais são considerados clássicos atualmente. Em 1987, ela se tornou a primeira artista feminina a ser introduzida no Hall da Fama do Rock and Roll. Aretha ganhou seu 18º Grammy Award em 2008, fazendo dela uma das artistas mais premiados da história da premiação.
Ray Charles
Nascido na Geórgia, em 1930, Ray Charles foi um músico lendário que foi pioneiro no gênero da música soul durante os anos 50. Muitas vezes chamado de “Pai do Soul”, ele misturava elementos do blues, gospel e jazz para criar sucessos inovadores tais como “Unchain My Heart”, “Hit the Road Jack” e “Georgia on My Mind”. Ele morreu em 2004, deixando a sua marca na história da música.
Seu pai era mecânico, e sua mãe arrendatária. Quando Ray era bebê, sua família se mudou para a Flórida. Na infância, ele testemunhou um acontecimento bastante traumático, a morte por afogamento de seu irmão mais novo.
Logo após a morte de seu irmão, Ray Charles começou, gradualmente, a perder a visão. Aos 7 anos de idade ele ficou completamente cego, e sua mãe o mandou para uma escola mantida pela estado, a Escola da Flórida para Surdos e Cegos em St. Augustine, onde ele aprendeu a ler, escrever e compor músicas em braille. Ele também aprendeu a tocar piano, órgão, saxofone, clarinete e trompete.
Elvis Presley
Nascido em 8 de Janeiro de 1935, em Tupelo, no Mississippi, Elvis Presley veio de origens muito humildes e se tornou um dos maiores nomes do rock ‘n’ roll mundial. Em meados da década de 1950, ele apareceu na rádio, na televisão e no cinema. Em 16 de agosto de 1977, com 42 anos, ele morreu de insuficiência cardíaca, doença relacionada com seu vício em drogas. Desde sua morte, Presley manteve-se um dos maiores ícones da música do mundo.
Ele ganhou a sua primeira guitarra de presente da sua mãe em seu aniversário de 11 anos, em 1946, e provou o sucesso musical pela primeira vez, alguns anos depois, quando ele ganhou um show de talentos na Humes High School, em Memphis. Depois de se formar em 1953, trabalhou em uma variedade de coisas antes de começar a sua carreira musical. Durante o colegial, ele trabalhou na biblioteca da escola. Em 1953, ele trabalhou na Precision Tool Company, em Memphis. Ele também trabalhou como porteiro e motorista de caminhão.
John Lennon
John Lennon nasceu em 9 de outubro de 1940, em Liverpool, na Inglaterra. Ele conheceu Paul McCartney em 1957 e o convidou a se juntar ao seu grupo musical. Eles acabaram constituindo a parceria musical de maior sucesso na história da música. Ele era considerado o líder dos Beatles por ter fundado o grupo e por ser o mais velho entre eles.
Lennon deixou os Beatles em 1969 e mais tarde lançou álbuns com sua esposa, Yoko Ono, entre outros trabalhos. Em 8 de dezembro de 1980, ele foi morto por um fã enlouquecido chamado Mark David Chapman.
Quando tinha 4 anos de idade, seus pais se separaram e ele acabou indo morar com sua Tia Mimi. Seu pai era um marinheiro mercante e não estava presente no momento do seu nascimento e nem em grande parte da sua infância. Sua mãe casou-se novamente, mas o visitava na casa da tia regularmente. Ela ensinou Lennon a tocar banjo e piano e comprou sua primeira guitarra. Ele ficou arrasado quando sua mãe foi fatalmente atingida por um carro em julho de 1958. Sua morte foi um dos acontecimentos mais traumáticos da sua vida.
James Brown
Nascido em Barnwell, na Carolina do Sul, em 3 de maio de 1933, em uma família extremamente pobre, James Brown trilhou seu caminho de sucesso e ganhou o apelido de “O Padrinho do Soul. Seu estilo vocal e musical único influenciaram muitos artistas.
Além do talento, ele era conhecido por sua turbulenta vida pessoal, bem como seu ativismo social. Suas músicas “America is My Home” e “Black and Proud” mostram bem este lado social de Brown.
Seus pais se separaram quando ele ainda era muito jovem, e quando tinha 4 anos de idade, foi enviado para Augusta, na Georgia, para viver com sua tia Mel, a dona de um bordel. Ele cresceu na extrema pobreza durante a Grande Depressão fazia todo o trabalho que encontrada em troca de algum dinheiro para sobreviver.
Expulso da escola quando tinha 12 anos por não estar vestido adequadamente, ele se apegou na religião e na música como uma forma de tentar esquecer um pouco da realidade, que era tão dura. Ele cantava no coro da igreja, onde desenvolveu sua voz poderosa e cheia de emoção.
Michael Jackson
Apelidado de “Rei do Pop”, o cantor e compositor Michael Jackson nasceu em Gary, Indiana, em 29 de agosto de 1958. Quando criança, ele era o vocalista do popular grupo da família Jackson, o Jackson 5. Ele se tornou um dos mais famosos artistas do gênero pop até a atualidade.
Morto em 2009, o acontecimento provocou polêmica por causa da suspeita de homicídio, até que, após inúmeras investigações, a hipótese foi finalmente descartada. O médico Conrad Murray, que estava cuidando dele no momento de sua morte, foi condenado por homicídio culposo em 7 de Novembro de 2011, depois de receber uma pena de prisão de quatro anos.