Qual é o Nome do Cachorro Azul da Turma da Mônica?

Bidu – Turma da Mônica

O carismático cãozinho azul, bichinho de estimação do cientista franjinha foi o primeiro personagem do cartunista Maurício de Sousa, junto com seu dono. Ele foi criado no ano de 1959. Por isso, mas também pelas suas historinhas, ele é de longe o personagem mais famoso e um dos mais queridos de todas as produções de Mauricio de Sousa. Inclusive ele é o mascote da empresa Maurício de Sousa Produções desde os anos 60.

História

Bidu O Cachorro Azul

Bidu O Cachorro Azul

Maurício de Souza trabalhava com jornalismo. Porém, em 1950 ele decidir seguir seu sonho e ser cartunista. Porém, ainda sem ideias do que criar, ele começou a pensar no que poderia ser menos criticado pelo público. Um cãozinho e seu dono cientista não poderiam ser um fracasso. Ele estava certo.

Feito isso, Mauricio precisava seguir seus próximos passos. Sua inspiração foi o cachorro de uma vizinha, que era da raça chamada Schnauzer. E a personalidade única de Bidu foi inspirada em um cãozinho vira lata que morava em sua casa, chamado Cuíca, muito brincalhão e danado.

Pronto, com a ideia feita, ele poderia começar a criar as tirinhas. Seu colega e amigo Lourenço Diaféria o incentivou a mostrar à imprensa para tentar vender. Foi aí que o sucesso começou. Mas antes disso, ninguém acreditou nele. Isso porque quando ele foi levar a primeira tirinha para um diretor, ele percebeu que não tinha feito isso. “O pessoal perguntou onde estava a charge. Foi aí que percebi que tinha ficado dentro do táxi. Voltei para casa, fiz novamente a tirinha e, adivinha? Esqueci de novo no táxi! O pessoal já estava achando que eu não sabia desenhar. No terceiro dia, eu refiz mais uma vez, só que eu dobrei e guardei dentro do meu paletó. Aí, sim, finalmente consegui entregar a tirinha”. Mas tudo bem, foi apenas um mau entendido que não apagou nem impediu o sucesso do cartunista.

Sobre o Bidu

O Bidu foi o primeiro personagem de Mauricio de Sousa a aparecer em histórias em quadrinhos da revista da Editora Continental, no ano de 1960.

Mônica ganhou o seu próprio título nas histórias em quadrinhos pela Editora Abril no ano de 1970, a partir disso, ele começou a aparecer nas historinhas da Turma da Mônica e também nos almanaques de reedições.

No ano de 2008, Bidu aparecer na revista da Turma da Mônica Jovem. Foi um momento chocante, já que muita gente pensou que Bidu tinha morrido – a revista se passa no futuro e os personagens já são crescidos.

No ano de 2009 houve o lançamento do álbum de comemoração aos cinquenta anos de Bidu. Este álbum foi uma edição especial com várias novidades. Incluindo uma edição especial em que as histórias em quadrinhos são em Mangá.

Bidu é um cão doméstico de um pequeno cientista chamado Franjinha. Um cachorro comum e que não sabe falar e nem fazer nada além do que um cachorro faz na vida real. Odeia banho e adora correr atrás de bicicletas, carros e rodas.

Possui vários amigos: Duque, Zé esquecido, Dona Pedra, Zé Gordão, Dálmata, Fifi, etc.

Há um universo paralelo nas histórias de Bidu, onde ele é um diretor e produtor das suas próprias historinhas. Cheio de metalinguagem e personagens inanimados (que ganham vida).

Bidu é o símbolo e mascote da empresa Mauricio de Souza Produções.

Bidu possui um inimigo que adora roubar a cena nas suas historinhas, o Bugu.

Bidu é o símbolo da empresa de Maurício, a Maurício de Sousa Produções.

Turma do Bidu

Diferentemente das outras Turmas do Maurício de Sousa, a Turma do Bidu possui a maioria dos personagens inanimados. Sim, inanimados, como pedras, ossos, etc. Mas eles interagem com os personagens vivos, que são animais, na maioria das histórias. Muitas vezes os diálogos das histórias em quadrinhos são muito marcados pela presença da metalinguagem e do non-sense. A personagem Dona Pedra é uma personagem inanimada muito presente nas historinhas. Vamos conhecer então um pouco das características dos principais personagens da Turma do Bidu.

Bidu: criado em 1959, ele foi o primeiro personagem do cartunista. Ele é um cãozinho azul doméstico, criado pelo seu dono chamado de Franjinha. Além disso, o Bidu é também um diretor de um estúdio.

As historinhas do Bidu conferem um universo paralelo em que ele é um astro de várias histórias em quadrinhos, com um assistente que te ajuda, chamado de Manfredo. Tem também um vilão chamado de Bugu.

Mister B: Assim como o famoso mágico Mister M, o Mister B ensina seus truques e magias para explicar como as pedras e os personagens inanimados conseguem falar e ter outras atitudes.

Dona Pedra: uma das mais adoradas do quadrinho, a dona pedra é uma pedra falante que conversa com o Bidu em muitas tirinhas.

Duque: criado no ano de 1960, o Duque, que é o cachorro de estimação do Titi, é o melhor amigo do Bidu. Ele possui os olhos esverdeados, é engraçado, bonzinho e um ótimo amigo de Bidu, ajudando-o em diversas enrascadas e conflitos.

Bugu: Um cachorro de formato oval, de cor amarela, bem característico. Possui uma mania irritante de fazer imitações. Ele consegue deixar Bidu muito bravo, sempre querendo aparecer em historinhas que não foi chamado. Ele é desprezado por Bidu e por isso costuma sempre querer desfazer isso, mas como ele irrita Bidu, isso só piora. Bugu não foi criado por Maurício de Sousa, mas sim pelo seu irmão, Márcio de Sousa, como um autoretrato, onde ele tenta roubar a cena nas historinhas.

Manfredo: criado em 1981, o Manfredo é o assistente de produção das historinhas do Bidu, em seu universo paralelo. Ele é um grande ajudante do cãozinho azul, tentando sempre expulsar o intruso Bugu de suas historinhas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Celebridades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *