Hans Christian Andersen

Este gênio da literatura teve uma infância de muita pobreza, seu pai era sapateiro e foi assim que ganhou a vida, sendo que toda a família residia em apenas um quarto, mas as dificuldades de sua trajetória não o impediram de aprender a escrita e a leitura já em tenra idade, pois Hans demonstrava muito apreço por literatura, parecia antever o poder da educação e gostava de ouvir histórias. Uma infância em meio a tanta pobreza permitiu que Hans Christian Andersen observasse os diversos contrastes da sociedade, e esta realidade acabou se transformando em uma forte influência nas obras literárias que ele viria a produzir, muitas histórias adultas e também infantis. Hans perdeu seu pai quando tinha somente 11 anos de idade, no ano de 1826, e em função desta perda ele se viu obrigado a abandonar seus estudos, já nesta ocasião ele apresentava aptidão nas artes literárias e também no teatro. Com 14 anos de idade Hans foi para a cidade de Copenhague, e lá foi apresentado para Jonas Collin, então diretor do importante Teatro Real.

Hans Christian

Carreira

No teatro trabalhou como bailarino e também como ator, além disso escreveu algumas peças. No ano de 1828 Hans entra para a Universidade de Copenhague, em seguida já publicou diversos livros, porém o reconhecimento internacional só veio em meados de 1835 com o romance chamado “O Improvisador”. Entre suas obras podemos encontrar poesias, relatos de experiências em viagens e romances adultos, mas a fama chegou com seu excelente trabalho em contos infantis, na ocasião eram raros os livros direcionados para crianças especificamente. Estas obras abordavam os modelos de comportamento tentando transmitir um ideal a ser adotado pela sociedade, nestas histórias confrontos entre desprotegidos e poderosos, fracos e fortes, sempre primando pelo direito de igualdade entre os homens e desta forma colaborando com a educação das crianças. De 1835 à 1842 Hans lançou 6 volumes com “Contos” dedicados as crianças e até o ano de 1872 ele escreveu muitos outros contos infantis chegando a 156 histórias. De 1872 à 1875 o escritor esteve muito doente e não resistiu falecendo aos 4 dias do mês de agosto.

Obras

Legado

Alguns dos títulos mais conhecidos de Hans Christian Andersen são: “O Soldadinho de Chumbo”, “O patinho feio”, “A roupa nova do imperador”, “A menina dos fósforos” e “A pequena sereia”, todas estas obras são muito populares até os dias de hoje e com certeza fazem parte da vida e dos sonhos de muitas crianças ao redor do mundo. Muitas destas obras tem adaptações para o teatro, o cinema desenhos animados, televisão, etc. Hans deixou uma grande contribuição literária para a humanidade, especialmente para as fases da infância e da adolescência. Em homenagem ao seu legado o dia 2 de abril, que foi o dia de seu nascimento, tornou-se o Dia Internacional do Livro Infanto Juvenil, e além disso um dos mais importantes prêmios internacionais deste gênero tem o seu nome, Hans Christian Andersen.

Mais Conhecidos

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Escritores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *