Martha Medeiros

Martha Medeiros é escritora brasileira e jornalista, atualmente é colunista da Zero Hora, importante jornal da capital gaúcha, que aliás é sua terra natal. Também é colunista do jornal carioca O Globo. É casada com Luiz Telmo de Oliveira Ramos, publicitário com que tem duas lindas filhas. Marta sempre acreditou no poder da educação e estudou em uma tradicional escola da cidade de Porto Alegre. No ano de 1982, com 21 anos de idade, formou-se pela PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), também em Porto Alegre. Em busca de oportunidades atuou profissionalmente nas áreas de publicidade e propaganda, mas sentia-se frustrada com os rumos de sua carreira. Foi então que seu marido foi convidado a trabalhar no Chile e Martha pensou que esta sera uma excelente oportunidade de esfriar a cabeça e repensar sobre sua profissão. Forma 9 meses morando no Chile, durante os quais a jornalista se dedicou a escrita, sua maior paixão. Naquele país ela viveu momentos incríveis e sente que a experiencia mudou sua vida.

Martha Medeiros

A Retomada

De volta a Porto Alegre Martha retoma a escrita de crônicas para jornais e desde então deslanchou em sua carreira literária conquistando um espaço merecido na literatura brasileira com seus bons livros, romances, crônicas e poesias. Inúmeros de seus textos são publicados em jornais nacionalmente conhecidos e respeitados fazendo com que seu trabalho seja reconhecido em muitos lugares deste imenso Brasil. Martha possui uma sensibilidade a flor da pele, pouco comum, aos seus olhos os fatos da vida ganham ares de reflexão, mas cheios de frescor e vivacidade, características típicas de quem percebe algo nunca antes visto, inesperado, encantador. Os temas por ela abordados vão desde coisas simples do dia a dia até as grandes questões da humanidade, afinal existe uma relação intrínseca entre o trivial e o essencial. Suas abordagens podem ser indignadas, mas nunca perdem a ternura, uma mulher que ama a cultura e é dotada de grande senso de humor. Através de suas obras
Martha nos ajuda a ver a vida de um modo singular, nos fazendo mais compreensivos e compreendidos.

Escrita

As Obras Publicadas

Strip-tease – 1985
Meia noite e um quarto – 1987
Persona non grata – 1991
De cara lavada – 1995
Geração Bivolt – 1995
Coisas da vida – 1995
Santiago do Chile – 1996
Topless – 1997
Poesia reunida – 1998
Trem-bala – 1999
Non stop – 2000
Cartas extraviadas e outros poemas – 2000
Divã – 2002
Montanha-Russa – 2003
Esquisita como eu – 2004
Selma e Sinatra – 2005
Tudo que eu queria te dizer – 2007
Doidas e santas – 2008

O livro Trem-bala está em sua 9ª edição e foi adaptado para uma peça de teatro onde obteve grande sucesso, sob a direção da Irene Brietzke. Divã também foi adaptado para o teatro e posteriormente para o cinema, tanto no palco quanto no filme a personagem principal, Mercedes, foi interpretada por Lilia Cabral.

Para as Telas

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Escritores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *