Daiane dos Santos
Daiane dos santos é uma das maiores atletas brasileiras, ela praticava a modalidade ginastica olímpica, e foi a ginasta mais premiada do nosso país, ela levou muitas medalhas de ouro para casa e ganhou muitas edições do campeonato mundial de ginástica olímpica, ela é reconhecidamente uma das maiores atletas brasileiras da história, assim como também é uma das maiores do mundo no seu campo de atuação.
História de Vida
Daiane dos Santos que atualmente tem os seus 37 anos de idade, nasceu no dia 10 de fevereiro do ano de 1983, na cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, na região Sul do Brasil, muitas pessoas não sabem, mas o seu nome completo é Daiane Garcia dos Santos.
A infância de Daiane dos Santos foi bem comum, a família não tinha muitas posses e ela em sua primeira infância nunca pode de fato praticar a ginastica olímpica, a sua família não tinha condições de manter para ela aulas dessa modalidade. No entanto, o destino é implacável, ela estava destinada a se tornar uma grande ginasta, ela estava destinada a grandes feitos em sua vida.
Com uma bela jogada do destino, no ano de 1994 quando Daiane tinha os seus 11 anos de vida ela estava brincando em uma praça, com toda a sua capacidade de fazer movimentos equilibrados e balanceados quando ela foi vista por uma professora de ginastica olímpica, o nome dela é Cleusa de Paula, que então convidou Daiane dos Santos a treinar em uma associação da cidade de Porto Alegre.
Era a Associação dos Amigos do Centro Estadual de Treinamento Esportivo, mais conhecida em Porto Alegre pela sigla AACETE, lá ela recebeu as primeiras instruções e os primeiros treinamentos do esporte que mudaria toda a sua vida por completo, assim como mudaria também a história do Brasil no esporte. Após um período de treinamento na AACETE ela então começou a treinar no espaço do Grêmio Náutico União.
As suas primeiras vitorias de renome internacional em competições muito importantes vieram nos famosos Jogos Pan Americanos, que para os atletas é uma previa do que pode estar por vir na tão esperada e temida Olimpíadas. Então foi Daiane dos Santos para o Canadá, mais especificamente para a cidade de Winnipeg, no ano de 1999 quando tinha apenas seus 16 anos de vida, por lá ela teve um desempenho ainda discreto, mas que já demonstrava os frutos que colheria mais tarde.
Nesta competição ela levou para casa duas medalhas, uma delas é uma medalha de bronze pelo resultado de uma modalidade em que competiu em equipe e a outra delas foi uma medalha de prata que ganhou em uma modalidade individual de salto sobre cavalo, no entanto, não se confunda, cavalo não é o animal, mas sim uma mesa a qual você salta por cima dela a ginástica olímpica.
A outra grande competição que participaria em seguida seria também o Pan americano, mas agora na edição de 2003 que foi realizada em Santo Domingo, que é uma cidade da República Dominicana, é a capital do país e a sede dos jogos Pan daquele ano, nessa competição ela acabou por ganhar novamente a medalha de bronze pelo desempenho na modalidade em equipes.
Ginástica Olímpica Como Profissão Para Daiane Dos Santos
Neste ponto de sua vida já era muitíssimo claro para Daiane dos Santos que a ginástica olímpica realmente iria mudar a sua vida e que ela seguiria com isso como a sua vocação profissional, então ela ainda 2003 se mudou para a cidade de Curitiba, onde teria mais recursos e oportunidades para dar continuidade na sua carreira, lá ela começou a treinar com a sua própria equipe e teve os patrocínios e apoios necessários.
O ano de 2003 realmente foi um ano muito cheio de emoções e aventuras para Daiane dos Santos, porque ela com apenas 20 anos de idade novamente saia para mais uma competição internacional, que agora era o importante Mundial de Ginástica Olímpica que dessa vez estava sendo disputado na Califórnia em uma cidade que se chamava Anaheim.
Neste ponto de sua vida ela já era uma atleta de primeiro nível, que tinha a sua própria equipe técnica, ela já era reconhecida no seu pais e também fora do Brasil no universo da ginástica olímpica, ela já tinha um treinador de sua preferência que Oleg Ostapenko, um treinador natural da Ucrânia, que junto com Daiane criou o famoso salto duplo twist carpado, que no mundo todo foi batizado em homenagem è ela com o nome Dos Santos, salto que marcaria a sua história e a história da ginástica olímpica.
É preciso ressaltar que neste campeonato Daiane dos Santos teve o feito de ser a primeira brasileira na história a ganhar uma medalha de ouro nessa importante competição que é o Mundial de ginástica olímpica, mas seu trabalho não parou por aí nas competições seguintes que se seguiram no Mundial.
Daiane ganhou medalhas de ouro nas edições que aconteceram na Alemanha, nas cidades de Cottbus e Stuttgart, também na França na famosa cidade de Lyon e ainda na edição que aconteceu na capital carioca a cidade do Rio de Janeiro. Infelizmente nas Olimpíadas que se seguiram, as Olimpíadas de Atenas que aconteceram no ano de 1994, o seu desempenho foi comprometido por causa de uma lesão em seu joelho e não conseguiu atingir o pódio, ficando em sétimo lugar na colocação geral, no entanto, ela mostrou ao mundo a sua mais nova criação, chamada de Dos Santos II, que consistia em um salto do tipo duplo twist esticado.
Ainda em 2004 ela foi mais uma vez campeã mundial, mas agora isso aconteceu na Inglaterra na cidade de Birmingham. Na cidade de Moscou na Rússia no não de 2006 veio mais uma medalha de ouro para sua carreira de sucesso, na cidade de São Paulo ganhou ouro em mais uma etapa da competição, em seguida acabou perdendo a primeira posição na final da Dinamarca.
Há ainda outras medalhas de ouro, prata e bronze que ganhou ao longo de sua carreira, mas como foram em campeonatos um pouco menos significativos, elas não serão citadas aqui, o fato é que Daiane dos Santos marcou história na Ginástica olímpica, assim como também marcou uma geração de brasileiros que cresceram sendo seus fãs.