Futebol: David Silva
O nome de nascimento desse jogador espanhol é David Josué Jiménez Silva, ele nasceu no dia 8 de janeiro de 1986, na cidade de Arguinequim, que está localizada na região da Gran Canaria (Ilhas Canárias na costa espanhola). Ele atualmente tem os seus 34 anos de idade e atua na posição de meio campo. Ele cresceu com a sua família nessa região, onde também os seus dois irmãos mais novos, que se chamam Natália e Nando.
David Silva é descendente espanhóis e de japoneses. A família do seu pai que se chama Fernando Jiménez, é natural das Ilhas Canárias, enquanto que a família da sua mãe que se chama Eva Silva, é japonesa. Isso lhe conferiu algumas características asiáticas a sua aparência, como os olhos um pouco puxados, por esse motivo um de seus apelos é chino, que é a palavra equivalente a Chinês, na língua espanhola (sim as pessoas confundem a etnia de sua mãe, que na verdade tem descendência do Japão).
O meio campista David Silva foi apresentado ao futebol desde muito cedo, pois o seu pai quando ele era mais novo, trabalhava em um estádio tendo a função de segurança (antes de atuar como segurança, seu pai era policial). O estádio em questão era a sede do clube Valencia, que se chama estádio Mestalla. Com o seu interesse pelo clube, o futebol começou muito cedo em sua vida, quando Silva tinha apenas 13 anos de vida ele entrou para o clube do Valencia pela primeira vez, no entanto, antes disso ele já atuava em clubes menores e escolinhas de futebol, onde chamava atenção pelo seu talento natural, o que foi ficando mais e mais evidente com o passar dos anos.
Vida Profissional
David Silva tem como a sua posição principal é de no meio campo, mas algumas vezes ele atua no ataque, na posição conhecida no mundo do futebol como “ponta” (um atacante que atua mais aberto pelas laterais). Ele é canhoto, o que lhe confere um chute um pouco diferente e tem 1,73 m de altura. Na temporada atual ele está jogando pelo clube inglês do Manchester City, mas com contrato já no final, essa temporada ( 2019 – 2020) é a última pela equipe.
A sua história no mundo do futebol começou ainda na sua época de infância, quando ele tinha apenas 9 anos de idade e foi na categoria de base, no time juniores da equipe de nome UD San Fernando, equipe que tem sede próximo a cidade turísticas de Maspalomas na ilha da Gran Canaria (Ilhas Canárias), região de onde David Silva é natural. Uma curiosidade sobre ele e suas primeiras atuações, é que começou no futebol atuando como goleiro do time, somente depois que o mudaram para a posição de meio campo, onde ele estourou como talento promissor.
Na equipe do UD San Fernando, o jogador David Silva permaneceu por 5 anos, desde o ano de 1995 a até o ano 2000, quando foi para o clube do Valencia, que é um clube maior e com mais espaço dentro do futebol espanhol. Ainda no ano 2000, na temporada 2000 – 2001 ele já estreou em campo pelo Valencia, equipe a qual permaneceu até a temporada 2003 – 2004 jogando pela modalidade juniores, quando estava com seus 18 anos e finalmente podia jogar pelo time principal, assim foi transferido para o time A do Valencia, onde atuou de 2004 a até o ano de 2010, quando estava com seus 24 anos.
A sua estreia como um jogador profissional, no time principal aconteceu na segunda divisão do campeonato espanhol, mas não foi no Valencia como todo mundo esperava, mas sim na equipe do Eibar, onde ele atuou como um empréstimo durante um período. Durante sua passagem pelo Valencia, ele foi emprestado para algumas equipes, entre elas o Celta de Vigo, onde teve um grande sucesso, inclusive contribuindo para a vitória de alguns títulos com o clube. Oficialmente ele voltou a atuar pelo Valencia no ano de 2006, dessa vez entrando em campo finalmente como jogador fixo e titular, com esse título ele ficou até renovar seu contrato no ano de 2008. Não foi fácil para o Valencia manter David Silva no clube, pois já havia muito interesse sobre ele por parte de grandes equipes europeias.
O ano de 2008, no entanto não foi só de alegrias, apesar do seu contrato ter sido renovado para mais 5 anos o começo da temporada foi um pouco conturbado para o jogador, o qual teve um problema no tornozelo e ficou os primeiros 3 meses da liga espanhola afastado dos jogos, voltando para o campo já no mês de dezembro. Já em 2009 recuperado ele voltou ao seu estilo de jogo com muito talento. A temporada 2009 – 2010, foi um sucesso para ele que marcou os melhores gols até então na sua carreira, chamando cada vez mais a atenção dos gigantes do futebol europeu, dessa forma o Valencia não conseguiu mais segurar o seu craque.
Manchester City
O dia do anuncio de que David Silva estava indo para esse grande clube inglês, foi dia 30 de junho de 2010, pouco antes do início da nova temporada do futebol europeu. O anuncio foi que o jogador permaneceria no clube por pelo menos 4 anos e que já estava tudo acertado com o seu antigo time. Como um ato de cordialidade, seu novo time lhe deu o mesmo número de camiseta que ele usava em seu antigo time, que é o número 21. O dia da sua estreia em uma das maiores ligas da Europa, foi no dia 14 de agosto do mesmo ano contra o Tottenham Hotspur, a partida acabou empatada.
O seu primeiro gol foi no dia 16 de setembro de 2010, lembrando que meio campistas não fazem tantos gols como atacantes, que atuam exclusivamente com essa função de finalizar os ataques do time. O que se pode dizer dos meses de estreia de David Silva é que ele definitivamente começou com o pé direito em sua nova equipe, tendo atuações impressionantes, o que lhe rendeu inclusive o título de melhor jogador ou jogador do mês, para ser mais exato, durante 3 meses ainda no ano de 2010, os meses foram outubro, novembro e dezembro, dessa forma ele foi coroado pelos torcedores e pela crítica especializada.
A sua temporada 2011 – 2012 pelo time não deixou a desejar, tendo feito grandes partidas, marcando gols e ganhado um grande destaque, o que lhe rendeu já no mês de outubro (ainda em 2011), o título de Jogador do mês, mas agora não era apenas uma premiação interna do time, mas sim uma premiação de jogador do mês de toda a Premier League (oficialmente o prêmio se chama “Premier League Player of the month”). O seu time ganhou o título da temporada do futebol inglês.
Nos anos que se seguiram David Silva, conseguiu manter o seu ritmo de sucesso nas partidas, o que lhe conferiu a extensão do contrato com o Manchester City por mais alguns anos, mesmo sendo sondado por outras grandes equipes europeias como o Barcelona e o Real Madrid. Seu sucesso também lhe conferiu um lugar na seleção espanhola, onde já foi convocado muitas vezes, tendo sempre uma boa atuação. O dia 26 de junho do ano de 2019, foi um dia de surpresas no mundo do futebol, pois o jogador informou que a temporada que se iniciava seria a sua última temporada pelo clube inglês, que foi sua casa ao longo de 10 anos, mas não falou sobre algum possível próximo clube a atuar.
A temporada 2019 – 2020 demorou mais para acabar por conta da pandemia do novo corona vírus, sendo assim as negociações também foram adiadas, mas ao que tudo indica o próximo time de David Silva será o italiano Lazlo, mas esse anuncio oficial só virá após o encerramento das atividades do jogador pelo atual time. A especulação é de que em sua nova equipe o seu salário será algo em torno de 3 e 4 milhões por toda a temporada (valor em euros).