Quem É O Atual Dono Da Rede Record?

Quem É O Atual Dono Da Rede Record De Televisão?

O dono da rede Record é o bispo Edir Macedo Bezerra, mais conhecido apenas como bispo Edir Macedo. Ele nasceu na cidade de Rio das Flores, um município que está localizado no território do estado do Rio de Janeiro. A sua data de nascimento é dia 18 de fevereiro do ano de 1945. Estão classificadas como sendo as suas profissões bispo de igrejas evangélicas, empresário, escritor, teólogo e tele evangelista.

Edir Macedo é um homem hoje de muitas posses, mas a sua vida sempre foi marcada por muita polemica, devido a sua igreja e o modo como lidava com a fé das pessoas, como muitos dizem com muita má fé, há relatos inclusive de venda de cotas para a entrada no céu, mas vamos entrar em mais detalhes sobre isso abaixo. O ponto é que Edir Macedo já foi considerado pela renomada revista Forbes como o pastor mais rico do Brasil, tendo uma fortuna que é estimada em um valor de nada mais, nada menos do que 2 bilhões de reais.

Edir Macedo Bezerra

Edir Macedo Bezerra

Vida Pessoal E Início Da Carreira

Edir Macedo é filho de Henrique Francisco Bezerra e sua mãe se chamava Eugenia de Macedo Bezerra, os seus pais tiveram ao todo seis filhos. Sua família era simples e sem muitas posses, sendo que se mudaram de cidade três vezes buscando melhores condições de vida, a primeira vez foi para a cidade serrana de Petrópolis, onde seu pai trabalhou em um bar, o que foi motivo de Edir Macedo largar os estudos na época para ajudar o seu pai. Em seguida, ele e sua família passaram uma temporada vivendo na cidade mineira de Simão Pereira, por último a terceira mudança de cidade em seus anos ainda jovem foi para a capital do Rio de Janeiro.

A sua descendência é de judeus espanhóis, ele tem também em sua família uma descendência italiana, apesar disso, a sua família não praticava o judaísmo, mais sim o catolicismo, religião que ele acompanhou até os seus 19 anos de vida, quando decidiu mudar para o culto evangélico protestante. Edir Macedo começou a trabalhar desde muito cedo ajudando seu pai no bar, mas oficialmente desde os 16 anos ele já tinha um emprego, tendo com 18 anos começado a trabalhar na loteria do Rio de Janeiro, onde permaneceu prestando serviços por mais de 10 anos e chegou ao cargo de chefe tesoureiro, ou seja, chefe que cuida da área financeira do negócio.

No campo dos estudos, ele conseguiu terminar o ensino básico e se aventurou no mundo da graduação de matemática, primeiramente frequentando uma faculdade chamada Universidade Santa Úrsula e tendo depois transferido a graduação para a Universidade Federal Fluminense, apesar de ter conseguido entrar nessa excelente universidade federal, acabou deixando os estudos e tentou a sorte em outro curso, agora na área de estatística que é um ramo do curso de matemática, dessa vez a instituição escolhida foi a Escola Nacional de Ciências Estatísticas, no entanto, novamente teve que trancar os estudos.

Por um período ele teve até dois empregos, onde trabalhava ao mesmo tempo como funcionário público na loteria do Rio de Janeiro e também na área de pesquisa de um censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e estatística). O seu trabalho no setor público durou até os seus 34 anos, quando ele pediu a sua exoneração do cargo para poder se dedicar no trabalho com a igreja evangélica, religião a qual já seguia a mais de uma década. Posteriormente Edir Macedo por fim se graduou no curso de teologia, tendo feito um mestrado em Ciências teológicas pela Federação Evangélica espanhola. Na vida pessoal Edir Macedo casou-se com Ester Rangel Bezerra, com quem teve 3 filhos, Cristiane, Viviane e Moysés.

Início Da Vida Evangélica Como Pastor

Edir Macedo Bezerra Pregando

Edir Macedo Bezerra Pregando

Ele mudou de religião influenciado pela sua irmã que parece ter se curado da asma, sob a influência de um pastor que a ajudou. Edir Macedo começou as suas pregações em uma praça do Rio de Janeiro, sua primeira empreitada no mundo espiritual de forma mais concreta aconteceu no ano de 1975, quando junto com alguns sócios em especial seu cunhado RR Soares, criou a Cruzada do caminho eterno, projeto no qual ele fazia pregações em vários lugares ao redor da capital carioca.

No ano de 1977 finalmente ele fundou a igreja evangélica que depois se chamaria Igreja Universal do Reino de Deus, mas que na época tinha o nome de Casa da Benção. A sua igreja deu tão certo que logo ele foi abrindo mais e mais unidades pela cidade, cada vez com uma capacidade maior de pessoas, até que finalmente passou a expandir para outras cidades. Nessa época já era claro o seu poder de persuasão e a sua determinação em transformar da sua igreja um verdadeiro negócio, tal como os empresários gerenciam as suas empresas, afinal a igreja universal tinha dinheiro para isso, pois eles trabalhavam com o sistema de cobrança obrigatória dos fiéis, ou seja, os fies tinham que dar dinheiro para a igreja ou então o que tivessem de valor, seja televisão, geladeira, o que tivessem, pois lhe diziam que essa era uma das formas de agradar a Deus e entrar nos céus.

Esse sistema de igreja como um empreendimento fez com que Edir Macedo se tornasse milionário após alguns anos de igreja, ele expandiu o seu negócio também para muitos outros países. A sua religião cresceu e atingiu muitos adeptos no Brasil e fora do país, com isso cada vez mais dinheiro também entrava em sua conta, além disso, ele escreveu livros e ganhava dinheiro com as suas vendas. Edir Macedo teve a sua vida muito envolvida com polemicas, desde de milhares de relatos de pessoas sendo extorquidas pela igreja, onde os pobres ficavam mais pobres enquanto ele tem diversas mansões espalhadas pelo Brasil, desde envolvimento com formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, entre outros crimes

Uma vez Edir Macedo chegou a ser preso na porta de sua igreja por charlatanismo, curandeirismo, entre outros, ele para se defender acusou a igreja católica. Outra polêmica que envolveu o seu nome foi ter atacado as religiões de origens africanas, como o candomblé, etc., falando sobre feitiçaria e bruxaria, ele inclusive escreveu um livro dedicado a ofender outras religiões, o ponto é que ele fala sobre práticas duvidosas praticadas por essas religiões, mas a sua própria igreja é envolvida em intermináveis polemicas, por um fanatismo cego e por empobrecer e deixar os seus membros a beira da miséria.

O seu público, no entanto, o considera como um profeta, mas o fato é que grande parte de seus seguidores são pessoas com baixo nível escolar e que não tem muito acesso a informação, historicamente quando olhamos as histórias das nações vemos que pessoas com esse perfil são mais facilmente manipuláveis. As denúncias de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha não tiveram andamento. Sobre o crime de importações fraudulentas ele alegou que não tinha contato com a parte financeira da Rede Record, mesmo sendo o dono da emissora e assim foi livre das acusações. As acusações de charlatanismo e estelionato foram arquivadas e rejeitadas por parte da justiça.

Meios De Comunicação

Edir Macedo decidiu se envolver no mundo da comunicação, pois ele acreditava que era uma maneira de difundir a palavra da sua igreja, no início ele comprava horários de rádios e de televisões, até que tinha uma fortuna grande suficiente e resolveu se aventurar em seu próprio negócio, quando soube da venda da Rede Record ele decidiu que era seu momento, tendo então comprado a emissora, mas a sua concessão foi ganha sob muitas suspeitas de propinas. O ponto é que a emissora que estava quase em falência hoje tem um rendimento bilionário e apesar de não ser a líder de audiência da televisão aberta, tem um público mais fiel que acompanha sua programação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *